Governo federal garantiu R$ 300 milhões para oito corredores de ônibus na Região Metropolitana
As obras para o metrô de Porto Alegre devem começar em um ano, conforme o prefeito José Fortunati, que concedeu entrevista após o anúncio de R$ 1 bilhão de recursos federais, em solenidade no Palácio Piratini, nesta sexta-feira. Ele disse que serão necessários de quatro a cinco anos para a finalização do empreendimento. “Isso dependerá do modelo que vamos escolher.” Fortunati também explicou que a prefeitura fará licitação e que a ideia é de que a mesma empresa faça a estrutura e a opere. “O período para a exploração é de 30 anos.”
O total da obra é de R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 600 milhões de contrapartida da prefeitura, R$ 300 do governo do Estado, R$ 265 milhões de isenções fiscais municipais e estaduais, R$ 323 milhões de financiamento privado e R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União. Além disso, foram disponibilizados até R$ 750 milhões, também financiados, para o Estado e para o município. O metrô terá 14,8 quilômetros de extensão, ligando a Rua da Praia à Fiergs, na zona Norte. Estão previstas 13 estações e o trajeto será percorrido em aproximadamente em 30 minutos.
Correio do Povo
Categorias:Metro Linha 2
Não dá para entender: porque não fazem a estação do metrô no centro de Poa junto com a atual estação mercado, assim os usuários do trensurb que chegam da região metropolitana e precisam usar o metro de Poa não precisam se deslocar até a esquina democratica. não seria o ideal?
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Metro é uma obra bilionária que pode ser substituída hoje em dia por corredores de ônibus modernos – BRTs. O custo é menor e a mobilidade é a mesma. Vejam Curitiba com seu sistema rodoviário tido como exemplo. Eu não considero aquilo como um metro curitibano, mas algo melhor.
Ademais, construir um metro significa deixar os espaços para os carros particulares que poderiam perder espaço nas vias com a implantação de mais BRTs. É um incentivo para esta modalidade. A única coisa que eu não reclamo do governo na questão de impostos são aqueles para os automóveis, altíssimos. Mas mesmo assim existem muitos incentivos.
Mas já que optam pelo metro, paciência. É o desejo de 20+ anos dos porto-alegrenses. Espero que até o ano 3000 já exista uma linha que contemple também as universidades da capital. Digo ano 3000 porque sei que vai demorar muito para novas linhas, seja lá do que for, operarem em Poa.
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A mobilidade não é a mesma. Os melhores e mais espaçosos sistemas de BRT em operação conseguem chegar, no melhor dos dias, à 45 mil passageiros por hora. Sistemas de metrô geralmente vão até 60 mil.
Quanto a vantagem do BRT em forçar a perda de faixas de automóveis privados, isso é uma questão de planejamento de tráfego. Ao meu ver, nas vias onde for implantado o metrô, a área hoje destinada ao corredor de ônibus deve virar canteiro e permanecer assim para sempre. Tanto a Farrapos quando a Assis Brasil poderiam sobreviver muito bem com três faixas de cada lado (sem estacionamento) e um belo corredor central.
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Carlos você tem razão na parte das estações da avenida farrapos, esse trecho da avenida farrapos deveria ser estudada com mais cautela. Não falo por causa das estações da trensurb, o que não tem nada haver na minha opinião, mas sim pelo fato de nos locais das estações, exemplo ramiro barcelos, o fluxo de pessoas ser um pouco baixo, se comparado com os locais que você citou tipo independência, goethe. Seria bom se os responsáveis revissem esse trajeto.
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Eu acho que não tem porque o traçado do metrô seguir desde o início pela Av. Farrapos, muito perto da linha do trensurb. Deveria ir do centro pela Indpendência ou pela Protásio até a Goethe e, após, pela Farrapos. Qual o sentido de uma estação no Viaduto da Conceição se já existe uma estação do trensub na rodoviária? Quem vai utilizar a estação Ramiro Barcelos? A densidade de moradores na proximidade da ramiro com a farrapos é muito baixa…
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Ate q enfim o metrô vai sair do papel. Esperamos que não de nenhum problema rs
Em relação a mudança do traçado da primeira fase da linha 2 eu achei perfeito, por que a zona norte esta enfrentando um grande problema no trânsito, avenidas estão sempre saturadas.
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o porto alegrense não foi consultado, sobre nada do metro, porque esse trajeto? porque não deixam o povo escolher,mais uma brincaderinha dos politicos nada mais.
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Porque a ZN é a região mais saturada de POA.
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Tambem acho que o Fortunatti é o melhor prefeito dos ultimos 30000 anos…
Lembrando que a cidade não ta cagando dinheiro, ainda assim, ele conseguiu fazer algumas coisas…
Mas não vou falar em metrô, cais e mobiliario urbano… ainda não sairam do lugar, mas acho que vão sair…
Mas acho que ele vai ser uma figura importante para a historia da cidade.. mudou algumas coisas importantes..
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Não quero ser pessimista, e sim realista, mas com este time da foto, acho difícil aprontar um metro em 4 a 5 anos em PoA. Ontem na AL a deputada “musa bonitinha” já estava se vangloriando que será ela que irá “inaugurar” o metro…
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So achei que POA levou a pior nessa deveria ter levado mais recursos do governo das 3 capitais POA, BH, Curitiba – POA foi a que levou o menor pedaço do bolo deveria ser igual para as 3, principalmente com a união das 3 melhores cidades do Brasil no meu ponto de vista.. POA 1 BI, BH 3.15 BI e Curitiba se não me engano 2 bilhoes !!! mas Parabéns estamos melhorando !!!
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Curitiba ganhou a mesma coisa. Vamos ler jornal pessoal!
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Com todos os problemas, Fortunati ja’ e’ o melhor prefeito de POA dos ultimos 20 anos. So’ os comunas fedidos e maconheiros clicarao dedinho pra baixo para esta afirmacao logica e sensata.
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Considerando o q exatamente? traga-me fatos e não meras impressões.
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1. Cais Mauá
2. Coleta mecanizada do lixo
3. Metrô
4. Mobiliário urbano
Só nos itens 1 e 3 avançamos pelo menis 50 anos de atraso (20+30)… mas lógico que tem muito a melhorar ainda
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1. Cais Mauá está sendo negociado nas esferas Federal e Estadual também. Eleger fortunatti como responsável é uma visão primária.
3. Metrô depende de recursos principalmente do governo federal, mas foi com apoio da bancada gaúcha de deputados federais que o projeto conseguiu seguir adiante (além da Copa, que é uma excelente desculpa).
quanto aos itens 2 e 4 eu realmente concordo contigo, PORÉM tem muito ainda o que evoluir nesses quesitos para se tornar um ‘sucesso’. É só ver a falta de contêineres para lixo seco e mobiliário urbano atual sem critério algum de manutenção. Espera-se que nos próximos anos consigamos ver a evolução desses quesitos que você mencionou.
Espere antes chegar a Porto Alegre para depois avaliar o que realmente tem de positivo nessa gestão. Falar de longe é fácil.
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Bom, se você conta que nos 20 anos passados, tivemos Colares, Olivio, Tarso, Raúl, Verle, Fogaça e o Fortunati com certeza ele é o melhor e o Fogaça o segundo. Porém nessa lista pra mim só tem mediocres, fica fácil de um fraco (Fogaça) e um fraquinho (Fortunati) se destacerem.
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Precisamente. Eu nao falei que o Fortunati e’ bom ou otimo; falei que ele foi o melhor entre os ultimos prefeitos.
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Não entendo o modelo do metro já nao tinha sido escolhidoi? Já vi que tava muito bonito…
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Sempre lembro quando ele assumiu que tinha uns outdoors com ele maior que o outdoor em si (extenderam o corpo dela para fora) e a frase: finalmente POA tem um prefeito a sua altura. AHaHaHa, achei ótima a idéia.
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comentário inútil: porra, o fortunati é alto.
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Fortunati: 2,03m
Tarso: ~1,65
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