Veja a matéria que saiu na edição 794, de 21 de dezembro/2012 da Revista IstoÉ Dinheiro
Sustentabilidade
Inovação sobre trilhos
Nº EDIÇÃO: 794 | 21.DEZ.12 – 21:00
Enquanto o trem-bala segue como uma promessa distante, outras iniciativas inovadoras no setor de transporte ferroviário começam a ganhar espaço no Brasil.
por Rosenildo Gomes Ferreira
Fonte: IstoÉ Dinheiro
Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho
A manchete deveria ser. “Aeromóvel de Poa na IstoÉ Piada”.
Lembrando, tecnologia criada em Porto Alegre, esta cidade tao criticada.
E quem projetou o veiculo? E as estações? E a via? Infelizmente esses dados pouco importam…
Meio off-topic mas interessante. Essa coisa de que ele é movido à energia elétrica me remonta a uma conversa que tive com um engenheiro especialista em trens que me explicou que a maioria dos trens “à diesel” atualmente na realidade tem a sua propulsão gerada por motores elétricos, a máquina à diesel nada mais é do que um gerador sobre rodas que acompanha o trem que provê energia para esses motores elétricos. Eu nunca havia parado para pensar nisso…
O combustivel nao eh ar-comprimido !
O que move este trem eh ENERGIA ELETRICA !
Mais uma vez adiado o funcionamento – agora é para o meio de 2013… Será que vai funcionar??? Quantas vezes ainda veremos esta promessa ser adiada??? Promissor – somente porque vivem prometendo, mas não conseguem cumprir.
https://portoimagem.wordpress.com/2012/06/25/aeromovel-de-nova-iguacu-entra-na-reta-final/
Algumas considerações:
Realmente a reportagem na revista tem alguns enganos. O combustivel é a eletricidade. Quem constroi são a Aeromovel Brasil S.A. com a tecnologia, a Rumo Engenharia com as estações, a T’Trans com os veiculos e a Premold que já concluiu o elevado em concreto.
Junto com o render, temos uma foto com o veiculo já pronto, que em breve estará em porto Alegre.
Me lembro perfeitamente que muitos diziam que esse Aeromovel não servia para nada… Mas a ideia é justamente fazer um só, pequeno, em um lugar distante, mas perfeitamente funcional. O resultado é que ele começa a “fazer barulho”, as pessoas experimentam, empresas ganham experiência e tecnologias são testadas.
Daqui em diante é reduzir custos e melhorar a tecnologia.
Bom que está começando a aparecer!
Mas duas notas de um cara chato e preciosista (eu):
1) ar comprimido não é combustível neste sistema, e sim elemento de transmissão de propulsão
2) ar comprimido nunca poderia ser chamado de combustível, pois, bem, ar comprimido não entra em combustão!
Ótimo comentário. Eu tinha reparado nisso também. Como se fosse só o ar comprimido que fosse sozinho “empurrar” ele…. e a energia pra isso??? ehehhe
muito bonito o trem do render, tomara que fique assim