Dnit garante duplicação das pistas da BR-101 até o final do ano

Diretor prevê dificuldades apenas com obra em ponte em Três Forquilhas

Faltando menos de sete meses para o fim de 2010, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mantém o ritmo acelerado das obras de duplicação da BR-101. Ouvido com exclusividade pelo Jornal do Comércio, o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Hideraldo Caron, garantiu que as pistas da rodovia federal estarão totalmente duplicadas antes do início do ano que vem. “Teremos todo o trabalho concluído nos dois sentidos, tanto para quem vem de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e vice-versa”, promete.

A informação do diretor do Dnit ganha importância principalmente porque a estrada – principal via de ligação do Estado com o restante do País – recebe um fluxo maior durante o período de verão. Segundo ele, apenas um ponto pode atrapalhar o tráfego na rodovia. “Temos uma obra no município de Três Forquilhas, onde estamos fazendo a demolição de uma ponte velha para a construção de uma nova. É o único local onde pode haver algum tipo de congestionamento durante o verão. Mas, pelo nosso cronograma, também deve estar concluída”, afirma Caron.

A reportagem do JC buscou ouvir os responsáveis técnicos pela obra nas superintendências regionais do departamento nos territórios gaúcho e catarinense. No Dnit-RS, o engenheiro Ricardo Daudt deu mais detalhes sobre a ponte, localizada próximo ao quilômetro 40 e que terá quase 239 metros de extensão. “Quem vem de Torres para Porto Alegre percebe que no lado direito já foi feita uma ponte nova, onde passa o tráfego hoje. No esquerdo, ela está sendo demolida e será feita uma nova, que deve estar concluída até o fim do ano”, prevê.

O coordenador-geral do Gerenciamento das Obras de Duplicação da BR-101 comenta que depois disso ficarão faltando apenas obras complementares no trecho gaúcho da rodovia. “São ruas laterais, em vários perímetros urbanos, que são executadas de forma paralela à duplicação das pistas. Conforme se vai liberando a pista principal para o tráfego, podemos ir trabalhando nessas paralelas.” Daudt estima que estas ações estejam finalizadas ainda no primeiro semestre de 2011.

Ao todo, após a duplicação, o trecho gaúcho da BR-101 ficará com 88,5 quilômetros de extensão – dez a menos do que tem hoje. “A redução se deve à construção do túnel e da elevada em Maquiné. Estamos com as obras civis concluídas e trabalhando agora na ventilação, iluminação e no sistema operacional, que vão garantir todo complexo de segurança do túnel”, explica Daudt.

Trecho catarinense teve impasse por questões ambientais

Em Santa Catarina, a Superintendência Regional do Dnit informa que 142 quilômetros da BR-101 já contam com pistas duplicadas e liberadas ao tráfego de veículos. Com isso, ainda faltam apenas 96,5 quilômetros para serem duplicados.

A assessoria do Dnit-SC garante que a terraplanagem deste trecho está praticamente concluída. Os operários trabalham agora na colocação das camadas de asfalto, que dependem da condição climática.

Além disso, o trecho catarinense terá mais 200 quilômetros de ruas laterais junto a áreas industriais ou travessias urbanas, onde existam moradores ao redor da rodovia. Deste total, 141km estão prontos, confirma o Dnit-SC.

O maior entrave na duplicação da BR-101 em Santa Catarina envolveu questões ambientais. Para não atrapalhar toda a obra, o departamento destacou estes pontos do projeto inicial. Sendo assim, dez quilômetros da pista não tiveram nem a licitação aprovada ainda.

A previsão é de que um edital seja publicado neste final de primeiro semestre, dando início ao processo de construção da ponte em Laguna, que fará a travessia sobre a Lagoa da Cabeçuda. A mesma expectativa recai sobre outra obra: um túnel em Tubarão, no Morro do Formigão. “Os projetos estão concluídos e em fase de aprovação em Brasília para que o edital seja lançado”, explica a assessoria do Dnit-SC.

Desta forma, ficará ainda pendente a construção de dois túneis em Palhoça, no Morro dos Cavalos. Um entrave envolvendo comunidades indígenas atrasou o processo. A intenção do departamento é lançar a licitação até o final deste ano, já que os projetos também estão em fase final de elaboração.



Categorias:Infraestrutura, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

4 respostas

  1. APOSTEI MIL REAIS COM UM COLEGA COMO NÃO ESTARIA PRONTA A DUPLICAÇÃO TOTAL ATÁ A COPA DE 2014. ACHAM QUE VOU PERDER ???

    Curtir

  2. E nós bobinhos da corte, acreditamos.
    Só para construir um tunel leva mais de 2 anos.
    no lote 29 ( SOMBRIO-SC), ja trabalharam 3 empreiteras e nao foi feito quase nada. Fiquem de olho!!!!!

    Curtir

  3. DUVIDO!!!
    Primeiro, porque todos os prazos prometidos anteriormente foram descumpridos.
    Segundo, porque rodando na rodovia é possível perceber o quanto ainda falta realizar de obras, e não é pouco (na boa, o Sr. Hideraldo Caron deve estar se baseando apenas em relatórios; ele não foi in loco conferir as obras…).
    Terceiro, se falta ainda construir uma ponte e um túnel em SC, obras essas que nem começaram, como querem nos convencer de que vão entregar tudo até o fim do ano?!?
    Ora, o DNIT informa que “… ainda faltam APENAS 96,5 quilômetros para serem duplicados” no lado catarinense, quer dizer que ainda falta MAIS DE UM TERÇO do trajeto a ser realizado!!
    Se levaram todo esse tempo para fazer o que fizeram, por que devemos acreditar que vai estar tudo pronto até o fim do ano?
    Por que a Dilma quer?
    Papo furado!…

    Curtir

    • É verdade Tiago. Concordo contigo. Ao voltar de Floripa em fevereiro, pude ver o quanto ainda falta pra terminar as obras. Acho muito difícil, ao ritmo que as obras andam, que finalizem as obras até o final de 2010. Talvez no final de 2011….

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: