Dois estádios Fifa: que outra cidade terá isso?

Depois da festa para marcar o início das obras da Arena do Grêmio, pode-se dizer sem medo de errar: não há sede mais adiantada visando à Copa do Mundo de 2014 do que Porto Alegre.

E também não há exemplo melhor sobre como proceder, do ponto de vista ético, do que o evidenciado pela capital gaúcha.

O Beira-Rio é o estádio oficial da Fifa para receber os jogos. Mas se alguma outra praça brasileira registrar atraso de obras não se descarta a hipótese de a Arena, uma vez concluída a tempo, abrigar jogos também. Pode acontecer, portanto, de Beira-Rio e Arena receberem a Copa.

Além desta possibilidade, há um outro fator que deve ser motivo de orgulho. Serão dois estádios, o Complexo Beira-Rio e a Arena Grêmio, erguidos sem dinheiro público dentro dos padrões Fifa.

É uma façanha. Que outra cidade fez algo parecido no Brasil?

Alguém poderá lembrar: a Arena tem financiamento do BNDES, encaminhado pela construtora OAS. Verdade, mas financiamento não é dinheiro dado. Os executivos baianos pagarão por ele.

Redução de impostos para as obras do Beira-Rio também não é caso de uso de verba pública. O Inter não receberá um tostão do governo. Pagará tributos menores. É bem diferente. Além do mais, o que se cobra de impostos no Brasil é um assombro. Há um debate sério acerca da carga tributária do país, e de como este peso atrasa o desenvolvimento.

Porto Alegre está um passo adiante no debate ético sobre a Copa.

Os riscos de desvios de recursos públicos ou mesmo de socorro do governo em caso de atraso das obras são infinitamente menores do que em outras praças, para não dizer inexistentes. É um golaço gaúcho.

Fonte:http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-copa2014,3047019,Dois-estadios-Fifa-que-outra-cidade-tera-isso.html



Categorias:Grêmio e Inter

Tags:, , , , , , ,

2 respostas

  1. Pô, tá muito futebolístoco o site 😀 😀

    Curtir

    • Também to achando Felipe !!!! eheheh mas é a notícia do ano em Porto Alegre….
      Vou ver o que tá acontecendo em outras áreas e postarei aqui, pode deixar.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: