AEROMÓVEL: aberta licitação para fabricação dos veículos

Sistema fará a ligação entre o novo terminal do Salgado Filho e a Estação Aeroporto. 

Porto Alegre – Foi aberto pela Trensurb, no dia 23, o processo licitatório público para a contratação da fabricação dos veículos para a linha do sistema Aeromóvel, que fará a ligação entre o novo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Aeroporto da Trensurb. A modalidade de concorrência será do tipo Menor Preço Global, estimado em R$ 2.848.904,21, referente a novembro de 2010. O contrato compreende o fornecimento de dois veículos, incluindo serviços de engenharia, suprimentos, montagem, instalações, fabricação e transporte.

De acordo com o gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, são necessários dois veículos: um modelo A-100, que comportará 150 lugares e terá 12,90m de comprimento e um modelo A-200, que terá capacidade para 300 passageiros e 24,20m de comprimento. Conforme o previsto no edital, as empresas interessadas deverão visitar as instalações da empresa Aeromovel Brasil S.A, em São Leopoldo, a fim de conhecer os modelos de veículos experimentais por ela desenvolvidos.

As propostas serão recebidas no dia 26 de janeiro, às 9h30, no auditório da Trensurb (Av. Ernesto Neugebauer, 1985, bairro Humaitá, Porto Alegre). O edital está disponível para consulta no site http://www.trensurb.gov.br/, link “licitações“.

Começa sondagem geotécnica no local onde será construído o Aeromóvel

Já estão sendo realizadas as sondagens geotécnicas da obra do Aeromovel, com o objetivo de confirmar as informações contidas nos projetos das fundações. A ação deve ser concluída até o final da primeira quinzena de janeiro. De acordo com Sidemar, “as obras de fundação e a fabricação dos pilares estão previstas para ocorrer entre a segunda quinzena de janeiro e o início de fevereiro”.

O projeto

Orçado em R$ 29,8 milhões, o projeto usa tecnologia 100% nacional e será totalmente desenvolvido no Rio Grande do Sul. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal. O trajeto de 952m, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, de concepção totalmente brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Diário de Canoas

Share



Categorias:Aeromóvel, aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:,

3 respostas

  1. sera que nao tem como eles fazerem com que o trajeto passetb. pelo terminal antigo ja que parece que ele voltou a ativa!?!?

  2. Não vejo a hora de andar nessa nova atração do playcenter.

  3. Cuidado, ouvi boatos de que Tarso não gosta de trens.
    Parece que assusta as corujas

Faça seu comentário aqui: