Estações do Tresurb já estão prontas no Vale do Sinos

Empresa estuda fazer a abertura ao público na terça sem uma solenidade inaugural

Coberturas das estações foram projetadas para economizar energia Crédito: Stephany Sander / Especial / CP

As duas novas estações da Trensurb no Vale do Sinos já estão prontas. A empresa estuda a possibilidade de realizar a abertura ao público na próxima terça-feira, sem uma solenidade inaugural. O início das operações estava previsto para segunda-feira, no entanto, o cancelamento da presença da presidente Dilma Rousseff fez com que a cerimônia fosse adiada. Também há uma greve dos ferroviários agendada para acontecer nesta segunda.

De acordo com o gestor de contrato e coordenador-geral das obras de expansão da Trensurb, Lino Fantuzzi, toda a estrutura está pronta e instalada, desde placas e catracas até as escadas rolantes. As estações Rio dos Sinos e Santo Afonso foram construídas em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Na semana passada, houve testes operacionais em dois turnos para que os operadores que trabalharão no novo trecho simulassem os horários previstos para o percurso, evitando futuros atrasos aos usuários.

Os detalhes das novas estações chamam a atenção. Elas abrigam bicicletário coberto e gratuito para os usuários do trem. Além disso, as plataformas possuem paredes laterais com acabamento em policarbonato, material mais resistente e que auxilia na luminosidade do local. Devido a essa estrutura, as coberturas das duas estações irão economizar energia elétrica. As novas paradas têm aberturas laterais e grandes janelas de vidro, que possibilitam a entrada da luz do sol. As lâmpadas só serão acesas quando a luminosidade for baixa. Os usuários do trem que possuam necessidades especiais também serão beneficiados com as tecnologias.

Deficientes físicos contarão com rampas de acesso e elevadores para cadeiras de rodas. Já os deficientes visuais poderão se orientar por meio de sinalização e piso em alto relevo.

Correio do Povo



Categorias:Trensurb

Tags:,

6 respostas

  1. IAB-RS lança campanha por concurso público para as estações do metrô de Porto Alegre

    http://www.iabrs.org.br/noticia.php?id=1559
    09/05/2012

    Diante da perspectiva real de implantação do Metrô em Porto Alegre, o Departamento RS do IAB vem se manifestar de forma a fortalecer princípios historicamente defendidos por esta entidade.

    Primeiramente, reconhece a importância da implantação desta modalidade de transporte em Porto Alegre, como uma forma de integrar o conjunto de soluções exigidas para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população, valorizando o transporte coletivo. Assim a implantação do metrô deverá estar integrada à reestruturação do sistema geral de transporte, considerando todas suas modalidades.

    Destaca que a implantação do metrô não é apenas uma questão de mobilidade urbana. Deve ser considerada como geradora de transformações na dinâmica da cidade como um todo e no entorno de cada estação, em particular. Assim, é uma oportunidade ímpar de desencadear projetos urbanos integrados, capazes de dar respostas à diversidade de cada setor urbano nos seus múltiplos aspectos. Além da mobilidade, o metrô envolve questões de infraestrutura, paisagem natural e construída, espaços públicos e distribuição de atividades.

    Neste sentido, é papel intransferível do Poder Público coordenar o processo de implantação do metrô e suas respectivas estações, elaborando desde estudos prévios específicos, definição de diretrizes, delimitação de áreas, até consultas à população e à técnicos de diversas áreas do conhecimento.

    Diante da magnitude dos impactos decorrentes dessas intervenções, o IAB preconiza o uso do concurso público como instrumento imprescindível e incontestável para a elaboração dos projetos capazes de conduzir às soluções mais adequadas a cada situação.

    O concurso público propicia a produção de espaços de qualidade, através de um processo democrático, transparente e dotado de lisura na escolha das propostas mais qualificadas entre várias alternativas. Este procedimento possibilita a publicidade de resultados e o conseqüente acompanhamento pela sociedade ao longo do processo.

    Entenda como é a seleção através de um concurso e suas vantagens:
    http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1560

    Curtir

  2. O cancelamento da presença da Dilma foi POR CAUSA da greve.

    Curtir

  3. Pela foto parece muito bonita! Podiam reformar as velhas.

    Curtir

  4. Gostei da abertura ao público sem solenidade… Empacar o uso pelas pessoas para ficar esperando políticos subir num palanque é um atraso!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: