Empresa estuda fazer a abertura ao público na terça sem uma solenidade inaugural
As duas novas estações da Trensurb no Vale do Sinos já estão prontas. A empresa estuda a possibilidade de realizar a abertura ao público na próxima terça-feira, sem uma solenidade inaugural. O início das operações estava previsto para segunda-feira, no entanto, o cancelamento da presença da presidente Dilma Rousseff fez com que a cerimônia fosse adiada. Também há uma greve dos ferroviários agendada para acontecer nesta segunda.
De acordo com o gestor de contrato e coordenador-geral das obras de expansão da Trensurb, Lino Fantuzzi, toda a estrutura está pronta e instalada, desde placas e catracas até as escadas rolantes. As estações Rio dos Sinos e Santo Afonso foram construídas em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Na semana passada, houve testes operacionais em dois turnos para que os operadores que trabalharão no novo trecho simulassem os horários previstos para o percurso, evitando futuros atrasos aos usuários.
Os detalhes das novas estações chamam a atenção. Elas abrigam bicicletário coberto e gratuito para os usuários do trem. Além disso, as plataformas possuem paredes laterais com acabamento em policarbonato, material mais resistente e que auxilia na luminosidade do local. Devido a essa estrutura, as coberturas das duas estações irão economizar energia elétrica. As novas paradas têm aberturas laterais e grandes janelas de vidro, que possibilitam a entrada da luz do sol. As lâmpadas só serão acesas quando a luminosidade for baixa. Os usuários do trem que possuam necessidades especiais também serão beneficiados com as tecnologias.
Deficientes físicos contarão com rampas de acesso e elevadores para cadeiras de rodas. Já os deficientes visuais poderão se orientar por meio de sinalização e piso em alto relevo.
Categorias:Trensurb
IAB-RS lança campanha por concurso público para as estações do metrô de Porto Alegre
http://www.iabrs.org.br/noticia.php?id=1559
09/05/2012
Diante da perspectiva real de implantação do Metrô em Porto Alegre, o Departamento RS do IAB vem se manifestar de forma a fortalecer princípios historicamente defendidos por esta entidade.
Primeiramente, reconhece a importância da implantação desta modalidade de transporte em Porto Alegre, como uma forma de integrar o conjunto de soluções exigidas para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população, valorizando o transporte coletivo. Assim a implantação do metrô deverá estar integrada à reestruturação do sistema geral de transporte, considerando todas suas modalidades.
Destaca que a implantação do metrô não é apenas uma questão de mobilidade urbana. Deve ser considerada como geradora de transformações na dinâmica da cidade como um todo e no entorno de cada estação, em particular. Assim, é uma oportunidade ímpar de desencadear projetos urbanos integrados, capazes de dar respostas à diversidade de cada setor urbano nos seus múltiplos aspectos. Além da mobilidade, o metrô envolve questões de infraestrutura, paisagem natural e construída, espaços públicos e distribuição de atividades.
Neste sentido, é papel intransferível do Poder Público coordenar o processo de implantação do metrô e suas respectivas estações, elaborando desde estudos prévios específicos, definição de diretrizes, delimitação de áreas, até consultas à população e à técnicos de diversas áreas do conhecimento.
Diante da magnitude dos impactos decorrentes dessas intervenções, o IAB preconiza o uso do concurso público como instrumento imprescindível e incontestável para a elaboração dos projetos capazes de conduzir às soluções mais adequadas a cada situação.
O concurso público propicia a produção de espaços de qualidade, através de um processo democrático, transparente e dotado de lisura na escolha das propostas mais qualificadas entre várias alternativas. Este procedimento possibilita a publicidade de resultados e o conseqüente acompanhamento pela sociedade ao longo do processo.
Entenda como é a seleção através de um concurso e suas vantagens:
http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1560
O cancelamento da presença da Dilma foi POR CAUSA da greve.
Pela foto parece muito bonita! Podiam reformar as velhas.
Gostei da abertura ao público sem solenidade… Empacar o uso pelas pessoas para ficar esperando políticos subir num palanque é um atraso!
Em contraste com o Fortunati que inaugurou 500m de ciclovia.
500 metros ou 5000 m ou 500 Km??? Erro do Pablo ou erro do Prefeito Fortunati???