Reunião em Brasília confirma cronograma do Metrô de Porto Alegre

O cronograma de implantação do Metrô de Porto Alegre foi apresentado na tarde desta segunda-feira, 27, em Brasília, em reunião com o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos, e técnicos dos ministérios do Planejamento, Fazenda e da Casa Civil. Em encontro com representantes das capitais contempladas no PAC Mobilidade Grandes Cidades, o secretário de Gestão, Urbano Schmitt, e o procurador-geral adjunto do município, Marcelo do Canto, informaram o desenvolvimento do projeto, que avança no próximo dia 10 de setembro com a publicação da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI).

Conforme Schmitt, a primeira reunião-geral após a publicação da Medida Provisória 575, que define a liberação dos recursos federais para as obras, foi importante para esclarecer dúvidas sobre o fluxo dos pagamentos. “Foi confirmado que os repasses federais serão feitos por etapas, conforme a conclusão das fases da obra”, relatou.

Cronograma ajustado – De acordo com o secretário, o trabalho em parceria com o governo federal evolui agora para o detalhamento do projeto, com metodologias para apresentação dos roteiros técnicos e das modelagens financeira e regulatória. “O debate de hoje reforçou que o planejamento de Porto Alegre está adequado aos termos da medida provisória, confirmando que o cronograma proposto será cumprido”, completou o secretário de Gestão.

A partir de agora, as cidades serão chamadas individualmente para prestar informações sobre o desenvolvimento dos projetos, de acordo com as suas particularidades. A medida provisória federal que autorizou a modelagem financeira proposta por Porto Alegre foi publicada no Diário Oficial da União em 8 de agosto. O documento autoriza a liberação do recurso federal previsto para o projeto – R$ 1 bilhão para a Capital gaúcha – durante a execução da obra e ainda prevê a não incidência de tributos federais.

Próximos passos – No dia 16 deste mês, o Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas da Capital aprovou, por unanimidade, a proposta de PPP para o MetrôPoa, orçado em R$ 2,4 bilhões. Em 10 de setembro, será liberada a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), para receber estudos técnicos que embasarão a licitação de contratação. A prefeitura definirá diretrizes, características e condições do projeto.

Os interessados deverão apresentar, em 12 de novembro, propostas sobre diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação do usuário, além da concepção dos terminais e estações. Após a avaliação das propostas, o projeto será apresentado em audiência pública prévia à publicação do edital de licitação, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2013. A previsão de inicio das obras é para o terceiro trimestre de 2013.

METRÔ DE PORTO ALEGRE

Modelagem financeira – Orçado em R$ 2,4 bilhões, o projeto prevê investimento de R$ 600 milhões da prefeitura, R$ 300 milhões do governo do Estado e R$ 1 bilhão da União. O montante inclui ainda R$ 265 milhões em isenções de tributos municipais e estaduais e R$ 323 milhões originários de financiamento privado.

O Metrô será integrado ao sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit), em implantação nas avenidas Bento Gonçalves, Protásio Alves, João Pessoa e Padre Cacique, além da conexão com a rede metropolitana de transporte, principalmente ligando as cidades de Cachoeirinha, Alvorada e Gravataí.

Projeto – A primeira fase da linha do metrô, estimada em 15 km e 13 estações, compreende as avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e av. Borges de Medeiros. O projeto considera uma tecnologia de transporte segregada do sistema viário, chamada de “Metrô Leve”, apontada como a melhor escolha para atendimento da demanda de Porto Alegre.

A operação da linha do metrô atenderá diariamente a um público médio de 310 mil passageiros, ampliando a oferta de transporte atual, reduzindo a utilização do transporte individual, incentivando a utilização do transporte público. Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.

Prefeitura de Porto Alegre



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6 respostas

  1. Muito pouco. Deveria ser no mínimo 6 vagões.

    • Não sei se é pouco, porque os ônibus em porto alegre geralmente são confortáveis fora de horário de pico, provavelmente no horário de pico sairá um trem a cada 5 minutos, sem falar do BRT que terá no mesmo trajeto do metrô.

    • Oi Everton, 25 trens de 4 vagões pra uma via de 15km e 200mil passageiros/mês esta perfeito, mais que isso é superdimensionar. Veja que a trensurb possui quase a mesma demanda de passageiros e usa exatamente 25 trens de 4 vagões, mas atende a uma extensão bem maior (40km de via) com um frota super envelhecida. Esse é o único problema, não dá pra deixar a frota envelhecer desse jeito, o governo federal precisa se planejar e adquirir novas composições quando for necessário e não adquirir um monte de trem na licitação e depois deixá-los envelhecendo na garagem.

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