Prefeito garante ciclovia da Ipiranga

Depois dos questionamentos de Beto Albuquerque, Fortunati assegurou que há segurança

Obras já ocorrem na avenida Ipiranga; extensão será de 9,4 quilômetros Crédito: pedro revillion

A ciclovia da avenida Ipiranga será construída, garante o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que ontem lamentou a manifestação do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, sobre a suposta insegurança do projeto. A ciclovia percorrerá a extensão entre as avenidas Beira-Rio e Antônio de Carvalho, com 9,4 quilômetros de espaço para quem prefere pedalar que dirigir ou usar transporte coletivo. A polêmica surgiu porque parte do percurso ocorrerá sobre tubulações de gás natural e sob cabos de alta tensão elétrica.

Fortunati avalia que o projeto é importante para a mobilidade urbana na Capital, contribuirá para a qualidade de vida e, a longo prazo, impactará na condição do ambiente. Segundo ele, o projeto é seguro e há garantias técnicas de engenheiros da prefeitura sobre essa posição. Conforme Fortunati, a avaliação do secretário foi precipitada.

O prefeito lembrou ainda que a CEEE já havia sido consultada em 2007 e manifestou-se favorável ao projeto, previsto e votado em 2010 no Plano Diretor da Capital. O presidente da CEEE, Sérgio Souza Dias, confirmou ontem que, na ocasião, houve parecer favorável, mas que também foi feita ressalva sobre a necessidade de estudos mais detalhados. “A CEEE não é contra a ciclovia. Só defendemos que deve haver segurança”, disse. A Companhia de Gás do RS (Sulgás) informou que a tubulação de aço da Ipiranga está enterrada a 1 metro de profundidade, protegida por placas de concreto e com sistema de aterramento para isolar contatos elétricos. Garantiu que a integridade da rede é mantida por um plano rigoroso de inspeções e manutenções preventivas e disse já ter emitido à prefeitura documento orientando acerca dos cuidados necessários.

Correio do Povo



Categorias:ciclovias

Tags:,

2 respostas

  1. Enquanto os pobres vão gastar os joelhos pedalando, O PARTIDO DO PREFEITO usa a VAN do NEREU para fazer turismo !

    Curtir

  2. Resumindo, até a CEEE acha que precisa de um estudo mais detalhado.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: