Andrade Neves vai ser alargada parcialmente ???

Passando pelo centro da cidade hoje a tarde, aproveitei e bati estas fotos do noticiado alargamento da Andrade Neves.

Fiquei espantado, pois esta rua recém ganhou um novo calçamento. Então a rua vai ser alargada parcialmente ???

Confesso que não entendi qual será a vantagem de ter esta pequena parte alargada para os carros.

Menos de uma quadra!

A parte com o novo calçamento vai continuar, até por que seria um absurdo, desperdício de material, calçarem a via na parte mais larga e depois alargarem toda ela para os carros, poucas semanas depois.

Vejam as fotos:

Começa a retirada do calçamento para alargamento da rua

Andrade-Neves-obras-07-01-2013 (1)

Andrade-Neves-obras-07-01-2013 (3)

Andrade-Neves-obras-07-01-2013 (5)

Andrade-Neves-obras-07-01-2013 (4)

 

Mas a parte mais próxima da Borges, continuará estreita:

Andrade-Neves-obras-07-01-2013 (2)

Andrade-Neves-obras-07-01-2013 (8)

Andrade-Neves-obras-07-01-2013 (7)

Andrade-Neves-obras-07-01-2013 (9)

 

Fotos: Gilberto Simon – 07/01/2013



Categorias:Revitalização do centro

Tags:, , , ,

38 respostas

  1. Passei na Andrade Neves hoje. Está pior do que eu pensava. A calçada ficou MUITO estreita, não passa duas pessoas nem a pau. E muito mal feita também (inclusive ouvi os pedreiros comentando a falta de orientação, que não sabiam como seguir em determinada parte). O meio-fio não segue nenhuma lógica (às vezes é alto, às vezes mais baixo, às vezes em blocos pré-montados, às vezes cimentão feito ali na hora) e o pior: a calçada já está toda quebrada!!! Onde quebrou, ela cedeu em direção ao asfalto, como uma rampa. Vários caminhões estavam estacionados com metade dos pneus pra cima da calçada, e o resultado é óbvio. Dá pra ver claramente que foram os caminhões que quebraram. Fora que a obra está ali, atirada, sem nenhum tipo de proteção ou calçada temporária para os pedestres. As pessoas (velhos, deficientes, crianças etc) tem que literalmente andar no meio da rua e pular as cercas de proteção (com taxistas buzinando em cima o tempo inteiro, obviamente). Fico imaginando se a prefeitura tratasse as obras para automóveis do mesmo jeito que trata as dos pedestres. Será que quando refizerem o asfalto na Andrade Neves também estará rachado em menos de duas semanas de uso? Será que enquanto estiver em obras ficará sem sinalização nenhuma e sem indicação de rota alternativa? Duvido!!! Pra ir mais fundo, não consigo imaginar essa prefeitura diminuindo METADE de uma rua para dar mais espaço para os pedestres. Nunca. Aliás, essa manifestação TEM que sair de qualquer jeito!!!

    Curtir

    • Alias, padrao dos calçamentos de poa, falta de qualidade. Na rua da praia ja notaram que tiraram as pedras portuguesas dos tampoes dos esgotos e colocaram so com cimento, alias um bom topico para o site, ir la e fotografar, em frente ao clube do comercio ou por ali tem um tampao enorme com cimentao. Custa colocar as pedras nos tampoes como era antes?

      Curtir

  2. Sobre o alargamento, vocês já disseram tudo.

    Vim aqui só pra elogiar MUITO aquele painel pintado na lateral do prédio da foto. Porto Alegre poderia ter muito mais dessa “street art”, que toma por exemplo conta de muitas ruas de Berlim e é valorizada por lá. Infelizmente, só o que temos em POA é pixacão.

    Curtir

  3. “Com investimento de R$ 410,910,52, a obra contemplará o alargamento da via, que hoje conta com 3,8 metros de largura, em média, para 6 metros. ”

    http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=148252&CENTRO+HISTORICO:+ANDRADE+NEVES+PASSARA+POR+REVITALIZACAO

    Curtir

    • Só o trogildo pra escrever uma ASNEIRA dessas:

      “Esta obra atenderá uma reivindicação dos comerciantes de revitalização daquela região e qualificará bastante a circulação tanto de pedestres, como de veículos”, acrescenta Trogildo.

      Curtir

  4. André;

    Algo que nunca esqueço, semelhante ao governo do Collares, onde caiu uma marquise na Voluntários e matou várias pessoas, foi no gov Fogaça/Fortunati as varias paredes, marquises que cairam fazendo tb uma série de vitimas, além, da parada “eletrica” da Joao Pessoa…

    As prioridades do gov atual esta bem clara, é só andar pela cidade, ver quem são os (não) são levados em conta na implementação das politicas nada públicas e que deveria ter carater humanizante e na garantia de direitos politicos e sociais da cidade.

    Quanto a essa rua, o(s) mesmo(s) estão colocando em prática sua concepção de cidade..

    Cada vez temos menos calçadas, os ciclistas arriscando sua vida diariamente ( com eu), as calçadas para os cadeirantes principalmente nas praças públicas em estado lamentável.. É bom lembrar, que a cidade foi a primeira no Brasil a criar acessibilidade em algumas ruas e no transporte público ( pela Carris). Após isso, ocorreu lei nacional garantindo isso. Mas aqui, parece que ficou quase tudo parado..

    Lamentável!!

    Curtir

  5. Vão fazer estacionamento área azul para render mais dindim para a EPTC, afinal pagar os 1000 CCs pesa no orçamento.

    Curtir

  6. Eu faço uma pergunta e me calo: Onde está o ilustre vereador mais votado de Porto Alegre que adora mudar nomes de ruas? Logo nota-se o seu comprometimento para com o bem das vias da cidade…… Onde está? Diz pra mim?

    Curtir

    • Infelizmente esse projeto não passa pela câmara, então o máximo que eles podem fazer é o que nós fazemos aqui, se manifestar.

      Curtir

      • Porém se ele realmente fosse comprometido com a cidade e no seu íntimo, no seu âmago houvesse interesse deste senhor para com o bem da cidade, ele poderia enviar projeto a câmara que contemplasse o embelezamento das ruas do centro histórico e a reduzir do cheiro de esgoto que algumas áreas têm.

        Curtir

        • Ahh sim, isso é verdade! Pior que não adianta, a mudança só vai ocorrer a partir de nós mesmos.

          Curtir

    • Aquele vereador só gosta de discussões polêmicas que não trazer benefício palpável para a cidade. Afinal, dá pouco trabalho mas a exposição na mídia dá votos.

      Curtir

  7. Manifestação? Que dia? Que horas? Vamos decidir?

    Curtir

    • Eu não sirvo para liderar esse tipo de coisa mas sou parceiro para participar e ajudar em alguma coisa. Será melhor no meio-dia?

      Curtir

  8. O aspecto da penúltima foto, com a calçada bem larga, ficou muito bom. Poderia ser assim no Centro inteiro.

    Curtir

  9. Só para reforçar:

    Fala Porto Alegre: 156@falaportoalegre.com.br

    Curtir

    • Escrevi para eles e eles responderam que cadastraram a minha solicitação. Vamos ver no que vai dar. Quem sabe se mais gente mandar emails resolva.

      Curtir

Trackbacks

  1. O exemplo está aqui ao lado | Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: