Ciclofaixa da Icaraí deixa motoristas confusos

Como o espaço ainda não foi inaugurado, ciclistas dividem a área com os carros JOÃO MATTOS/JC

Aciclofaixa da avenida Icaraí já está quase pronta, faltando apenas 20% da pintura e a instalações dos tachões de separação do espaço destinado às bicicletas e à área de trânsito de veículos. Como ela ainda não foi inaugurada, mas a pintura foi praticamente toda feita, os motoristas acabam se confundindo com o local para estacionar. Além disso, o espaço pintado posterior à ciclofaixa, que será destinado para estacionamento, é considerado por quem transita ali muito rente à via de trânsito. O local também não conta com sinalização própria que indique para que se destinam os espaços pintados.

De acordo com Ricardo Mendes, proprietário de uma banca de jornal na avenida, a falta de placas de indicação faz com que os motoristas estacionem tanto na ciclofaixa quanto no espaço do futuro estacionamento. “Alguns ciclistas passam aqui, mas não tem lugar para eles, pois os carros estão parados. Nesta semana, um veículo que estacionou fora da ciclofaixa, na pintura destinada para os automóveis, teve o espelho arrancado por outro carro que passou pela via. Ficou muito apertado”, relatou.

Assim, os motoristas optam por estacionar em cima da faixa destinada aos ciclistas porque têm medo de que algum ônibus passe pela via e bata na lateral do veículo. O grande fluxo da avenida também preocupa.

O motorista Waldir Godoy diz que a ideia de implantar a ciclofaixa é boa, mas quem utiliza o local para estacionar precisa de informação. “Acho importante respeitar quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, mas eu estou bem inseguro em estacionar aqui”, afirmou.

A dúvida dos condutores deve acabar quando forem instalados os tachões de separação da ciclofaixa, que impedirão a colocação dos carros no local indevido. Outro problema relatado é que o espaço destinado aos ciclistas é muito pequeno, o que não permitiria a passagem de duas bicicletas ao mesmo tempo em sentidos opostos. Entretanto, de acordo com o projeto da prefeitura, o ciclista deve trafegar apenas na mão correta, usando no sentido Centro-bairro a pista contrária ou a ciclovia da Diário de Notícias.

Segundo Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para a implantação dos tachões só falta o fim da pintura e a adequação do asfalto de um trecho de 80 metros da Icaraí. “A ciclofaixa ainda não foi inaugurada, por isso a pintura ainda não é válida. Com a instalação da sinalização, que acontecerá em breve, os motoristas vão poder se orientar melhor”, explica. De acordo com o que foi divulgado pela prefeitura, o prazo para o término dos trabalhos na Icaraí é metade de maio.

A área destinada para as bicicletas tem 1,7km de extensão, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar. Sua largura é de 1,5 metro. Sobre o tamanho dos espaços destinados tanto para os ciclistas quanto para os carros, Cappellari afirma que eles realmente são limitados, mas que os condutores precisarão se reeducar e aprender a conviver com os ciclistas. “O trânsito será compartilhado, pois é uma ciclofaixa e não uma ciclovia. É o mesmo método utilizado em qualquer lugar do mundo”, afirma.

Jessica Gustafson – Jornal do Comércio



Categorias:Bicicleta, ciclovias

Tags:, , ,

20 respostas

  1. Passei ontem pelo local onde acredito ser o inicio da ciclofaixa…
    Achei meio estranha, mas só no inicio mesmo, parecia meio mal feito, mas o resto parecia ser de tranquilo…

    Curtir

  2. Não dá pra culpar a população da área por se enganar, pois nem todo mundo sabe o que é uma ciclovia, e essa, boa obra eleitoreira que é, não tem sinalização nenhuma. Não é só pintar uma faixa vermelha no chão e chamar quem não a entende e respeita de ignorante. Toda via pública deve ser corretamente sinalizada e as ciclovias/ciclofaixas não são exceção.

    Curtir

  3. Os taxões já foram colocados, em pelo menos 50%, vi hoje demanhã, mesmo assim também acho o espaço que irá “sobrar” apertado…quem passa por ali na hora do rush sabe bem..enfim, esperar para ver!

    Curtir

  4. Bom, se não foi inaugurada ainda, não culpo ninguem.
    Mas a prefeitura precisa por uma sinalização, nem que sirva para não ter desculpas de quem estacionar o carro ali, não ficar aquele papo de que não tem nenhuma placa avisando.

    Os tachões são importantes tambem…

    Curtir

  5. Faixa vermelha para estacionamento exclusivo de carros vermelhos.

    Curtir

  6. “confusos”, hahahaha

    Isso era pra ser um sinônimo pra “caras de pau” ou pra “daltônicos”?

    Curtir

  7. “Acho importante respeitar quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, mas eu estou bem inseguro em estacionar aqui”

    Espero que este tipo de “medo” façam as pessoas reavaliar a utilização solitária e individualista da utilização do carro, que na sua maioria transportar somente UMA pessoa.

    Curtir

  8. Os motoristas de Porto Alegre são uma coisa muito engraçada, quando não é para parar no vermelho eles param, mas ja cansei de ver as pessoas parando antes daquelas marcações azuis das sinaleiras, que servem para ver o fluxo de carros, parece que elas tem medo, ou sei la, chega a ser engraçado.

    Curtir

    • como diria morrisey: “cada eletrodoméstico na minha cidade é como uma nova ciência na minha cidade”.
      Foi como me senti com a cobertura jornalistica dada as lixeiras na ocasião da implantação delas.

      Curtir

    • Eu fico mais impressionado quando um motorista porto-alegrense estaciona num lugar que é proibido, só porque um flanelinha “autorizou”. Esses diaso pessoal estava colocando os carros sobre o parque da Redenção, tudo sob a supervisão desses guardadores, um absurdo.

      Curtir

      • isso ai ja é atestado de qualquer coisa ignorante..
        sahusahuas

        O que ja vi de neguin tendo o carro guinchado e reclamando que o flanelinha disse que podia… Flanelinha tem mais é que apanhar, fica roubando o cara, metem prensa nas pessoas e ainda tem uns ignorantes que acreditam neles.

        Curtir

  9. A pintura já está se desfazendo pelo uso dos veículos, era muito difícil colocar os taxões a medida que fosse implantada a ciclovia?
    Acho que não, mas precisa um mínimo de planejamento.

    Curtir

    • Exatamente, Rogério. Foi a primeira coisa que notei na foto.
      A pintura já está se desfazendo com as marcas de pneus dos carros.
      Mais um trabalho porco da prefeitura.

      Curtir

  10. Tem sinalização?

    Curtir

    • sinalizacao horizontal vermelha deveria servir, mas tem que ter uma placa pros confusos, devem ser todos daltonicos…

      Curtir

      • Não tinha pensado nos daltônicos, realmente o vermelho não significa nada… Há pessoas que não veem televisão, não conhecem ciclovias em outros países ou outras cidades e nunca viu isso em nenhum lugar. Uma faixa vermelha junto a calçada pode ser qualquer coisa!

        Tem que ter placas indicando onde os carros estacionam, onde eles circulam, por onde passam as bicicletas. Tem que ter sinalização! As pessoas não nascem sabendo! Além do mais, as pessoas as vezes estão preocupadas com alguma outra coisas nas suas vidas… precisa de sinalização para lembrar.

        Curtir

  11. hahha, eh soh nao entra no vermelho, sao burros! nao confusos…

    Curtir

    • Tirou as palavras da minha boca… burrice! Não prestam atenção na cidade.

      Mas não isenta a prefeitura de não divulgar como é de costume, tipo os containers. Ninguém sabia de nada e segue todo mundo usando errado.

      Curtir

      • Concordo em parte, acho que não é só burrice, é tb falta de respeito. Na farrapos tem gente que obstrui a entrada dos onibus que vem do humaitá para o corredor, apesar da sinalização. Outro exemplo: os carros que trafegam fora dos horários de liberação dentro do corredor da sertório. Enfim…

        Agora, quanto os containers e o que falou da prefeitura eu discordo. Recebi na minha correspondência da minha casa, e no escritório folders informando como deve ser usado os containers…

        Está escrito em letras garrafais: DEPOSITE AQUI SEU LIXO ORGÂNICO.

        O pessoal usa errado por é ignorância.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: