Prefeitura planeja ações de segurança para a Copa do Mundo

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Gerencial estiveram reunidos na Secopa Foto: Silvio Ribeiro/PMPA

A prefeitura está planejando a implantação de um Sistema Integrado de Comunicação entre entidades e órgãos públicos responsáveis pelas ações de segurança pública, emergência, coordenação de Defesa Civil, monitoramento do tráfego viário e serviços de infraestrutura com vistas à preparação de Porto Alegre para a Copa de 2014.

O secretário extraordinário da Copa de 2014 (Secopa), João Bosco Vaz, durante reunião com o secretário municipal de Segurança Urbana e Direitos Humanos, Nereu D’Ávila, tratou de questões relacionadas à segurança para o mundial de futebol.

 A implantação do sistema visa dar solução às seguintes questões:

1) Tratamento integrado para cuidar das emergências urbanas (ações coordenadas para otimizar os recursos);
A integração pode se dar “virtualmente”, através de TI, ou fisicamente, mediante implantação de uma Central de Controle Integrado. O projeto apontará a melhor solução para Porto Alegre.

2) Central de Controle Integrado: central de monitoramento da cidade, 24 horas por dia, com informações de diversos órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) que atuam em emergências urbanas. O objetivo é antecipar soluções e minimizar ocorrências, alertando os setores responsáveis sobre riscos e medidas urgentes para enfrentar situações graves.

A idéia é que esta central funcione como instrumento de apoio, analisando informações e acionando os órgãos de atendimento necessários para que uma ocorrência grave seja resolvida de forma a causar o menor impacto sobre a cidade. Os computadores da Central de Controle Integrado terão acesso às câmaras de vídeo que monitoram o trânsito e aos mapas de lentidão e de ocorrência da EPTC.

Outra ferramenta que será utilizada é o Sistema de Alerta a Inundações.  Entre os diversos órgãos a serem integrados à Central estão a EPTC, SAMU, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil (Municipal e Estadual), Polícia Civil, IGP – Instituto Geral de Perícias, Guarda Municipal, Polícia Federal, Departamento de Iluminação Pública, DMLU, Vigilância Sanitária, DMAE, DEP, SULGÁS, entre outros.

Na sexta-feira, 18, o secretário João Bosco Vaz recebeu representantes do Instituto de Desenvolvimento Gerencial para tratar da gestão na Copa do Mundo. Estiveram no encontro Fernando Ladeira Fernandes, Alexandre Lunkes Diehl e Carlos Afonso Zilli. Foram apresentadas diversas oportunidades para auxiliar a cidade. Ladeira foi o responsável pela estrututação e acompanhamento dos projetos ligados à Copa, no Governo do Estado de Minas Gerais. “Dispusemos o aporte de conhecimento em gestão”, destaca Diehl.

No próximo dia 28 será realizado um encontro com a coordenadora do Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), Izabel Matte. Serão detalhados o que pode ser feito em relação ao apoio em Porto Alegre, conforme os encargos da Fifa e por intermédio do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade).

Prefeitura de Porto Alegre

Share



Categorias:COPA 2014, segurança

Tags:,

2 respostas

  1. boa tarde! preciso saber o numero do telefone da central de controle de leitos de hospitais cituados no estado do rio grande do sul.?

    Curtir

  2. Até agora – SÓ CONVERSA FIADA. Basta olherem quem está “organizando” as coisas. Tudo político de carreira. Não há um técnico pensando as EFETIVAS soluções. Só tem papo-furado e “politiquês”.
    Só estão enrolando com notícias inúteis. Na realidade, eles não sabem nem por onde começar a coisa toda. Estão BOIANDO e vendendo manchetes para aparecer.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: