Vídeo: Recomendações de segurança em caso de incêndio e modificações no atendimento emergencial público

Publicamos hoje este vídeo gravado pelo leitor Marco Lovatto, com algumas recomendações bem interessantes em caso de incêndio.

Ótima iniciativa Marco!

____________

Por volta do meio-dia de sexta-feira, 06 de setembro de 2013, houve um princípio de incêndio no apartamento de um vizinho do meu edifício, enquanto eles estavam fora.

O fogo foi controlado sem muitos estragos, sendo a causa uma panela que esqueceram sobre o fogão aceso.

Neste vídeo, eu passo algumas recomendações de segurança em caso de incêndio, as que eu me lembro. Não sou especialista no assunto, portanto recomendo buscar mais informações em fontes fiáveis. Entretanto, por favor não deixe de propor correções ou sugestões de segurança que você conhece, nos comentários.

Finalmente, relato o gravíssimo problema que ocorreu no atendimento emergencial por telefone, propondo algumas ações aos órgãos públicos.



Categorias:Incêndios e PPCI

Tags:, ,

1 resposta

  1. Segue abaixo o texto que escrevi para gravar o vídeo.

    Obrigado, Gilberto, pela publicação!

    Nunca jogue água quando o fogo estiver sobre equipamentos ou circuitos elétricos, ou numa panela com óleo em chamas. Use extintor de pó ou tente cobrir as chamas com uma toalha ou lençol molhado.

    Se você não conseguir controlar o fogo, mantenha a calma dentro do possível.

    Especialmente, jamais saia correndo e gritando “fogo! Fogo!”

    Saia do estabelecimento e, no percurso rumo à saída, se possível fechando todas as janelas, bem como todas as portas atrás de você. Também se for possível, molhe lençóis ou toalhas e coloque nos vãos sob as portas fechadas.

    Ative o alarme mais próximo, se disponível.

    Chame os bombeiros, se alguém já não tiver feito isso.

    Jamais pegue o elevador. Sempre use as escadas.

    Certifique-se de que não há ninguém dentro do elevador e corte a corrente elétrica do estabelecimento, bem como a alimentação de gás.

    Procure sempre ter à mão, numa pasta ou gaveta específica, os seus documentos e materiais mais importantes, incluindo – porque não – um disco rígido externo com backups dos seus dados digitais. Afinal, pode ser possível leva-los consigo, dependendo da situação, especialmente se o fogo ainda não estiver incidindo no local.

    Depois dessas breves dicas, relato um problema gravíssimo que ocorreu nesse episódio aqui no edifício:

    1. O telefone 193, dos bombeiros, chamou e não atendeu durante mais de 10 minutos.

    2. Em duas ligações ao 190, da brigada militar, se recusaram a prestar qualquer tipo de auxílio, alegando que eu deveria ligar para os bombeiros e aguardar. Relatando que os bombeiros não respondiam, pedi recomendações, quando percebi que o atendente já havia desligado, nas duas vezes. Apenas na terceira ligação ao 190, empunhando minha máquina digital e alertando que eu estava gravando, que a atendente pediu o endereço e registrou a ocorrência, dizendo que estavam enviando o corpo de bombeiros.

    Esse foi mais um exemplo da absurda falta de qualidade e treinamento no atendimento emergencial público em Porto Alegre. O atendimento do 190, nas duas primeiras chamadas, se recusou inclusive a fazer qualquer tipo de recomendação para a nossa segurança. Incapacidade ou má vontade? Sinceramente não sei.

    Aos órgãos públicos, recomendo a contratação de profissionais da Gestão da Qualidade para auxiliar nos processos de atendimento emergencial. Além disso, todos sabemos da urgência de instalação de um telefone ÚNICO para QUALQUER TIPO de emergência, onde o atendente é treinado para encaminhar o serviço adequado ao problema relatado pela vítima, bem como auxiliá-la e orientá-la remotamente enquanto o serviço não chega.

    Pra muitos, eu posso parecer um menino ingênuo ao tentar mudar alguma coisa com esse vídeo que estou gravando, mas digo que eu realmente acredito que os passos que qualquer um dá podem, sim, influenciar tanto negativamente quanto positivamente nos acontecimentos que virão.

    Obrigado pela atenção!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: