Surge um plano B para o Cais Mauá

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Jornal Metro – Porto Alegre – 17/04/2015



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

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54 respostas

  1. Querer que os xiitas aceitem tirar o muro dali é sonho.

  2. Qual o problema de comercio na orla? Ninguem pode comer ou beber nesse local?

  3. Enquanto isso, na Idade Média…

  4. Cansei de debater sobre essas coisas. Porto Alegre está anos luz atrasada, e a culpa é do próprio cidadão que é do contra à tudo e a todos. Preferem ver lixões a céu aberto do que prédios bonitos e modernos. Preferem lixos à beira rio do que um calçadão… Vetaram um prédio de 24 andares no Pontal do Estaleiro e aprovaram de 22 andares. Pelamordedeus, que diferença faz 2 andares? Melhor para o meio ambiente um prédio de 50 andares com areas verdes em volta, do que esses prediozinhos de 12 andares que em POA tem aos milhoes… Cidade do passado….

    • É, sempre fui dessa ideia de manter a volumetria e permitir mais andares. Prefiro um prédio de 50 andares do que 5 de 10 andares, desde que o volume seja o mesmo. Assim teria muito mais área livre no terreno.

  5. Fraquinhos os renders. Faculdades brasileiras de arquitetura são as piores do mundo.

    • Verdade, só olhar pras nossas ruas, cheias de caixotes baratos e patéticos. Contratei um arremedo de arquiteta uns anos atrás, pra fazer um projeto de reforma do apartamento que eu tinha recém comprado e ela cometeu erros crassos como ignorar encanamentos, pontos de fiação, fora que os desenhos dos móveis foi praticamente eu e minha esposa que fizemos. Se não são capazes de algo simples como uma reforma de apartamento, o que esperar de grandes projetos. E conheço mais gente que teve problemas do tipo, só pra constar.

    • Já foram melhores, hoje só servem pra ensinar a escolher almofadas.

  6. Porto Alegre, capital do atraso!!!!! Sem o projeto original do cais maua (que ainda vai pra audiencia pública, sem comentarios…), sem projeto da orla, sem pontal do estaleiro. Vai tudo virar praça igual às novas la da praia de belas, ou seja, com mendigo ja morando la, alias, é isso que querem mesmo. Parabens!!!!!

  7. Quem vai pagar?
    E por que gastar dinheiro com uma coisa tão sem graça?

  8. Abaixo da Mauá existem diques de contenção de cheias, então não pode ser feito “pista subterrânea”. Sem falar que isso é sonho aqui na província, provavelmente iria quintuplicar o valor do projeto. Logo, imagino que a ideia seja acabar com a Mauá, é isso? No render ela virou uma rua estreita de uma pista. Então tem que acabar com o trânsito de carros em todo o centro. Não dá pra tirar a Mauá, principal via do centro, sem impactar em toda a região.

    Outra coisa, ela quer integrar o Cais ao centro. E o 1km de trensurb do portão geral do Cais até + ou – a altura da Carlos Chagas? Ela vai rebaixar? E esse sistema de contenção pra substituir o muro? Quantos bilhões vai custar?

    Ao invés de diminuir a megalomania, as pessoas aumentam. Tem gente delirando…

    • Onde tem essa informação do dique? O que lembro da prefeitura falando é que o terreno é alagadiço. O único dique que existe é o muro em si penso eu.

      A questão toda sobre enterrar a mauá é que investimento para espaço público não é visto como investimento, então só se faz isso para “melhorar o trânsito” (como lá perto do aeroporto).

      No resto, concordo.

      Só não vi no render que a avenida virou 1 pista, tem 3 pistas ali claramente. Eu entendi que aquelas 3 pistas na imagem seriam a Mauá e a Siqueira (com a qual a Mauá faz binário) estaria atrás dos prédios, não é isso?

      • Eu tenho um livro sobre a enchente de 1941. Nele fala que a Mauá, Castelo Branco, Freeway e Edvaldo Pereira Paiva tem diques embaixo dela, aliados a uma série de casas de bombas (tem algumas na Mauá, com cara de total abandono: https://www.google.com.br/maps/@-30.030141,-51.236633,3a,75y,181.2h,95.7t/data=!3m4!1e1!3m2!1s-8ISrgkQioD1yC6FwN8C3A!2e0?hl=pt-BR). Isso me tirou uma dúvida histórica: “Tá, mas e o que acontece quando o Guaíba subir e contornar o muro, ali no Gasômetro? Vai ter enchente igual.”. Acho que a maioria nunca parou pra pensar nisso, hehehe.

        Sobre o render, eu entendi ali que sobrou aquela pistinha na direita da imagem (que com muito boa vontade cabe 2 carros espremidos). O meio é pra pedestres. Tem até aqueles bloqueios pra carros, ali onde tem um tipo de escultura.

        • O sistema de diques de Porto Alegre não é somente o muro. Ele engloba também toda a avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio. Ja notou que ela é mais alta do que o resto do terreno ? Que eu saiba só não está protegida a zona sul…

      • Felipe, no livro tem um mapa mostrando direitinho o esquema, que não achei na web, mas achei esses 2 links do DEP que falam sobre:
        http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dep/default.php?p_secao=74
        http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dep/default.php?p_secao=73

      • @cgasparetto

        Obrigado pelos links.

        Mas, de posse dessas informações, fica uma dúvida: não tem como substituir o maldito muro por outros diques complementares, a fim de colocá-lo abaixo?
        Afinal, se no resto da orla os diques e casas de bombas dão conta, por que justamente naquele pedaço é necessário um muro?

      • Wagner, acho que o muro naquele pedaço é mais trauma em virtude de o centro ter sido muito afetado pela enchente em 1941. Deve ser uma proteção extra praquele pedaço. Eu não acho a solução do espelho d’água e cerca viva do lado interno, como está no projeto atual, ruim, afinal de contas, se sair a reforma, as pessoas vão circular pelo lado interno do cais. E outra… as pessoas reclamam do muro, mas nem se ligam que os próprios armazéns são um obstáculo à vista do rio-lago. Sinceramente, POA tem 74km de orla, e galera se preocupa com picuínhas como o muro ou o pontal do estaleiro.

      • A visão que se teria em POA sem o muro, seria tipo isso aqui, em Rio Grande.

        https://www.google.com.br/maps/@-32.029835,-52.093974,3a,75y,68.15h,78.96t/data=!3m4!1e1!3m2!1sVw9dsnv3roLwiqDR1BzhVw!2e0?hl=pt-BR

        Um paredão de armazéns, sendo que os daqui são maiores.

      • Concordo que os armazéns ainda assim iriam tapar a vista do Guaíba.
        Mas, mesmo assim, adoraria a retirada do muro. Eu acho aquele muro extremamente opressor, pois restringe o acesso a um local que deveria ser público (aviso aos xiitas, não estou dizendo que sou contra o projeto do cais, de ter espaços privados, estou falando apenas do acesso)…

      • Vagner, um porto desativado, transformado como atração turística concordo que deva ser público. Mas um porto em funcionamento não é público. Pode ir ao porto de Rio Grande, nas áreas que ainda funcionam. Não é permitida a entrada. Então, “porto público” é relativo. 😉

    • Gasparetto, qual é tua definição de dique? Talvez estejamos pensando coisas diferentes, quando fala em dique eu penso em um “muro” (de concreto, terra, tanto faz) e não em uma estrutura subterrânea. Note que a Edvaldo pereira paiva é mais alta em relação ao nível do rio, fica claro isso se tu olha a partir da Padre Cacique.

      A definição da wiki é o que penso:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Levee

      Existem câmaras subterrãneas, por exemplo, em condutos, como o Álvaro Chaves.

      • A concepção de engenharia do muro é a de uma estrutura engastada. Isto significa que o plano de concreto mergulha chão adentro vários metros, de modo que o muro possa resistir ao empuxo da água durante uma enchente. Esta estrutura enterrada é a subterrânea a que se referem.

      • Certo, sendo isso de maneira alguma ele impede o enterramento da via, certo?

  9. Sou contra comprometer eternamente um espaço público destinado ao lazer, cedendo espaço para particulares e sacrificando estética, com o argumento da falta de recursos, cuja culpa, aliás, é culpa dos gestores e representantes do passado, para não falar dos atuais.
    Então, que se execute um projeto que contemple 100 % o lazer, na velocidade compatível com os recursos públicos de que se possa dispor.
    Por que teríamos que nos prostituir? Sou contra.

  10. Ah, esqueci de mencionar o TRAM que ela contempla no projeto, ligando o cais com o centro, o que é outra excelente ideia, e essa sim, poderia ser implementada sem muitas dificuldades, bastaria para isso lançar uma licitação e ver qual empresa estaria interessada em assumir a obra e operação por 20 anos.

    • O Tram de Puerto Madero foi desativado pois ninguém usava. A moral não é justamente as pessoas caminharem pelo espaço?

      • Um VLT exclusivamente para o Cais ficaria sem propósito, agora, uma linha circular passando pela primeira perimetral com uma ou duas linhas secantes ficaria realmente interessante e cobriria ainda o Cais.

  11. Eu vi o plano em detalhes, tenho o arquivo no meu computador. Ele contempla diques moveis à la Holanda, e o plano inicial contemplava um túnel ligando a Castelo Branco à Beira Rio. Pelo visto fizeram uns remendos, tirando o túnel (que custaria centenas de milhões de reais para ser feito), mas deixaram os diques móveis, que acho que custariam umas dezenas milhões pra fazer. Fora que o tráfego, se implementada a ideia do projeto, ficaria lento na região o que afetaria o resto da cidade de forma absurda, pois ele seria redirecionado para Perimetral. Enfim, se o projeto não fizer o transito da cidade piorar (e pros engraçadinhos que pensaram alto que “não tem como piorar”, tem como piorar sim, venham pra São Paulo e vejam como é aqui, é bem pior que Porto Alegre) e ser financeiramente viável, sou totalmente a favor. O problema é que todo mundo sabe que não tem como financiar uma obra dessas sem colocar um prédio ali para angariar os recursos necessários.

  12. UHAUHAUH A MELHOR PARTE “QUE SE MUDOU PARA SÃO PAULO EM 2009”. KD COERÊNCIA

  13. Projeto legal, só faltou dizer quem vai pagar hehe.

    Entendi que voltaram com a discussão de rebaixar a Mauá? Eu acho legal, mas a prefeitura já deixou claro que esse tipo de obra só sai se for para abrir espaço para veículos automotores, pedestres estão em segundo plano.

  14. que besteira, por que não por shopping? assim como temos iguatemi e germânia, praia de belas e marinha. Shopping é o que revitaliza os espaços, do contrário acabam sucateados como a usina do gasometro ou redenção

    • Tu realmente acha que as pessoas vão nos parques que tu citou porque tem um shopping perto?

    • Argumento totalmente sem sentido.
      1- quem faz a manutenção do germania é a goldsztein. O iguatemi não mete os bedelho.
      2- o marinha do brasil teve bastante investimento publico por causa da copa, mas fora isso, continua sendo um parque sem manutenção. Praia de Belas caga pro parque.
      3- um parque “mais ou menos” é o Parcão, que é administrado pelo hospital moinhos de vento.
      4- Os parque que tu julga “sucateados” são justamente os mais frequentados da cidade: redenção e gasômetro. Podem ser abandonados de manutenção, mas ainda são os mais populares mesmo sem nenhum shopping ao redor.
      5- Um exemplo de gestão de parque que não tem nem um shopping a menos de 2 km: Encol. A melnick even administra a manutenção do parque. Acredito que seja alguma medida compensatória, mas é uma solução boa.

      Ou a prefeitura assume o parque de verdade ou coloca a responsabilidade para algum empreendedor como medida compensatória. Pode construir 30 shoppings ao redor de todos os parque de porto alegre, mas se não houver um contrato de prestação de serviço, vai continuar a mesma merda

      • A Melnick também administra a praça Garibaldi e é uma vergonha.

      • eu não falei sobre os shoppings fazerem a manutenção dos parques, e sim sobre vitaliza-los, o parcão/encol é requentado por famílias, nos parques com shopping perto é outro público com faixa etária completamente diferente.
        Sou totalmente contra entregar esses espaços para a prefeitura, já que em Porto Alegre os estacionamentos de shopping são mais bem cuidados/bonitos que os parques kkkkkk, se morássemos na Suécia ou algum país de primeiro mundo, eu seria a favor.

      • acho que a última coisa que um administrador de shopping quer ver revitalizado é um parque ao lado do seu empreendimento (ao contrário de construtoras de condominios ou predios residenciais)
        Vide as bizarrices que o barra sul fez com a área em frente ao shopping. Shopping Center e Parque são antagonistas nesse sentido

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