A Grenalização da Copa 2014 em Porto Alegre

Arena do Grêmio ou Beira-Rio – temos um GRENAL ?

Tenho observado uma certa disputa entre as torcidas de Grêmio e  Inter, em razão da escolha do estádio de Porto Alegre que sediará a Copa 2014. Os gremistas, muitas vezes imbuídos de um fanatismo que não leva a a nada, dizem que a Copa deve ser disputada na Arena Gremista, que já está com sua construção encaminhada e certa (as obras começam no mês que vem, terminando em 2013). Dizem também que os incentivos fiscais deveriam ser utilizados pela Arena e não pelo Beira-Rio.  Os colorados não aceitam esta idéia, pois o Beira-Rio foi escolhido oficialmente pela FIFA como a sede de Porto Alegre. No máximo, a Arena Gremista  poderia ser utilizada para treinos de seleções sediadas na cidade. 

O que tenho visto em fóruns e blogs é que esta disputa está chegando no terreno da insanidade e que está levando a uma disputa mais ferrenha do que em campo em dia de Grenal.

Onde as pessoas que discutem esta escolha querem chegar ?

Não vejo razão para tais brigas, já que o que devemos ensejar é o melhor para a cidade, e seja qual for o estádio a sediar os jogos, será excelente para Porto Alegre. A Arena será construída de qualquer jeito, com Copa ou sem Copa. O Grêmio terá um moderno estádio para sua utilização. Além do estádio, haverão shopping center, centro empresarial e edifícios residenciais. Já o Inter optou por reformar o Beira-Rio e dar ao seu entorno uma infraestrutura de apoio, envolvendo lazer e negócio, assim como hotelaria. Esse entorno transformará a orla de Porto Alegre dotando-a de equipamentos que sequer imaginamos se não fosse organizada a Copa aqui. Portanto, não se trata de uma briga. Não se trata de uma disputa. Ambos os empreendimentos não somente são bem-vindos, como são necessários para o desenvolvimento da cidade, considerando o enorme potencial que ela tem.

Essas discussões infundadas só prejudicam a cidade, e levam a uma situação desconfortável à população. Será que é necessário isso ? Somos tão pobres que não podemos contar com 2 modernos estádios ? É necessário a inveja ?

E mais: é necessário incentivos fiscais a empresas, para construção de shoppings e centros empresariais? Creio que não. Este fato torna a questão muito fácil de ser entendida. Os incentivos devem ir exclusivamente para a reforma do Beira-Rio, que será o local onde realizar-se-ão os jogos do grupo da capital.

Gilberto Simon



Categorias:COPA 2014, Grêmio e Inter

Tags:, , , , ,

14 respostas

  1. Foda é construir estádio com dinheiro de todos pra só alguns usarem… Estádio não é equipamento público (ou alguém aí leva os guri pra jogar futebol no beira-rio ou no olímpico? Alguém aí entra sem pagar em estádio?). Tem que ter é uma boa contrapartida já que acreditar que os estádios gerarão dinheiro pra sempre é um sonho distante (haja torneio pra trazer gringo pra cá!) Enquanto isso, o CETE está todo capenga…
    Mas convenhamos, as renderizações do beira-rio dão um banho nas do grêmio hahaha
    Enquanto isso[2] a gente continua andando{parando!] nos ônibus. POA é demais!

    Curtir

  2. A copa de 2014 será na Arena do Grêmio e isso é fato!

    O inter não apresentou garantias para o projeto, ou melhor, referiu que a garantia são eles mesmo (“la garantia soy yo!”).

    O entorno do beira lago não será mais feito, pelo menos não nos próximos 50 anos.

    Venderam uma ferrari e vão entregar um fusquinha, se conseguirem os dinheiro para as obras através da venda do estádio eucaliptos (que nunca sai o edital de venda) e dos tais 130 camarotes vips (à bagatela de 1 milhão cada).

    Agora que o Governo já disse que não dará um centavo para estádio privado veremos quem tem o projeto mais consistente.

    Curtir

  3. Cara, tu devia te informar melhor!

    NÃO VAI TER MAIS ENTORNO!

    É só o estádio e ponto final… E se conseguir o dinheiro, ainda..

    Por enquanto, o projeto só passou pq o Banrisul assinou de fiador!

    Mas o entorno, ESQUECE!

    Fica pra 2050!

    Curtir

  4. “Quando não temos com quem brigar, brigamos entre nós mesmos”
    (Deputado Giovani Cherini, presidente da Assembleia, sobre o espírito belicoso dos gaúchos, que muitas vezes impede a cooperação)

    Curtir

  5. Julião

    1) a FIFA não EXIGE cobertura… mas os estádios vão ter. E o Beira-Rio vai ter, porque isso era projetado ANTES do Brasil ser escolhido pra pra copa.

    2) o Inter apresentou garantias de TODO o valor do projeto, conforme citado no outro post, que reproduz materia da ZH

    “””
    Conforme o vice-presidente do Inter, Pedro Affatato, o clube apresentou na semana passada as garantias financeiras à Fifa de R$ 169 milhões – embora acredite que o custo final será de R$ 150 milhões.
    “””

    Como eu te disse antes, na época que se tomou a decisão, não existia nenhuma garantia de que o grêmio conseguiria tocar o projeto. Escolhendo o Beira-Rio, se teria uma opção minimamente viável caso a crise financeira continuasse grave por muito tempo.

    Quanto a quem fez a escolha: a CBF em conjunto com a FIFA. Sim, em larga parte é uma decisão política, mas com certeza eles avaliaram toda essa questão de viabilidade.

    E note, eu não sou contra a modernização/construção de estádios. Por mim, os dois projetos precisam ser executados por completo, como-está-na-maquete, porque é o melhor pra cidade. Infelizmente, sabemos que nem tudo vai sair como projetado – isso vale tanto pro Beira-Rio quanto pra Arena.

    Curtir

  6. Só medíocres (e como têm gente desse tipo aqui em POA) poderiam ser contra a modernização dos estádios de futebol da nossa cidade. Quanto a isso não existe grenalização, ou pelo menos não deveria haver.

    Pagamos caro e somos tratados como animais quando vamos assistir a dupla Grenal jogar: filas intermináveis para entrar em grandes jogos, filas para ir ao banheiro, filas para comprar lanche e bebidas, falta de estacionamentos, transporte público e vias de acesso amplas e descongestionadas… enfim: se é para pagar para se encomodar, melhor ver os jogos em casa no PPV ou no Bar.

    A única questão que me causa estranheza, quanto aos estádio de Porto Alegre, é porque um estádio reformado e não uma Arena nova?

    Claro que o ideal seria um grande estádio novo, único na cidade, construído em conjunto pelo Grêmio e Inter, mas isso é outra história. Talvez na próxima oportunidade, daqui a 30/40 anos isso acontece. Quem sabe, nesse período, aprendam que essa rivalidade, para ser sadia, deve acontecer somente dentro do campo e não nos negócios.

    Curtir

  7. Felipe:
    – foi o próprio vice-presidente do Inter que disse que as atualizações do Beira-rio custarão mais 37 milhões e já foram gastos 20 milhões nos últimos 3 anos;

    – todos os estádio da copa de 2014 no Brasil terão 100% das cadeiras cobertas, podem anotar, e isso será regra da FIFA de agora em diante;

    – o inter apresentou garantias para 1/3 do valor total da reforma (20+37 milhões), sem a cobertura portanto. Se colar, colou;

    – o Grêmio inscreveu a Arena no COL, com todas as garantias necessárias, no prazo adequado. Mas, como todos sabem, essa informação nem chegou a FIFA, pois a decisão já estava tomada;

    – quem tomou essa decisão e com base em quais argumentos, essa é a pergunta…;

    – o modelo de parceria da construção da Arena é muito mais seguro que a reforma no Beira-rio, que será feita com recursos próprios pelo inter e não tem nada a ver com a história da ISL, em que todas as receitas do clube estavam envolvidas. Agora, estamos falando só do estádio, não de venda de jogadores, receitas de TV, publicidade, royalties da marca e outros contratos.

    Curtir

  8. Julião,

    1) o projeto do Inter tem previsão de 150 milhões
    2) a cobertura nunca foi exigência da FIFA
    3) o clube já propunha a cobertura faz muito tempo – e ela vai ser a primeira coisa a ser feita
    4) o Inter já tem 40 milhões em caixa, com garantias financeiras para o resto. O grosso virá da venda do Eucaliptos, que parece estar demorando em função de limitações urbanísticas

    Ao meu ver, os motivos para o Beira-Rio ter sido escolhido, em detrimento da Arena do Grêmio, são

    1) a decisão foi feita na época da crise do crédito, onde existia forte incerteza sobre a possibilidade de se levantar recursos na monta pretendida pelo Grêmio

    2) o Grêmio propôs um modelo de parceria… a última vez que fizeram isso, acabou na delegacia

    3) como tu disseste, o projeto do Beira-Rio tem um potencial turístico melhor, graças a sua localização

    Eu concordo que a Arena tenha muita importância na revitalização do 4º distrito. Até por isso, acho que os dois estádios devem ser construídos. Pra algum coisa, a “grenalização” servirá: espera-se que o Inter não vá aceitar um resultado de baixa qualidade, justamente pra não ser constrangido pela presença de um estádio gremista melhor.

    Curtir

  9. não consigo acreditar que o projeto “gigante para sempre” sairá do papel. acho que, no máximo, irão reformar o beira-rio, sem aquele monte de infra-estrutura ao redor…. infelizmente…

    Curtir

  10. O problema todo é esse: não foi a FIFA que escolheu o Beira-rio, como estádio de Porto Alegre na Copa de 2014. Tanto que a FIFA ficou sabendo da existência Arena apenas há alguns meses atrás, por terceiros. Não houve escolha alguma.

    Essa decisão pelo Beira-rio reformado foi feita por baixo dos panos (sem critérios claros e conhecidos), provavelmente num acordo envolvendo o Inter, a FGF e a CBF. Ou seja, nunca houve uma análise comparativa objetiva e aberta das 2 possibilidades da cidade.

    Se tivessem feito isso as claras, demonstrado os motivos da escolha (P/ Ex.: o Beira-rio reformado será maior que a Arena, fica num lugar mais acessível e queremos valorizar essa área de imenso potencial turístico para a cidade, sua reforma é mais barata, garantida e viável, etc); nada disso estaria acontecendo.

    Sempre se tratou a Arena com desconfiança, como se fosse um sonho utópico e fantasioso ou, pelo contrário, um pesadelo para futuro do Grêmio, o gatilho que levaria o clube a falência e a extinção.

    Quanto a reforma do Beira-rio, o estádio indicado, nada havia para discutir, estava tudo certo as mil maravilhas (pelo menos na imprensa) e as dúvidas levantadas pelos gremistas na passavam de critícas de maldosos, amargos e invejosos.

    Dizíamos: cadê o dinheiro, cadê o projeto, cadê a viabilidade? Isso não importa, pois o Beira-rio foi o estádio escolhido e basta.

    Agora teremos um estádio reformado por 37 milhões, segundo as últimas estimativas divulgadas, sem cobertura, sendo utilizado na Copa de 2014 e outro, uma Arena de 400 milhões novinha em folha sendo colocada a disposição das seleções participantes como local de treinamento.

    Isso é um absurdo! Se isso acontecer seremos a piada do mundo. Se o pessoal daqui não consegue ver, o mundo dirá na nossa cara em 2014: vocês não são fanáticos, vocês são é doentes.

    Curtir

  11. A empresa que construirá a Arena é brasileira (OAS)

    Curtir

  12. Gilberto, considero ambos os projetos essenciais para a cidade, o do grêmio, daqui a 10 ou 15 anos, modificará por completo aquela região esquecida da cidade e do Intenacional trará vantagens para a nossa tão querida orla. Entretanto, não concordo com o “apadrinhamento” realizado pelos nossos vereados com a emenda nº 7.

    No mais, torço e muito para o sucesso dos projetos.

    Curtir

  13. Ótimo comentário Gilberto, faço das suas as minhas palavras.

    Curtir

  14. Gilberto, isso é mais uma vez o lado negativo do povo gaúcho se manifestando: o da desunião.
    Sou colorado, mas vibro com a ideia de termos a Arena do Grêmio, pois toda a comunidade será beneficiada. O Arena será multiuso e Porto Alegre precisa e muito de um local para eventos.
    Outra: O Beira-Rio foi escolhido pela Fifa e os projetos de infraestrutura da cidade foram planejados para atender aquela região. Pra que esta discussão toda? Será o máximo a nossa cidade ter dois estádios modernos, mesmo que somente um receba os jogos da copa.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: