Algumas fotos da manifestação de hoje em Porto Alegre

Todas fotos por Gilmar Luis da Silva Junior – Fotojornalista.

Porto Alegre, 17 de junho de 2013.



Categorias:Manifestações

Tags:, , ,

105 respostas

  1. nao e momento de critica,nao e momento de partidismos,nao e momento de xulgamentos,nao e momento de leituras simples sobre o bem ou mal,e momento de ir pra rua e tentar que este seu brasil melhore da bagunza no que el ta.

  2. Nossa como as pessoas São ingênua colocam um prá governar sem saberem quem São eles de verdade.depois ficam aí impatando os outros

  3. Curiosidade: este post foi o responsável pelo segundo maior número de acessos do Blog num só dia: mais de 16 mil ! O primeiro foi um dia em que teve um post sobre os bares da Cidade Baixa, em dezembro/2011, que teve mais de 21 mil acessos num só dia. Só pra constar a média atualmente está girando em torno de 7 a 8 mil diários.

  4. Pois é pessoal. A grande maioria de vocês não participaram das demonstrações durante os anos 60. Não tem ideia do que realmente funciona a favor ou contra qualquer tipo de demonstração. Não se iluda. As forças politicas trabalham muito bem a mentalidade dos jovens. Eu tive lá.
    Um bom exemplo hoje de uma demonstração pacifica é oque esta sendo feito AGORA na Turkia, depois de tentar a bagunça e a violencia decediram pela demonstarção pacifica. Como se poderia criticar um grupo que não faz bagunça, não destroi nada mas mostra seus ponto de vista de uma forma exemplar!!
    A sua liberdade só vai até onde a minha começa! Se você quer forçar suas ideias em alguem , isso não tem nada a ver com democracia!

    • Caro Sérgio, em 1954 quando morreu o Getúlio a então rádio farroupilha que era do Diários Associados, que fazia oposição sistemática ao governo, foi incendiada, nem por isto o país foi para o caos. Movimentos de contestação ou revolta com alguma violência não devem ser incentivados, porém não tem nenhuma novidade nem no Brasil nem no mundo.
      Nos Estados Unidos em 1992, quatro policiais foram absolvidos depois de terem surrado um negro norte-americano, durante vários dias ocorreram tumultos que incendiaram vários quarteirões em Los Angeles, o prejuízo foi maior do que 1 BILHÃO DE DÓLARES.
      Na Turquia, que dás como exemplo de manifestações pacíficas a polícia já matou (MATOU) 5 manifestantes, agora está calmo (ou melhor contido).
      .
      Todo este papo de apanhar da polícia e ficar quieto somente Gandi, e isto mesmo com toda a mobilização popular os Ingleses ainda ficaram mais 20 anos explorando a Índia, e pior, quando começou a independência da Índia mais algumas centenas de milhares de pessoas foram mortas por problemas religiosos.
      .
      Ou seja, nada é ideal.

      • cuantos anos leva o brasil con esa cordialidade?algum resultado positivo.
        concordo plenamente con voce y otra coisa o vandalismo en actos democraticos como son o direito de manifestarse se chama disturbio,nao me explico ese xulgamento cuando aqui ta tudu quebrado.
        abraço

  5. aqui um texto de um jornalista que participa das manifestações desde o início, acho bom para reflexão sobre esse momento!
    http://epocafolhetinesca.sul21.com.br/2013/06/14/sobre-os-protestos/

  6. …tudo isso é coisa do PT !!!
    ..Fora PT.

  7. Tudo isto que esta acontecendo se movera somente em uma direcao…mais estatismo!!! mais governo, mais gastos sem resultados positivos e consequentemente mais corrupcao….sera mais do mesmo, so’ que um pouco pior, prq tipos mais radicais de esquerda serao louvados como simbulos de pureza e honestidade e a galera agradecida assim gritava; “Mais esquerdismo ohhhhhhh nos gostamos de vc, perepepe-pe-pe-pe, mais esquerdismo ohh mais estatismo pra gente ve….. ohohoho—oh—oh–oh!!”….

    • Cara, tu é muito perdido. Tinha mtodo tipo de gente lá. Sabe por que eu sei? Por que eu estava lá e vi. E não sou “estatista”.

      • Pode ate’ ser o seu caso, mas pelo que leio tu es do tipo ludista, que no fim e’ a mesma coisa. Impede o desenvolvimento da mesma forma, gera atrazo, pobreza e miseria da mesma forma e quando seus sonhos de utopia nao se concretizam voltam ao governo todo provedor com as mesmas xaropises de sempre; “os malvados dos conservadores (sic, como se existisem ainda) so’ pensam no lucro e nao nas pessoas e bla bla bla” Existem varias faccoes de esquerda, uma mais bizarra do que a outra, talvez aja uma uniao momentanea de ilududos, mas nao que isso seja algo positivo para o brasil.

      • Não tenho as mesmas preocupações que o Phil ou concordo com o que ele fala, mas acho que é válido pensar “o que vem depois” pro que é mais prático (ex. passagens), já foi discutido aqui amplamente possíveis “causas” e o que pode ser feito, de política de transporte à ausência de licitação e a planilha falcatrua, passe livre, etc. Existe (é uma pergunta ignorante mesmo) qualquer sinal de movimento vindo da prefeitura sobre isso? Aumentar o número de “causas” pode até servir pras autoridades convenientemente “esquecerem” certos problemas bem práticos. Essa história de pedir pro governo cortar o ICMS por exemplo já aproveita pra desviar o foco.

  8. Continuando,

    Cheguei em casa e passado um tempo eu desci para a rua, pois a policia tinha fechado tudo, o Governador estava no palácio Piratini e tinha um grupo de não-manifestante junto com manifestantes chegando próximo ao palácio.

    Só que do nada, todo mundo saiu e começou a correria destes não-manifestantes em direção ao palácio, uns subiram a Espirito Santo e não demorou muito para ouvir os estrondos das explosões das bombas de efeito moral.

    Não demorou muito para ver a correria contra (refluxo) e não demorou nada para ver que a policia militar estava de atrás… e muitos junto comigo viram que a policia sabia em quem ir, nos manifestantes eles passaram reto, quando abordavam um, os moradores dos prédios gritavam informando para largar e apontando o caminho para onde outros não-manifestantes estavam escondidos.

    E assim foi até da manhã, pois aquele helicóptero ficou sobrevoando toda a área.

    O que eu vi e conclui foi o seguinte:

    1. A PM saiu de formação e os vândalos tomaram conta da rua;
    2. Neste momento a PM revidou forte;
    3. Vi PM correndo para tudo que é lado, não sei se é despreparo tático e estratégico ou se é assim mesmo. Para meus vizinhos e eu parecia uma caçada de gato e rato, uma corrida sem estratégia alguma;
    4. A população ao redor apoiava a repreensão aos não-manifestantes e vaiava quando a policia chegava nos manifestantes, pois tinha um grupo que ficou quieto, poderiam ser não-manifestantes, mas enquanto não faziam nada ilegal ou imoral eles são e foram como todos nós;
    5. Eu não vi a PM manter posição estratégica, de ir aumentando o perímetro. O que eles faziam era comando e conquista, porém abandonavam o posto e seguiam em frente. Passado um tempo, chagava alguém e depredava o local. Se tivesse mantido o posto, evitaria este fato.
    6. De consenso entre os moradores do prédio, quando a PM do nada saiu (ponto 1) a confusão começou, não sabemos o por que eles saíram, mas se não tivessem saído não haveria este tumulto pela região.

    • Você chegou a notar algum infiltrado ou agitadores?

      • Sou muito leigo para isto Pablo… o que deve ter ocorrido era gente que queria mesmo avacalhar, vir pra cima… brigar mesmo.

        Se na Borges o movimento era tranquilo, na espirito santo teve conflito de briga (em outro momento).

        O que aquele outro usuário postou acima, de estar assustado, deve ser por isso, pois houve briga, não houve confronto, os caras foram pra cima e a PM entrou em formação e avançou, depois começou a correria.

    • É claro que BM está despreparada para um conflito dessas proporções. Essa geração da Polícia nunca viu nada igual em Porto Alegre. Eles possuem apenas teoria, mas na prática a situação se mostra bem diferente. E falar em tática e estratégia é difícil pra eles, o pessoal do Choque possui apenas nível médio, assim como a maioria da BM, o que demonstra o baixo nível cultural deles. O que eles sabem mesmo é descer a porrada em todo mundo a revelia, quando na verdade isso acaba desgastando muito mais do que ação organizada como você mesmo disse.

  9. Queria saber porque da ausência de protestos contra o nosso Governante. Só para lembrar, se o protesto é mesmo pela redução da passagem, o Tarso desonerando ICMS no oléo diesel baixa para 2.7X a passagem. E aí, porque não to vendo nada pros lados da Praça da Matriz?

    Quanto a ZH é difícil de entender, sério mesmo. Só para constar, o CP é da Record, que apoia abertamente causas religiosas (aborto/cura gay blabla) que são (também) causa de revolta, mas estranhamente nada vejo em face deste jornal…

    Queria acreditar que são protestos espontâneos contra o lixo de governo que temos, mas parece mesmo que a coisa é dirigida politicamente.

    • Se tu quer protestar contra o tarso, vai lá. O pessoal tá protestando contra transporte público, não tem a ver com isso. Se quer protestar contra o PT e aproveitar essa onda, vai pra SP.

Faça seu comentário aqui: