Concurso para prédio anexo da Câmara é lançado oficialmente

Novo prédio será construído no mesmo terreno onde fica o Palácio Aloísio Filho.

Novo prédio será construído no mesmo terreno onde fica o Palácio Aloísio Filho.

Na noite desta terça-feira (16/9) aconteceu o lançamento oficial do edital do Concurso Público Nacional de Arquitetura que vai escolher o melhor projeto arquitetônico para a construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho. O evento foi realizado no espaço Cultural Tereza Franco, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A iniciativa é coordenada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Estavam presentes na cerimônia o presidente em exercícioda Câmara, vereador Mauro Pinheiro (PT), o Diretor Geral do Legislativo, Albano Assis, o vereador Cássio Trogildo (PTB), o ex-presidente da Casa Clóvis Ilgenfritz, o diretor de Patrimônio e Finanças, Fernando Castro Martins, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Roger, o chefe do Serviço de Obras e Manutenção da Câmara, engenheiro Paulo Demingos e o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, entre outros convidados.

Licenciado da presidência da Câmara por motivo de saúde, o vereador Professor Garcia (PMDB) se fez presente através de um depoimento que foi gravado em sua residência. “Hoje é um dia muito importante para a Câmara. Quero agradecer ao IAB-RS que nos ajudou, juntamente com o grupo de trabalho e a Direção Geral da Casa, para que pudéssemos transformar em realidade, nesse momento, algo que é um sonho há mais de 20 anos. Esse prédio é um prédio sustentável, inteligente e transparente que irá abrigar as diretorias Geral, de Patrimônio e Finanças e Administrativa”, falou Garcia.

Os concorrentes irão apresentar propostas de estudos preliminares da área. O valor total para a elaboração da obra gira em torno de R$ 341,8 mil, sendo deste valor R$ 70 mil a título de prêmio para o primeiro colocado, que terá seu projeto executado. O resultado dos finalistas deve sair em 120 dias, depois da publicação do edital. Depois de escolhido, o projeto final passará por processo de licitação.

O presidente em exercício, Mauro Pinheiro, parabenizou o trabalho do vereador Professor Garcia e a equipe de planejamento e projeto. “Desde que cheguei nessa Casa, ouço falar desse anexo e nunca ninguém teve coragem de colocar em prática. Agora, Professor Garcia, junto com sua equipe, o Diretor Geral, Albano Assis, e o IAB-RS estão colocando em prática e dando hoje o primeiro passo para a realização desse projeto”. Pinheiro destacou ainda que a obra não ficará no papel. “Estamos trabalhando de forma compartilhada e os recursos existem e são todos da Câmara. Já existe orçamento para a construção do prédio”, afirmou.

Tiago Holzmann da Silva destacou a importância do concurso para o IAB-RS. “Ao contrário de outras modalidades de licitação, o concurso público permite que a escolha seja pela qualidade da proposta e não pelo menor preço”, afirmou. Na cerimônia foi lançado também o site do concurso.

O projeto

O trabalho resulta das atividades da comissão permanente de obras da Câmara Municipal, que, em 2014, é presidida pelo Diretor Geral, Albano Assis. O projeto contou com a consultoria do arquiteto Claudio Araújo, autor do projeto arquitetônico do Palácio Aloísio Filho. A previsão é de que o projeto vencedor seja contratado ainda neste ano. A reforma ainda possibilitará a melhor ocupação do prédio principal, com a ampliação dos gabinetes dos vereadores, melhor atendimento ao público e maior produtividade, com novos recursos tecnológicos que, devido à superlotação, não é possível disponibilizar.

Câmara Municipal



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Concursos Públicos para projetos arquitetônicos

Tags:, ,

13 respostas

  1. espero que não façam outro cubo russo. no mundo dos carros um famoso projetista ja disse: carro feio ou bonito tem o mesmo custo..

    Curtir

  2. Não seria mais barato diminuir cargos e ocupantes do que construir algo para ser ter mais gastos ? Não seria mais importante construir escolas hospitais ?
    Tem dinheiro para mais cargos públicos, esta não fica enxuta nunca mesmo com toda tecnologia em informática este setor (publico) nunca faz algo para diminuir gastos. As empresas privadas são as mais enxutas e funcionam.

    Curtir

  3. licitações:
    pra beneficiar autoridades: por melhor qualidade
    pra benefício da população: por menor preço

    Curtir

  4. Frequento a Câmara de Vereadores há muitos anos. É um prédio superdimensionado para 36 vereadores. Imensos espaços ociosos, ocupados por obras de arte e exposições de gosto duvidoso. Feiras de bordados e outros eventos supérfluos também acontecem por lá. Dezenas de salas sem função alguma, um gigantesco elefante branco. Antigamente a Câmara ocupava no 14º andar do Ed. Intendente Montauri e funcionava até melhor. Quer dizer, era a mesma porcaria de hoje. Retorno zero à população. A diferença é que agora, os custos para manter a nababesca estrutura multiplicaram-se por 20, 30 vezes. Retrato de um estado bastardo. Agora, incrivelmente eles querem fazer um anexo, ou seja: a mesma lógica perniciosa retorna. Cada vez mais estrutura, cada vez menos utilidade. É a máquina inchando e o custo Brasil aumentando na contra-mão da prestação de serviço. É óbvio que um país assim em algum momento irá implodir.

    Curtir

    • Concordo contigo Oscar, exceto num ponto: há duas galerias de arte pequenas lá que servem para serem um local onde artistas iniciantes mostrarão o seu trabalho. Eu já expus minhas fotos lá, há uns 10 anos atrás. Um espaço democrático e muito bom para o que foi criado. Senti um certo preconceito em relação a arte. Mas o resto estou de acordo.

      Curtir

      • Não tenho preconceitos em relação a arte, apesar de odiar certos trabalhos batizados “arte”. Bem, questão de gosto pessoal. Quanto aos espaços (permanentes) de arte na Câmara eu, sinceramente, não acho que seja a função de uma Casa Legislativa.

        Curtir

  5. Concurso nacional? Ótimo.

    Curtir

  6. Mais prédio para encher de mais cabos eleitorais de políticos, pagos com dinheiro público.

    E, provavelmente, ficará pronto bem antes do prédio da Ospa, ali do lado.

    Curtir

  7. Uma vez passeando com um americano em Porto Alegre fui perguntado o que eram aqueles belos prédios à beira do lago, na zona mais nobre da cidade, respondi que eram prédios públicos. Ele então comentou que no país dele os prédios públicos ou eram absurdamente antigos, ou se eram modernos eram espartanos e sem muitos adornos, e ficavam não necessariamente nos locais mais caros da cidade, afinal eram do governo e não precisavam custar muito dinheiro. No Brasil os prédios públicos são os mais suntuosos, cheios de detalhes artísticos e materiais caros. Aposto que será construído mais um elefante branco de beleza rara (e cara), ainda que necessário o prédio, não precisaria ser tão caro, mas será.

    Curtir

    • Eu acho que o que tu falas acontece mais com prédios da esfera federal e estatais federais.
      A nível de estado e município isso não é tão gritante. Tenho certeza que no caso da Câmara Municipal não vai acontecer isso, até por que as verbas disponíveis não devem ser muito grandes. Já no governo federal….

      O próprio prédio da Câmara considero modesto…

      Curtir

      • Tomara! Eu sei que o dinheiro que falta no HPS não é o que vai construir esse prédio, sei que a política é mais complexa do que “queremos hospitais e não copa do mundo”. Mas que me dá uma tristeza passar no HPS e ver aquele prédio que parece que saiu de uma cidade falida do leste europeu nos anos 50, ah me dá. Quando teremos uma reforma decente naquele prédio? Eu já fui muito bem atendido lá mais de uma vez, mas a estrutura interna (e externa) merecia mais atenção.

        Curtir

    • Até acho que nossos prédios públicos mais recentes não são bonitos nem tão bem localizados, vide os fóruns dos bairros. O foro central acho que ficou bonito mas sem exageros.

      Neste caso é no centro por questões históricas.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: