UFRGS participa da cerimônia de início das obras do aeromóvel

Na manhã do dia 15, o assessor da Reitoria Ricardo Ayup representou o reitor da UFRGS Carlos Alexandre Netto na cerimônia de início das obras da via elevada do Aeromovel de Porto Alegre, que vai ligar a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Com o aeromóvel, tecnologia pioneira no país, o trajeto da estação ao aeroporto será feito em menos de 2 minutos, facilitando o acesso dos usuários ao Salgado Filho, incentivando a redução do uso de veículos automotores.

A solenidade ocorreu no canteiro principal da rotatória de acesso ao aeroporto com a presença do ministro das Cidades, Mário Negromonte.

A UFRGS participou do projeto desenvolvendo pesquisas que foram necessárias à obtenção do certificado e atestado de capacidade da tecnologia junto a órgão internacional. As pesquisas foram realizadas em parceria com a PUC-RS através de convênios com a FINEP e a empresa Aeromóvel Brasil.

De acordo com o diretor empresa Oscar Coester, a via elevada será a primeira obra concluída para a Copa de 2014 e que deverá funcionar já em 2012.

Para o assessor Ricardo Ayup, “A UFRGS se empenhou com eficiência para a conclusão das pesquisas por entender que esse sistema de transporte é fundamental para melhorar a mobilidade da população. Devolver conhecimento à sociedade e colaborar para melhorar a vida das pessoas é o papel da Universidade”.

Também estiveram presentes à solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o presidente da Trensurb, Humberto Kasper; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; e o presidente da Assembleia, Adão Villaverde.

Fonte: UFRGS



Categorias:Aeromóvel, aeroportos brasileiros

Tags:, , , , ,

4 respostas

  1. Quem tinha que participar era a PUC e não a UFRGS! Afinal, quanto tempo faz que prometeram o aeromóvel na PUC?

    Curtir

    • Pelo que entendi existiu uma parceria entre as duas universidades. A PUC participou das pesquisas.
      Mas acredito que talvez por questões que vão além do nosso conhecimento não se pode fazer presente no evento.

      Espero que possamos ver mais e mais projetos de utilização do aeromóvel pela nossa cidade.

      Com certeza na PUC interligando o campus seria muito interessante.

      Curtir

  2. e o tal do aeromovel da puc??

    sai ou nao sai?!?!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: