Nas ruas de Burkina Faso

A capital de Burkina Faso se chama Ouagadougou. Nessas fotos, na rua chamada Otabo Robas, ao invés de flores nos canteiros há lixo. Os habitantes deste país africano não tem bancos para sentar, então sentam no meio do lixo mesmo. Até cadeira colocam nos canteiros, menos arbustos ou flores. Os postes são tortos e cobertos de propaganda. Os orelhões idem. Os lixos idem.

Que bom que essas fotos são do centro de Ouagadougou, não de Porto Alegre.

Clique para ampliar



Categorias:Abandono

Tags:, ,

32 respostas

  1. O problema desse post é que ele desagradável tanto para os corretos politicamente quanto para os que consideram o Fortunati um messias.

  2. O fato, meus caros, é que a tradicional Otávio Rocha, assim como outras vias HISTÓRICAS de nossa cidade, são tão ou menos convidativas que Ouagadugu. Ou Rangun. Ou a Albânia. Escolham a cidade. O que importa é a mensagem.

    O Centro de Porto Alegre tem história (PASSADO), e isso ninguém tira. Tem potencial (FUTURO), e disso estou certo. Só falta PRESENTE.

  3. E a Otávio Rocha, heim?

  4. Agora, sobre o post: Comparar com outros países mais desenvolvidos é complicado. Primeiro teríamos que atingir um nível de educação DECENTE do povo para depois podermos comparar.

    Enquanto tivermos situações em que são criadas praças, canteiros e afins, e depois de uns dias tudo já está destruído, continuaremos convivendo com ruas iguais a “Otabo Robas”!

  5. Brasileiros estao sem moral ate’ pra gozar de Burkina Faso… Garanto que as taxas de assaltos e homicidios la’ sao infinitamente menores.

  6. O problema é que ninguém busca una solucion para melhorar este aspecto sujo e desorganizado. Por que os propietarios deste local nao se reunem e buscam uma solucao com a prefeitura? Estive na Voluntarias da Patria com um amigo Irlandes e a reacao foi que o local é sujo e inseguro.

  7. ja tem loja da gang e oi em burkina, bom né..só uma das duas presta. ja os guris acima se perderam, coitados. ja a foto de boston é o mesmo que tirar uma foto da carlos gomes em 2 de fevereiro, muita calma e tranquilidade. aquele trecho tinha que ser refeito, pra harmonizar com a praça nova proximo.

  8. Comentários fora do contexto do post serão deletados.

    • que tal deletar também posts preconceituosos e racistas? Se eu fizesse um comentário homofóbico aqui – por exemplo – , ele não seria deletado?

    • Acho chato estas discussões filosóficas que desviam o assunto, cuidadosamente elaborados como neste post. Acho que de fato, foi infeliz na comparação, o Bumbel… Bom faz-se o registro, mas daí a desenvolver uma baita discussão que não tem nada em haver com o post é uma prática que esta se tornando muito corrente nos blogs, faces etc.. E é muito chato isto. Porém deletar os comentários também acho demais.

      • Se o moderador/dono do blog nao deletar os posts vira bagunça…

      • Xerife, deletar comentários faz parte da rotina de moderação de um blog. Nada mais que isso. Se o comentário for racista, homofóbico ou sair do contexto do post a moderação deve agir. Até para manter uma certa disciplina dentro do blog. E não sei se vc sabe, mas um comentário deste tipo o blogueiro é corresponsável por ele. Então, ou segue as regras do bom senso (e do blog) ou é moderado sim (deletado). Ou alguém vai pagar advogado pra nós depois?

  9. Não tem nada a ver com preconceito, ou com racismo. É uma mera comparação com um país que tem um povo pobre e que se conforma com a situação em que estão, possuindo um nível baixíssimo de conforto, de qualidade de vida. Não existe preconceito, talvez só na cabeça de vocês. Conheço o Marcelo e sei que a ideia dele não tem nada a ver com isso. Mais um aviso: acusar o Blog de racismo é calúnia. Atenção, OK? Depois não vão dizer que não avisei.

    Pessoal, deem uma cuidada nos seus comentários, OK?

    (editado)

    • Oi Gilberto! Existe sim uma distinção entre racismo e preconceito, fiz questão de ressaltar que o post não foi racista, mas sim, preconceituoso. Veja que fui claro ao dizer que estereotipar não combina com o espírito do blog e estou de certa maneira tentando alertar aos amigos para se tomar cuidado com isto. O Bumbel pode ser uma ótima pessoa, ele pode não ter má fé, porém, essa piada foi infeliz e dá margem às piores mensagens. Você tem razão quando diz que o post fugiu do tema, começando pelo próprio autor que envolveu os africanos nesse assunto. Recomendo que o post seja reescrito ironizando apenas nós, porto-alegrenses, poupando os africanos de mal entendidos. Faço minhas observações pela genuína amizade que tenho por vocês, abraços.

      • Ok. Como foi o Marcelo que criou o post, vou deixar ele avaliar. Me parece que ele não está online agora pra opinar.

      • Eu entendi perfeitamente o Marcelo. Eles quis dizer que o cuidado que se tem com nossas ruas são equiparáveis aos de um dos países mais pobres do mundo e pessoal acha que está bom. Apenas isso. É uma realidade que Burkina Faso é um país dos mais pobres do mundo. Não acho preconceito dizer isso. É um fato. Ele poderia ter dito Haiti que daria no mesmo, mas como não fica na África, não diriam nada…

      • Gasparetto, eu sou totalmente politicamente incorreto. E adoro ser bombástico nas palavras, até mesmo para chamar atenção e polêmica. 😉

  10. Como vocês gostam de desviar do tema do post !!!! Procurem ater-se ao tema proposto.

    – Caso continuem com comentários nada a ver com o tema do post, vou suspender os comentários no post.

    (editado)

  11. Penso que qualquer adulto entende que devemos melhorar o urbanismo para melhorar nossas vida. Não acho que posts raivosos estereotipando africanos combinem com o espírito do blog. Parece até que a sujeira e a pobreza devessem ser escondidos só para a cidade não se parecer com a visão “de africa” do Bumbel. Não Bumbel, a pobreza e o lixo são problemas que devem ser resolvidos para melhorar nossas vidas, simples assim.

  12. Preconceito com burkina. Eles são miseráveis materialmente mesmo, não temos essa justificativa.

    • Sim, no Brasil enfrentamos problemas de prostituição infantil, mas é preconceituoso forçar o esteriótipo “Brasil = terra de criança violentada”, ainda que este seja um problema dramático e real nosso. Comunidades de todos os países devem ser respeitadas independente dos problemas que elas enfrentam e jamais se deve criar esteriótipos em função da geografia.

  13. a crítica é pertinente, o racismo era dispensável.

    • Racismo? Alguém mencionou alguma raça ou etnia?

      • Adriano, ele só se expressou mal, penso que ele quis dizer que “a crítica é pertinente, o PRECONCEITO era dispensável”. Concordo, a crítica é pertinente sim, mas Sr. Bumbel se expressou de forma preconceituosa. Não é a primeira vez que Bumbel escreve essas arrogâncias. O preconceito é muito mais vergonhoso que as próprias fotos que ele tenta criticar.

    • Bom, vou repetir o que escrevi lá embaixo: eu sou totalmente politicamente incorreto. Mas não sou arrogante; talvez um pouco sem paciência. Esse lixão nos canteiros na Otabo Robas eu já o vi ali durante três idas ao centro e fiquei P da cara neste último sábado. Obrigado pela paciência de todos com meus posts! 😉

  14. O centra da capital é feio, sujo, e tem muito indigente…. pior que quem pode ajudar, nem mora por la, mora na ZOna central nobre ou zona Sul…..

    • Boston tem um centro bem apertado e um grande parque em forma triangular, comparem com Porto Alegre. Ah, a cidade tem o primeiro metrô da América, ou seja, as ruas não parecem mais calmas, elas realmente são.

Faça seu comentário aqui: