
Estudo apresentado pela Trensurb sugere três etapas, finalizando na Restinga Foto: Cristine Rochol/PMPA
O prefeito José Fortunati recebeu nesta terça-feira, 21, o estudo de demanda do aeromóvel zona Sul. Os relatórios com os dados sobre as três etapas do projeto, como percurso e estimativa de passageiros, foram entregues pelo diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.
O projeto do aeromóvel da zona Sul de Porto Alegre prevê, em seu traçado de linha na primeira fase, a ligação do Centro à Praça Itália, em frente ao Parque Marinha. A segunda etapa prevê a extensão do percurso até o terminal Cristal, na avenida Diário de Notícias. A terceira e última fase irá até o Terminal Juca Batista, na entrada para a Restinga.
No estudo, também foi prevista a possibilidade de integração com os outros sistemas de transporte existentes em Porto Alegre e com os que serão implantados (BRTs e metrô), e com o Catamarã da zona Sul. O prefeito entregou o material ao diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari. “A EPTC fará, formalmente, uma avaliação do impacto e das possibilidades de implantação desse projeto. Assim que essa análise estiver pronta nós voltaremos a nos reunir com a Trensurb para definir os próximos passos”, disse Fortunati.
Também participaram do ato, os secretários municipais de Gestão, Urbano Schmitt e do Gabinete de Assuntos Especiais, Edemar Tutikian, o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani da Silva Fagundes, o gerente de Desenvolvimento de Engenharia, Sidemar Francisco da Silva, e o chefe do Setor de Planejamento e Projetos de Mobilidade Urbana, Francisco Schreinert.
Categorias:Aeromóvel
Essa postagem foi em Maio, vejamos, estamos em Agosto, por que TANTA DEMORA?????? Saco isso!!!!! Ah sim, não tem eleição esse ano, só pode!
CurtirCurtir
Ainda resta dúvida que o aeromóvel é o projeto mais viável em todos os sentidos para uma cidade como Porto Alegre? basta fazer uma conta simples do custo de implantação e tempo de obra em relação ao custo do km de uma linha de metrô.
CurtirCurtir
A existência do Aeromovel inviabilizaria a fórmula indy. Fórmula indy é pedir para um carro desgovernado arrebentar com o Aeromovel por mais que ele esteja protegido por pneus, blocos de concreto e guar-rails.
CurtirCurtir
Isso é mais um sonho que vamos viver até os ecoxiitas nos acordarem…
CurtirCurtir
http://receitasparasalvaromundo.com/formula-indy/
Dá inveja em muita gente a organização dos “ecoxiitas” né?
CurtirCurtir
O sistema Aeromóvel prevê os seguintes parâmetros operacionais:
• Capacidade de transporte: 12 a 18.000 pass./ h sentido
• Veículo (10.000 kg vazio): 300 passageiros
• Freqüência de operação: 60 a 90 seg.
VLT – De acordo com seu grau de segregação e a tecnologia adotada, pode garantir uma capacidade de transporte que varia de 15.000 a 35.000 pass/h/sentido.
BRT – Capacidade do Sistema – 32.000 pass./hora/sentido – frequência: 18 segundos
O aeromóvel tem um custo de 60 milhões de reais o km, conforme informação do presidente da Trensurb. Compõe este custo (veículo, sistema de propulsão, estação e via elevada).
Quanto custa um BRT?? em torno de 1 milhão. Estou errado ou daria para comprar 60 veículos destes por km.??
CurtirCurtir
Não da para comprar 60 ônibus BRT da para comprar 1 e gastar o resto com diesel, óleo e pneu, fora que você está considerando apenas o veículo e não o asfalto para o BRT que tem quase meio metrô de concreto com barras de ferro de meia polegada. Isso da e sobra para um Aeromovel.
Além disso o Aeromovel libera espaço na superfície para carros, pedestres e bicicleta.
CurtirCurtir
Exatamente Pablo. Temos que investir em modais de transporte mais sustentáveis e duráveis.
Fora a questão da poluição, só de não ter um monte de ônibus tocando particulado no ar já é uma baita vantagem, por mais que utilizem motores EURO-5, tem o asfalto, os pneus, etc.
CurtirCurtir
Pablo, quem sabe então o VLT é solução sustentável.
CurtirCurtir
Também gosto do VLT. Em muitos lugares (inclusive em SP) há uma mistura de VLT com metrô. Ou seja, o VLT vem de algum lugar, entra em um túnel e vira um metrô.
CurtirCurtir
Frequência do BRT de 18 segundos?? Acho isso utopia.
.
Para as empresas já difícil manter frequências de 10 minutos sem atrasos.
CurtirCurtir
Sim, só o tempo de encher um busão (por mais que não pague passagem na entrada) demora mais do que isso…..
CurtirCurtir
Headway de 18 segundos não existe!
Um BRT só chega a esses 32 mil passageiros por hora se ele tiver um sistema de ultrapassagens (que consome espaço) e uma operação muito bem azeitada (que não é fácil de fazer). Esses 32 mil são alcançados pela existência dos expressos-que-ultrapassam-nas-estações-menores, e no fim das contas, do ponto de vista do passageiro nessas estações menores, o headway fica maior do que isso.
CurtirCurtir
Tomara que se concretize.
CurtirCurtir