Porto Alegre debate gestão de resíduos

Diante da política nacional, cidade busca se adequar às novas normas

Aterros sanitários deverão substituir lixões a céu aberto a partir de 2014 Crédito: marcos thiago / divulgação / cp memória

Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada em 2010, a União, as cidades e os Estados devem gerenciar o lixo que produzem, priorizando o conceito de separar e reciclar em busca da sustentabilidade social e econômica. Não existirão mais lixões, por exemplo – e Porto Alegre deve se adequar às normas. Para tanto, a cidade promove hoje o evento “Cidade Bem Tratada – Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos”, das 9h às 18h, no auditório da GBOEX (Sete de Setembro, 604).

Durante o dia, especialistas e gestores apresentarão estudos e realidades para enfrentar a questão. A partir de 2014, saem de cena os lixões a céu aberto e entram os aterros sanitários, que devem receber apenas resíduos sólidos. Os rejeitos não são orgânicos (materiais que podem ser usados em compostagens) nem recicláveis (que devem ser separados pela população e coletados separadamente). Outro ponto crucial é a Lei da Política Reversa. O fabricante tem a obrigação de organizar a coleta dos dejetos de seus produtos, como garrafas PET ou pneus.

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o país perde cerca de R$ 8 bilhões em função do gerenciamento incorreto de resíduos. Além de reduzir os impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos, a PNRS estabelece, ainda, a inclusão social de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Na programação do seminário desta quinta-feira estão dois painéis durante a manhã e três à tarde. “Consórcios Públicos: Possibilidades de Implantação de Soluções Compartilhadas entre os Municípios”, por exemplo, será às 11h15min; “Instrumentos do PNRS – Logística Reversa”, às 14h, e “Incentivos, Tributação e Financiamentos”, às 15h30min.

Correio do Povo



Categorias:Meio Ambiente, Tratamento de Lixo

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: