Prefeitura valida projeto-piloto do Cais Mauá e espaço será aberto no aniversário de Porto Alegre

Espaço de 40 mil metros quadrados terá área de entretenimento, alimentação e estacionamento

GP - Reunião almoço 1ª Menu POA 2019

Marchezan: primeiro passo para viabilizar o Cais Mauá  Joel Vargas/PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou durante o Menu POA, realizado nesta terça-feira, 5, na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), que o Escritório de Licenciamento da Prefeitura Municipal validou a alteração do cronograma de obra para o projeto piloto do Cais Mauá. “Teremos uma entrega provisória do projeto completo do Cais Mauá. Serão cerca de 600 vagas de estacionamento e dois hectares de área de convivência. É o primeiro passo para viabilizar o Cais Mauá. Vai ser um aperitivo de como é bom vencer a burocracia”, diz o prefeito.

O diretor-presidente do Consórcio Cais Mauá, Eduardo Luzardo, afirma que a área de entretenimento e estacionamento será entregue no dia 26 de março, dia do aniversário de Porto Alegre. “Agradeço o esforço da prefeitura que fez uma grande mobilização para acelerar este processo”, destaca.

O espaço a ser entregue no final de março junto à Usina do Gasômetro contará com áreas de gastronomia, quadras de beach tênis e bancos para apreciar o pôr do sol. Será um espaço temporário, por até quatro anos, até que todos os armazéns sejam revitalizados e se chegue à execução do projeto original, que prevê shopping e torres. Com a entrega da primeira fase, a expectativa é que seja criada uma demanda que facilite a comercialização mais acelerada dos armazéns e do projeto completo.

cais-maua

Áreas marcadas indicam os locais que serão liberados para uso da população.  Divulgação / Cais Mauá

Espaços que serão usados:

Área amarela = Gastronomia, que será entregue nos próximos meses;
Área laranja = Gastronomia, entretenimento e lazer, que será entregue em março;
Áreas em azul = estacionamento, que será entregue em março.

Prefeitura de Porto Alegre

 

 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , ,

15 respostas

  1. Ontem, 14/3, saiu a notícia de que esse projeto-piloto não será executado.
    É incrível a incapacidade de executar uma obra tão simples. Não sei porque ainda se dá atenção a essas promessas vazias…

    Inacreditável também é a estagnação de nossa cidade, nada anda, nada evolui (a não ser o preço da passagem de ônibus).

    É triste ver uma cidade como Porto Alegre “andando para trás”. Esse projeto do cais mauá se juntará aos homéricos fracassos gaúchos, tais como BR116, ERS118, obras da copa, etc…

  2. Estou positivamente ansioso e otimista por esta tão esperada obra e satisfeito por ela começar a ser destacada dentro dos canais burocráticos e da mídia de nossa cidade.
    É bom que se fale sobre o tema e se trate do assunto como algo o qual a sociedade já dá como certo (isto serve até para jogar responsabilidade sobre políticos e executores da obra).
    Mas, não posso fechar os olhos para a realidade, e esta demonstra que pouco ou nada de realmente significativo foi feito até agora. Quero estar enganado, mas não vi muita movimentação de veículos e pessoal no local da obra, condizente com aquela esperada para uma intervenção deste porte.
    Procurando pela internet, também não encontrei atualizações confiáveis sobre o real andamento da execução (se alguém tiver algum site/link para indicar…).
    Enfim, sigo aguardando na esperança de ser surpreendido…

  3. Umas negativações totalmente sem sentido nesse tópico. Vá entender…

  4. Bem, eu trabalho no centro e não vejo uma viva alma fazendo obra. Para mim esse consórcio está enrolando a população e nunca vai sair um projeto decente. Até o atracadero (atração na copa do mundo) poderia ter sido feito para liberar o armazém central, mas nada. Por mais que queira que liberem logo a área, acho que vai ser uma gambiarra do Júnior para fazer média, já que a orla ficou um espetáculo e não foi obra dele.

    • Pois é…está parecendo enrolação!!! E achei um tanto estranho que estão inaugurando um estacionamento! Ou seja, irão aproveitar uma área pública para lucrar com estacionamento e vender a promessa de um Cais revitalizado sem prazo e sem projeto. Está cheirando mal…

      • Que seja, mas faz falta um estacionamento por ali

      • Importante ser justo – em nenhum local especifica que o estacionamento será cobrado (talvez até seja, mas não encontrei esta informação em nenhum meio).
        De qualquer modo é importante ter espaço para estacionar (certamente esta é uma obrigatoriedade do EIV).
        Faria apenas uma observação referente ao local escolhido – superfície de um dos pontos mais nobres de nossa orla/margem. Poderia ser subterrâneo… mas é até aceitável como está, uma vez que é provisório mesmo…

        • Exato, concordo sobre a necessidade de estacionamento, pois nem todos usam transporte público, mas uma área super nobre para isso? Me faz pensar nesses estacionamentos aqui da Mauá, onde os carros parados ficam com as melhores vistas da cidade, enquanto nós, com o muro.

    • Acho que vai ser que nem o pontal, que deu uma ajeitada inicial para tornar a localidade rota da cidade de novo, atraindo pessoas para visitá-lo.

  5. Parece um prazo (50 dias) inviável, ainda mais por não ter data de início. Isso lembra aquela promessa do governo federal de liberar o trânsito na nova ponte do Guaíba até fins de 2018…

  6. Ficamos contentes e mais confiantes também. Um pequeno passo que tem um significado gigante. Definitivamente Porto Alegre e sua população merecem ter esta área do Cais recuperada, bonita e funcional, para gerar entretenimento, fruição coletiva, oportunidades e dignidade, oferecendo condições para desenvolvimento de atividades geradoras de empregos e divisas também. Torcemos para que o projeto decole de vez e só faça avançar em bom ritmo!

  7. Fantástico! Muito bom! Depois de tantos anos…

Faça seu comentário aqui: