Como se locomover em um trânsito realmente caótico?

Ciclista passa livremente pelo caos do trânsito (Foto: Supri/Reuters)

A imagem do congestionamento registrado no dia 10 de Novembro de 2011 em Jacarta, Indonésia, diz tudo e não deixa dúvidas: na hora de “pico”, os ciclistas e pedestres saem ganhado.

Pedestre se locomove sem problemas (Foto: Supri/Reuters)

 

O caos do trânsito em Jacarta (Foto: Supri/Reuters)

 

THE CITY FIX BRASIL



Categorias:Bicicleta, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

18 respostas

  1. Por mais que os tais “cicloativistas” insistam, a bicicleta não é a solução para todos os problemas. Tem que haver qualificação do transporte público para incentivar o usuário de um automóvel ou motocicleta a reduzir o uso do veículo próprio. A propósito: eu não sou contra a implantação de ciclovias (mas sou contra as ciclofaixas sem barreiras físicas), e até acredito que seria bastante adequado aproveitar para “enterrar” um túnel para metrô ou VLT embaixo delas, atendendo bem tanto à qualificação do transporte público quanto a usuários de veículos particulares (motorizados ou não).

    Curtir

  2. É aquela coias..
    Ciclista reclama que os carros roubam o espaço deles, os motoristas reclamam dos ciclistas que andam a 10km/ na rua atrapalhando o transito.

    Agora com essa modinha de bicicleta com motor então… tem gente achando que tem uma moto (sem proteção, sem documentação, sem pagar impostos) e ficam andando em zig zag pelas ruas.
    Depois sofrem um acidente e reclamam, mas ja vi um desses se atravessando na frente do onibus…

    Metrô, um bom sistema de onibus, vlt, isso sim pode ser a solução… ou chegar perto disso…

    Curtir

  3. Aqui no Brasil o ciclista já teria sido atropelado por motociclistas que teriam passado a trafegar na ciclovia.

    Curtir

  4. Nesses dias mais quentes eu adoro andar nos ônibus novos da Carris, o ar-condicionado é muito bom, não dá vontade nem de descer!

    Curtir

  5. Ou seja, ciclovias não são a solução para a melhoria da circulação em grandes cidades.

    Curtir

    • Não são a solução, e não acho que exista uma solução única, mas uma diversidade de nichos a serem atendidos.

      Curtir

  6. Por isso que eu disse..
    Ao invez de gastar dinheiro com ciclovia, coloca um VLT nesse espaço, seria muito mais util, comportaria mais gente que um onibus, e não seria um espaço de nada pra duas pessoas andarem de bicicleta, enquanto outras 500 mil vão de carro.

    Poucas preferem ir de bicicleta, e com onibus lotados, o povo vai querer ir de carro, por que não investir num sistema de tranporte publico?
    Ai sim.

    Bicicleta tambem é um sistema de transporte individual, ou vai dizer que não?
    Só que ocupa menos espaço, porem, pouca gente gosta de usar, ainda mais em cidades como a nossa, onde no inverno temos quase 0 graus, e no verão chegamos aos 40.

    Um vlt com ar e bancos confortaveis resolve o problema com facilidade.

    Claro, tem que ter junto um metrô e um bom sistema de onibus.

    Curtir

  7. Condordo com o Guilherme, isso só prova que o aumento dos congestionamentos não é suficiente para que as pessoas troquem seus carros e suas motos por bicicletas ou por caminhadas.

    Curtir

    • Ou será que as pessoas são acomodadas… mas na verdade elas almejam um sistema melhor e mais bem planejado?

      Curtir

    • Acho que eles tem direito de ficar trancadas no trânsito se quiserem, mesmo que seja para ir até a academia para andar na esteira hahah.

      Mas os que não querem devem ter direito a sua ciclovia ou VLT.

      Curtir

    • Concordo com o Felipe, se as pessoas querem ficar 2 ou 3 horas no transito para ir e voltar do trabalho, ou mesmo ir para a academia correr 15 minutos… elas tem esse direito. Por mais estranho que pareça, mas essa é a sociedade moderna, cheio de loucos mesmo. Agora claro que deve haver alternativas para quem não quer perder tempo com essas coisa, no caso as ciclovias e os transportes coletivos (VLT’s e metrô).

      Ps. Eu gosto de andar a pé, mas tem dias que não estou legal e não me importo de ficar um tempo sentado no banco do carro, as vezes até é bom pra descansar.

      Curtir

  8. Essa foto só prova uma coisa…

    99% das pessoas preferem andar de carro ou moto, não importa o tempo que vão ficar presos no transito, é muito mais confortavel e ponto.

    Logo, mostra que não vai mudar nada fazer uma ciclovia, o transito vai continuar igual, a poluição vai ser igual, e teremos um espaço inutilzado nas avenidas.

    Um vlt ou algo do tipo cairia melhor num espaço desses.

    Curtir

  9. Na foto, o inteligente esta dentro de uma SUV ou em cima de uma bicicleta? ps:. aos interessados http://www.apocalipsemotorizado.net/sociedade-do-automovel/

    Curtir

  10. É por isso que eu prefiro andar a pé hehehe…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: