Carris testa ônibus de 27 metros, bi-articulado

A partir desta terça-feira, 27, a Companhia Carris Porto-alegrense faz testes com um ônibus biarticulado. A capacidade do veículo é para 53 passageiros sentados e 110 em pé, com 27 metros de comprimento e duas articulações sanfonadas.

“Estaremos realizando testes para atender a crescente demanda dos usuários. E, se efetivamente, houver possibilidade de rodar nas nossas linhas sem problemas para o trânsito ou para sua operação, a Carris trabalhará para adquirir ônibus biarticulados para nossa frota”, afirmou o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann.

O veículo é um modelo Volvo com piso rebaixado, acessibilidade e motor lateral. Este tipo de ônibus opera em outras grandes capitais do Brasil, como Curitiba e São Paulo.

O ônibus biarticulado corresponde a todos os requisitos técnicos estabelecidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que vistoriou os veículos. “Agora vamos monitorar o ônibus e verificar como ele se comporta no trânsito. Se a resposta for positiva, utilizaremos esse tipo de veículo nas linhas onde há mais demanda de usuários, com o objetivo de qualificar o atendimento”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Biarticulado: 53 passageiros sentados, 110 em pé, com 27m de comprimento  Fotos: Marilia Canceli

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Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

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59 respostas

  1. Cuidado Celso! Não fala em metrô, e nem em bonde!

    Este último então parece palavrão pros governantes brasileiros, principalmente pros paus mandados de Porto Alegre que os mataram em 1970, alegaram que trancavam o trânsito!

    O desing é legal, lembram os papa-filas! Já imaginaram a mão de obra pro motorista?

    Acessem este link abaixo, uma imagem vale mais que mil palavras.

    Isto é que é transporte de primeiro mundo, não este dinossaruro poluidor!

    Transporte na Holanda

  2. Vi um ônibus desse ser usado na linha D43 hoje (com pessoas dentro).

  3. Falando nisso, esses dias peguei um bus na 3 perimetral, eu achava o corredor tão inutil, e ainda é, é claro, mas poderia voltar a ser utiil

    O por que desse pensamento?

    Quase não passa onibus la… porem, as paradas lotam, os onibus lotam, da pra por tranquilamente varios outros onibus por la… Mas né, eles preferem amontuar gente na lata de sardinha e lucrar mais.. fiosdapuuu…

    Ta na hora de meter uma concorrencia no transporte publico de Poa.

  4. Já não faz sentido ônibus tão grande com tanta capacidade, principalmente com o forma de pagamento de passagem, onde a roleta é um funil. A não ser na forma de BRT, que se paga antes de entrar.

    Outro problema é ficar acelerando e fernando uma massa de 150 pessoas usando combustíveis fósseis gerando poluição, o que não aconteceria se fosse um bonde ou metrô com essa capacidade.

  5. É do mesmo modelo dos bi-articulados curitibanos (que, porém, comportam ainda MENOS pessoas sentadas, e mais em pé, com a capacidade passando de 200 pessoas).

    E ônibus desse porte não tem ar condicionado.

  6. Esses ônibus com poucos assentos são ideais para linhas em que há grande renovação de passageiros, ou seja, naqueles em que o entra-e-sai é grande, como as linhas transversais (linhas T) da Carris.
    Ônibus com assentos são destinados para longos trajetos, por exemplo, Restinga-Centro, no qual os passageiros entram no início da linha e só descem no final.

  7. Tem em Floripa, Linha Centro – Rio Tavares.

    O tipo, parece muito com os VRTS, abram que falaram num comentário, a diferença, não são sob trilhos e não são movidos à eletrecidade, poluem o ar, pois são movidos à óleo diesel, igual aos ônibus comuns.

    A frente é arredondada, tem ar-condicionado e até TV a bordo, aqui é verde, e pra esta linha resolveu, vai pela Via Expressa Sul, é direto sem parar, de terminal à terminal, bem rápido e confortável, mas tem mais lugares pra sentados do que os citados aí, talvez por causa do turismo.

    Depois dos passageiros desembarcarem no terminal perto do Campeche, pegam as linhas que levam à todas às praias do Sul da Ilha de Santa Catarina sem pagarem mais nada, pra quem tem cartão custa R$ 2,70 e quem não tem gasta-se R$ 2,90.

    Mas tem um detalhe, o trânsito daqui é uma coisa e daí é outra, fora de temporada é uma beleza, mas só imagino funcionando nas perimetrais daí, nas ruas estreitas, nem pensar!

    Se vai aprovar aí, só o tempo responderá!

    Abram no site: http://www.insulartc.com.br/index_pc.html

    • Mas o modelo da Insular é só articulado, não é biarticulado.

      • Sim, enganei-me de site, estás certo.

        Mas é este da foto acima mesmo, e pelo que soube de uma pessoa que tem acesso aos bastidores, a prefeitura de Curitiba está louca para livrar-se deles, são difíeis e dão muita manutenção!

        Parece que a prefeitura daqui comprou um destes, mas tem um detalhe que
        só dá pra rir mesmo, como o brasileiro é amador, não conseguiram faze-lo entrar no terminal, rsrsrsr, não calcularam antes, não tem como manobrar de tão comprido que é! Coisas daqui mesmo! Desculpem-me mas não deu pra agüentar de tanto que nós rirmos aqui, não saiu em manchete ou notícia alguma de tão redícula, a situação ficou só nos bastidores, estes caras são uma figuras!!rsrsrsrs

  8. Fofoca: o diretor da carris disse que o teste provou que não é vantagem e ele vai ser desativado.

  9. Eu acho que vai ser pra circular em grande parte pela III Perimetral, ou seja, o T11. E isso confirmou a minha tese:

    http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=150672&CARRIS+TESTA+ONIBUS+BIARTICULADO

  10. Esse veículo é da empresa Itajaí Transportes de Campinas SP. Ficará na Carris por 15 dias. Ele tem poucos lugares devido as portas do lado esquerdo e devido ser piso baixo. Se ele fosse piso alto como os de Curitiba teria uns 70 lugares. Se for aprovado será utilizado no Sistema BRT de Porto Alegre em 2014.

    • A altura do piso não é problema para o número de passageiros, já a posição do motor montado lateralmente acaba atrapalhando. Em outros modelos desse tipo fabricados pela Volvo no exterior o motor é traseiro mesmo, liberando espaço que acaba sendo ocupado pela “churrasqueira” onde o motor desse modelo (B290SALF) é montado.

      A propósito: com certeza vai andar com bem mais do que 110 passageiros em pé, considerando que um biarticulado é muitas vezes apresentado como tendo capacidade superior a 200 passageiros…

  11. Alguém sabe qual será o veículo que vai ser usado no BRT? A única coisa que eu sei até agora é que vai ser de piso baixo. Até teve um que lançaram na mídia, será que vai ser aquele?

  12. Ônibus, ònibus e mais ônibus! Poluem o ar, congestionam o trânsito e são barulhentos!

    Não é incomum andarem em velocidades incompatíveis chegando a causar quedas de passageiros que estão de pé, e causarem acidentes!

    Estão na contra-mão do desenvolvimento racional!

    Agora inventaram dinossauros pra complicar mais ainda o trânsito caótico das cidades.

    Onde está o transporte seguro e econômico, metrôs, bondes, VRT, balsas via aquática?

    O mundo moderno tem, neste país gastamos combustível fóssil, o mais caro do mundo!

    País anda que nem caranguejo há décadas, sucateou trens e bondes, balsas etc., que diariamente transportam milhões de pessoas em todo mundo.

    Somos o país mais adiantado, inventamos o aeromóvel e não implementamos no sistema de transporte público. Por quê? O lobby dos donos de empresa de ônibus não permitiu!

    Os japoneses compraram a idéia e lá eles existem normalmente, bah!, que país vivemos!

    O sistema corrompido na raiz, o povo reclama e os políticos, não esão nem aí pro povo!

    O povo merece a espécie de governo que tem, e sou apolítico, não voto em nenhum deles,
    são todos farinha do mesmo saco, a BR 101, Floripa – Torres, abandonada, mas cobram o pedágio por uma obra inacabada, roubo oficializado pelos governantes!

    Palavras pra qualificar? Indignação, nôjo etc.!

  13. realmente, meio estranho esse calculo.

    Pode ser que seja pelas portas, mas ainda assim, acho que é muito pouca gente sentada para uma bagaça desse tamanho…

    Mas acho dificil de aprovarem isso, só se for em corredores de onibus, o motorista que for usar isso em linhas normais, o cara é nego véio, por que manobrar isso.. vish…

  14. 53 pessoas sentadas é muito pouco pelo tamanho dessa bagaça.. Um ônibus de viajem com metade desse tamanho leva 48 e com muito mais conforto!!

    Não sou contra, mas por onde esse ônibus vai andar? Pouquíssimas ruas/av. de Porto Alegre tem espaço pra isso.

    • Foi exatamente o que eu pensei, todo esse trambolhão gigante para levar só mais 5 pessoas?? O que dá a entender que ele foi projetado para aumentar a capacidade de pessoas viajando em pé.

      Agora imagina 110 pessoas de em pé esmagadas dentro de uma lata de sardinha gigante no verão de porto alegre!

  15. Eu não entendo que conta é essa 53 sentados e 110 em pé, como é que pode caber mais gente em pé que sentado? Se pegar o corredor entre dois bancos que cabem 4 pessoas sentadas, cabe no máximo e já apertadas 4 em pé, isso é um absurdo! Tinha que ser proibido passageiros em pé durante o deslocamento, principalmente por causa da segurança e depois pelo conforto mínimo das pessoas, que não são saco de batatas!!!!

    • Olha, em Caxias do Sul, na Feira da Uva, eu visitei um onibus desse tipo, da Marcopolo. Realmente parece ter sido projetado para o pessoal ficar de pé: ao invés de fileiras de bancos duplos(como os nossos onibus habituais) ele possui fila de bancos unicos, dando mais espaço para o pessoal circular e ficar de pé. :/

    • Simples, tem partes do onibus qe nao tem banco(portas, primeira fileira com 1 so banco onde cabe umas 2 ou 3 pessoas, perto da roleta, nas articulaçoes, e deve ter mais lugar qe nao lembro agora)

    • Bem se vê Olavo Ludwig que você não anda de ônibus. Nas articulações cabe muita gente, o povo adora ir nas articulações e no lugar reservado para cadeiras de rodas e também nas portas mesmo que vá descer no fim da linha, o corredor fica vazio eu sei porque ando de ônibus. Gostaria que todos viajassem de sentados, mas é impossivel. Eu odeio ir de pé e sempre espero o próximo ônibus porque sei que vem vazio mesmo no horário de pico, a linha que uso é horrivel Jardim Ipê, nunca estão no horário.

      • Juliana, eu já andei muito de ônibus, muito de lotação, muito de carro e agora ando muito de bicicleta. Bem, o lugar reservado para cadeiras de rodas deveria ser reservado e não contar com capacidade de passageiros em pé. E me responda, porque é impossível que todos andem sentados? Basta aumentar o número de ônibus, oferecer outras formas de transporte coletivo, criar na cidade uma estrutura cicloviária e principalmente controlar a ganância das empresas de ônibus, além de a prefeitura realmente dar prioridade para este tipo de transporte,

        Tarifa zero é o meio mais prático e efetivo de assegurar o direito de ir e vir de toda população nas cidades.
        http://tarifazero.org/tarifazero/

        E Bélgica sempre dando bons exemplos:
        http://tarifazero.org/2009/08/13/transporte-publico-gratuito-em-hasselt-belgica/
        http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2012/01/27/franca-e-belgica-pagam-para-trabalhadores-usarem-bicicleta/

        • Pra começar Olavo,se pôr mais ônibus o transito pára,e sobre tarifa zero,tu é alienado meu querido,pois se por esse preço o transporte já não é tão bom imagina com tarifa zero?

          • Puxa vida…eu mereço, ainda preciso ler que sou alienado, parece piada, Marcio procura te instruir um pouco mais antes de entrar numa discussão e defende teu ponto de vista com argumentos sólidos e embasados.

        • Olavo Ludwig, todo mundo sabe que o lugar das cadeiras de rodas não é para ser contado, mas o povo para alí, o que se vai fazer? Então acontece isto. Para que todos viajem sentados e ninguém de pé tem lotação, que é mais caro quem pode pega quem não pode vai em pé no ônibus. Tarifa zero é utopia.

        • olavo, meu pai é motorista e propietario de trasporte coletivo, me criei nessa demanda. se a tarifa fosse zero, nao teria como arcar com despesas como combustivel, manutanção e funcionarios que trabalham nesse ramo. realmante o lugar das cadeiras de rodas nao devem ser contadas mas realmente sao contadas. na verdade ali cabem de 5 a 8 pesssoas tendo alguns onibus cm acento portatil para 1 ou 2 passageiros. se colocarmos mais frotas na cidade vai ter uma super lotação de carros circulantes tendo que acabar com a circulação de carros, motos e principalmente bicicletas por que. com a super lotção teriam que tirar ciclovias para corredores unicos de BRT`S

        • Agora a Prefeitura de Porto Alegre, optou pelo metrô que vai sair uma fortuna, vários milhões, mas tem outras opções mais rápidas de implantar e muito menos onerosas. Exemplo; Aéro-Trem, Monotrilho, VLT (veículo leve sobre trilhos) todos de superfície e até elevados, sem precisar fazer túneis. As cidades que implantaram metrô fizeram isso há quase 100 anos, época em que tais obras não prejudicavam o trânsito e bem menos onerosas.

    • ANDO DE ONIBUS TODO DIA APESAR DE SEREM LOTADOS REALMENTE CABEM MAIS PESSOAS DE PÉ DO QUE SENTADAS, SE CADA ONIBUS DE PORTO ALEGRE NAO PEGASSE MAIS PASSAGEIROS QUANDO LOTAR SUA CAPACIDADE DE PASSAGEIRO SENTADO AS PARADAS DE PORTO ALEGRE SERIAM UM CAOS DE TAO CHEIAS.

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