A Grenalização da Copa 2014 em Porto Alegre

Arena do Grêmio ou Beira-Rio – temos um GRENAL ?

Tenho observado uma certa disputa entre as torcidas de Grêmio e  Inter, em razão da escolha do estádio de Porto Alegre que sediará a Copa 2014. Os gremistas, muitas vezes imbuídos de um fanatismo que não leva a a nada, dizem que a Copa deve ser disputada na Arena Gremista, que já está com sua construção encaminhada e certa (as obras começam no mês que vem, terminando em 2013). Dizem também que os incentivos fiscais deveriam ser utilizados pela Arena e não pelo Beira-Rio.  Os colorados não aceitam esta idéia, pois o Beira-Rio foi escolhido oficialmente pela FIFA como a sede de Porto Alegre. No máximo, a Arena Gremista  poderia ser utilizada para treinos de seleções sediadas na cidade. 

O que tenho visto em fóruns e blogs é que esta disputa está chegando no terreno da insanidade e que está levando a uma disputa mais ferrenha do que em campo em dia de Grenal.

Onde as pessoas que discutem esta escolha querem chegar ?

Não vejo razão para tais brigas, já que o que devemos ensejar é o melhor para a cidade, e seja qual for o estádio a sediar os jogos, será excelente para Porto Alegre. A Arena será construída de qualquer jeito, com Copa ou sem Copa. O Grêmio terá um moderno estádio para sua utilização. Além do estádio, haverão shopping center, centro empresarial e edifícios residenciais. Já o Inter optou por reformar o Beira-Rio e dar ao seu entorno uma infraestrutura de apoio, envolvendo lazer e negócio, assim como hotelaria. Esse entorno transformará a orla de Porto Alegre dotando-a de equipamentos que sequer imaginamos se não fosse organizada a Copa aqui. Portanto, não se trata de uma briga. Não se trata de uma disputa. Ambos os empreendimentos não somente são bem-vindos, como são necessários para o desenvolvimento da cidade, considerando o enorme potencial que ela tem.

Essas discussões infundadas só prejudicam a cidade, e levam a uma situação desconfortável à população. Será que é necessário isso ? Somos tão pobres que não podemos contar com 2 modernos estádios ? É necessário a inveja ?

E mais: é necessário incentivos fiscais a empresas, para construção de shoppings e centros empresariais? Creio que não. Este fato torna a questão muito fácil de ser entendida. Os incentivos devem ir exclusivamente para a reforma do Beira-Rio, que será o local onde realizar-se-ão os jogos do grupo da capital.

Gilberto Simon



Categorias:COPA 2014, Grêmio e Inter

Tags:, , , , ,

14 respostas

  1. Foda é construir estádio com dinheiro de todos pra só alguns usarem… Estádio não é equipamento público (ou alguém aí leva os guri pra jogar futebol no beira-rio ou no olímpico? Alguém aí entra sem pagar em estádio?). Tem que ter é uma boa contrapartida já que acreditar que os estádios gerarão dinheiro pra sempre é um sonho distante (haja torneio pra trazer gringo pra cá!) Enquanto isso, o CETE está todo capenga…
    Mas convenhamos, as renderizações do beira-rio dão um banho nas do grêmio hahaha
    Enquanto isso[2] a gente continua andando{parando!] nos ônibus. POA é demais!

    Curtir

  2. A copa de 2014 será na Arena do Grêmio e isso é fato!

    O inter não apresentou garantias para o projeto, ou melhor, referiu que a garantia são eles mesmo (“la garantia soy yo!”).

    O entorno do beira lago não será mais feito, pelo menos não nos próximos 50 anos.

    Venderam uma ferrari e vão entregar um fusquinha, se conseguirem os dinheiro para as obras através da venda do estádio eucaliptos (que nunca sai o edital de venda) e dos tais 130 camarotes vips (à bagatela de 1 milhão cada).

    Agora que o Governo já disse que não dará um centavo para estádio privado veremos quem tem o projeto mais consistente.

    Curtir

  3. Cara, tu devia te informar melhor!

    NÃO VAI TER MAIS ENTORNO!

    É só o estádio e ponto final… E se conseguir o dinheiro, ainda..

    Por enquanto, o projeto só passou pq o Banrisul assinou de fiador!

    Mas o entorno, ESQUECE!

    Fica pra 2050!

    Curtir

  4. “Quando não temos com quem brigar, brigamos entre nós mesmos”
    (Deputado Giovani Cherini, presidente da Assembleia, sobre o espírito belicoso dos gaúchos, que muitas vezes impede a cooperação)

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: