CIDADE PARA A COPA: Capital prepara obra na Avenida Tronco

Prefeitura prevê início da duplicação de trecho de 3,5 quilômetros até dezembro

A Secretaria Extraordinária da Copa prevê para o próximo mês a conclusão do projeto básico para uma das mais reivindicadas obras para o Mundial de 2014, que terá Porto Alegre como uma das sedes. O documento permitirá que a duplicação de 3,5 quilômetros da Avenida Moab Caldas (Tronco) se inicie no segundo semestre. A obra está orçada em R$ 133,6 milhões.

Segundo o arquiteto Newton Paulo Baggio, gestor técnico da secretaria, a prefeitura tem convênio com o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), que apresentará o projeto. Ele ressalta a importância da parceria, que promete dar velocidade às ações da Copa.

A partir do documento, os gestores terão instrumento para definir a chance de transferência das famílias que moram próximas da via.

– Queremos usar o máximo de possibilidades para tentar atender às expectativas de todos – afirmou o arquiteto.

As vilas no entorno se inquietam com a indefinição.

– Desmanchei a minha casa de madeira no ano passado e fiz de material. Preciso rebocar e colocar o forro, mas não sei se continuo investindo – afirma a dona de casa Terezinha Maier, 45 anos, que já gastou R$ 10 mil na obra.

Moradora há 30 anos das margens da Avenida Tronco, Terezinha teme ser deslocada com as quatro filhas – Sayore, sete anos, tem a saúde frágil por conta da paralisia cerebral – para um bairro distante de um serviço de saúde.

– A ansiedade maior da comunidade é a falta de informações sobre a obra. Daqui a pouco, podem nos mostrar uma planta devastando tudo – diz o presidente da Associação de Moradores do Beco do Lago, Antônio Knevitz.

Conforme o presidente da associação de moradores da Vila Tronco Neves, Michael Santos, serão atingidas direta e indiretamente pela obra 45 vilas.

– As remoções podem acontecer a qualquer hora e isso está causando pânico. Além disso, a população que vive aqui há anos não quer sair e ir para locais distantes – afirma Michael.

ZH



Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: