Túnel da Conceição: nível superior será entregue sábado

Nível inferior foi liberado em novembro. Obra completa será entregue em janeiro Foto: Guilherme Santos/PMPA

Já em fase de conclusão, a obra de reforma do Túnel da Conceição, no nível superior, será entregue neste sábado, 17. A partir das 9h30, o prefeito José Fortunati, o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, vistoriam a obra e liberam o trânsito das duas pistas que seguiam interrompidas, no sentido Centro-bairro. Conforme anunciado em novembro pelo prefeito, na ocasião da liberação do nível inferior da passagem, a obra completa será entregue em janeiro, com a conclusão da reconstrução da escadaria ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Segundo o titular da Smov, a entrega da reforma ocorre com quatro meses de antecedência ao cronograma estabelecido inicialmente pelo bom andamento registrado desde o início das intervenções. “Ganhamos bastante tempo na segunda etapa da obra, pois, na primeira etapa, além de trabalharmos nas patologias mais complexas, foram realizados estudos para desenvolver as metodologias de drenagem a serem aplicadas para sanar o problema dos vazamentos e ainda houve a instalação do canteiro de obras”, explica Trogildo.

No decorrer da obra, foram corrigidas as armaduras expostas e corroídas, além das fissuras e trincas nas paredes e no teto. O asfalto das pistas do sentido Centro-bairro foi removido para que fosse aplicado concreto, que, além de aumentar a resistência da estrutura, servirá como pavimento. Nas paredes, foram introduzidos drenos para captar as águas oriundas das infiltrações, e canaletas foram construídas ao longo do passeio para direcionar as águas da rede pluvial. Como medidas de acabamento, o túnel ganhou nova pintura e novas grades de ferro nas chaminés. Além disso, na pista inferior, sentido bairro-Centro, foi colocada nova camada de pavimento asfáltico.

Trânsito

Os desvios de trânsito, iniciados a partir da obra, como as inversões de sentido da Garibaldi e Santo Antônio, foram aprovados e irão permanecer. A alça de acesso para a Alberto Bins, saída do túnel, sentido bairro-Centro, será liberada para os veículos em janeiro, também em razão das seis linhas de lotação que utilizam aquele itinerário, atualmente com viagens bem mais extensas, com necessidade de seguir pela Conceição, Mauá e Cel. Vicente, até seus terminais no Centro.

As obras de recuperação da estrutura e do sistema de drenagem do Túnel da Conceição começaram no dia 9 de outubro de 2010, com previsão de duração de 18 meses. A primeira etapa foi concluída no dia 2 de julho de 2011, dentro do prazo estimado de nove meses. O prazo para o término da reforma completa, que era início de abril de 2012, foi redimensionado para janeiro.

Túnel da Conceição

Concluído em 1972, o túnel foi concebido para ligar a elevada da Conceição e a avenida Osvaldo Aranha, como parte da primeira perimetral. Após 38 anos, a estrutura apresentava problemas, como presença de água nas paredes e lajes, pontos de armadura expostos e corroídos, trincas no forro, paredes e muros, rompimento de concreto e pavimento desgastado. A recuperação total do túnel teve um investimento de R$ 3,3 milhões. A reforma garante, no mínimo, mais 30 anos de vida útil à estrutura.

Prefeitura



Categorias:Túnel da Conceição

Tags:

1 resposta

  1. Ótimo que vão liberar a alça para a Alberto Bins, não creio que tal concessão vá atrapalhar de forma significativa o trânsito na região.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: