Fifa consulta Arena do Grêmio sobre receber jogos da Copa

Diretor da OAS revelou que houve conversa informal para substituir Arena da Baixada caso não fique pronta

Diretor da OAS revelou que houve conversa informal para substituir Arena da Baixada caso não fique pronta.  Crédito: Lucas Uebel / Grêmio / CP Memória

Diretor da OAS revelou que houve conversa informal para substituir Arena da Baixada caso não fique pronta. Crédito: Lucas Uebel / Grêmio / CP Memória

A Fifa fez uma consulta na semana passada à OAS Arenas, que administra a Arena do Grêmio, sobre a possibilidade de o estádio receber jogos da Copa do Mundo. O local ficaria de reserva da Arena da Baixada, em Curitiba, que passa pelo risco de não ficar pronta para o evento. Quem fez a revelação foi Carlos Eduardo Paes Barreto, diretor-superintendente da OAS Arenas, em conversas com jornalistas na véspera do primeiro evento-teste da Arena das Dunas, em Natal.

Segundo Paes Barreto, no entanto, é muito difícil que isso aconteça por questões logísticas, sendo a saída mais simples para substituir Curitiba espalhar as quatros partidas previstas para o estádio do Atlético-PR pelas outras sedes (são outras 11 no total).

“Realmente a Fifa nos procurou para uma consulta, coisa informal, porque temos um bom relacionamento. Porém, acho que é uma opção bem remota. O estádio está pronto para isso, mas a logística toda seria complicada agora”, relatou o diretor da OAS.

Os atrasos nas obras da Arena da Baixada têm sido alvo de preocupação da Fifa. O estádio é um dos que não cumpriram o prazo determinado pela entidade que comanda o futebol mundial para serem entregues (dezembro de 2013). O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu um últimato aos responsávelis no último dia 21. O cartola afirmou que se não houver avanços até 18 de fevereiro, data em que está prevista nova visita ao local, a cidade poderá ser eliminada do torneio.

O temor com a situação da sede é generalizado. Em entrevista recente, Mario Celso Cunha, secretário estadual da Copa em Curitiba, admitiu: “Do jeito que está, a Arena da Baixada não fica pronta a tempo da Copa do Mundo.

A Arena do Grêmio, por sua vez, foi inaugurada em dezembro de 2012 com um amistoso entre Grêmio e Hamburgo (ALE). Porto Alegre já será sede da Copa com o Beira-Rio, cujas obras estão na reta final. Para o estádio do Inter estão previstos cinco jogos, um deles pelas oitavas de final. A tabela do Mundial prevê que a Arena da Baixada receba os seguintes confrontos: Irã x Nigéria (16 de junho, às 16h), Honduras x Equador (20 de junho, às 19h), Austrália x Espanha (23 de junho, às 13h) e Argélia x Rússia (26 de junho, às 17h).

Correio do Povo



Categorias:Arena do Grêmio, COPA 2014

Tags:, , , ,

28 respostas

  1. Pessoal, para saberem as datas e horários de todos os jogos da copa, separados por sede, visitem o site http://www.calendario.com.br .
    Há os calendários de todas as cidades brasileiras, incluindo as 12 sedes. Vale a pena conferir.

    Curtir

  2. Observações:
    1- se a copa do mundo fosse disputada somente no RS, não haveria superfaturamento nos estádios, por uma razão: Beira Rio e Arena são particulares, não tem porque superfaturar uma obra particular, ao contrário do Maracanã e Mineirão que são municipais e há desvio de dinheiro e indigna o povo.

    2- Os manifestos contra copa nesse momento devem servir pra mostrar que o povo está atento, porém o cancelamento da copa nesse exato momento seria um desastre financeiro completo, (agora deixa estar).

    3- Independente da copa, acho que Porto alegre deveria investir em turismo pro ano todo, a cidade tem potencial pra isso, gera emprego e riqueza e faz bem pra auto estima do Porto Alegrense.

    4- Já citei algumas ideias para o turismo pra Poa, e vou repeti-las:

    a) Uma roda gigante ao estilo a de Londres na beira do Guaíba entre o Barra e o museu.
    b) Construção de parques ao estilo Tanguá de Curitiba.
    c) Letreiros gigantes ao estilo Hollyhood, no morro da polícia, escrito PORTO ALEGRE, esse morro tem uma vista fantástico da cidade e poucos conhecem.
    d) Restaurar partes históricas da cidade.

    Curtir

    • Muitas cidades mundo a fora fabricaram pontos turísticos e se deram bem, concordo com tua colocação. Para fazer sucesso, no entanto, é mais fácil se houver uma combinação de pontos turísticos + infra-estrutura + cultura. Já temos todos, mas falta a auto-confiança. Já viajei para lugar bem menos estruturado que PoA e adorei, pois havia um orgulho local, uma vontade de mostrarem o que é seu. Tem muita cidadezinha em que tu encontra gente falando outra língua (normalmente o inglês, o que já ajuda bastante) e fazendo todo um esforço para tratar o turista bem e mostrar para os visitantes o que têm de bom. O gaúcho parece que é orgulhoso mas é também fechado em si mesmo, parece que não quer dividir sua terra com ninguém.

      Curtir

  3. Olha, minha sincera opinião a respeito: tanto faz se existe ou não plano B…Acho ilusório aqueles que questionam a positividade da realização de jogos em Porto Alegre. Quem realmente esta lucrando com a copa na cidade? A população? Que eu saiba, ganharam apenas os cartolas dos estádios selecionados, as cias aéreas quetriplicarão o valor das passagens e a rede hoteleira, que seguira o exemplo, na tarifação das estadias no período do evento…Quanto as obras, não serão herança da copa, mas uma OBRIGAÇÃO do poder publico, pois administram uma cidade, recolhem impostos e são SIM, obrigadas a resolver a mobilidade urbana do município independente da realização do evento ou não…Ok, teremos Copa, mesmo estando nosso país tendo outras prioridades, que com certeza não é a copa nem tão pouco os investimentos no porto de Cuba…Ainda temos falta de leitos hospitalares, violência urbana, educação precária…Mas teremos a Copa…Mostraremos ao mundo que todas as mazelas sociais, toda a corrupção politica não são tão importantes quanto a copa do mundo, essa sim, merecedora de investimentos bilionários e superfaturados…No país da bunda de fora, da bola no pé, do ziriguidum, quem dança e leva frango é a sociedade consciente…Por mim, #não precisa ter copa…

    Curtir

  4. Onde há fumaça tem fogo? Quem sabe seja verdade. Só o tempo responderá!

    Curtir

  5. Inter ”único” clube do mundo a sediar 2 copas em 2 estádios ”particulares” diferentes, Eucalipto em 1950 e Beira Rio 2014.

    Curtir

    • Isso só pode ter vindo da lista de fatos curiosos inúteis do futebol…

      Curtir

      • Não saiu de nenhuma lista o fato do inter sediar 2 copas do mundo.

        Meu avô ajudou a construir o estádio Eucalipto e meu pai ajudou a construir o Beira Rio,

        Tá no sangue, e colorado que se prese não precisar ler curiosidades ele mesmo faz a história ajudando o Inter.

        Curtir

        • É “preze”. E segue na tua ilusão futebolística. Isso realmente é algo importante para a vida. Imagina se construísse um edifício virasse fã dos moradores… ou do próprio edifício… wake up.

          Curtir

        • Ao Renan G,

          Postei um fato histórico, e falaram que eu peguei de um site de curiosidades, mostrei então ser na verdade um herança de família ajudar a construir os estádios do Inter.

          E se isso for assunto importante para minha vida, ”e é” isso é problema meu, não pedi tua opinião, até porque eu não te julgo se as coisas que tu faz são importantes ou não pra ti.

          E a propósito a tua comparação foi ridícula, primeiro que não há ilusão futebolística da minha parte, até porque tudo que minha família fez foi concreto e real, avô e pai engenheiros e colorados.

          Curtir

  6. é assim que plantaram, sem um comunicado oficial, a notícia na mídia para fazer pressão política na arena da baixada.

    Curtir

  7. Viu Viu!!! Houve a intenção…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: