Carris testa ônibus de 27 metros, bi-articulado

A partir desta terça-feira, 27, a Companhia Carris Porto-alegrense faz testes com um ônibus biarticulado. A capacidade do veículo é para 53 passageiros sentados e 110 em pé, com 27 metros de comprimento e duas articulações sanfonadas.

“Estaremos realizando testes para atender a crescente demanda dos usuários. E, se efetivamente, houver possibilidade de rodar nas nossas linhas sem problemas para o trânsito ou para sua operação, a Carris trabalhará para adquirir ônibus biarticulados para nossa frota”, afirmou o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann.

O veículo é um modelo Volvo com piso rebaixado, acessibilidade e motor lateral. Este tipo de ônibus opera em outras grandes capitais do Brasil, como Curitiba e São Paulo.

O ônibus biarticulado corresponde a todos os requisitos técnicos estabelecidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que vistoriou os veículos. “Agora vamos monitorar o ônibus e verificar como ele se comporta no trânsito. Se a resposta for positiva, utilizaremos esse tipo de veículo nas linhas onde há mais demanda de usuários, com o objetivo de qualificar o atendimento”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Biarticulado: 53 passageiros sentados, 110 em pé, com 27m de comprimento  Fotos: Marilia Canceli

Prefeitura



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

59 respostas

  1. Biarticulado em POA? Só na Terceira Perimetral e olhe lá!!
    Um exemplo: Em uma linha tipo a Pinheiro, até a Salgado Filho, sem condições! primeiro por causa do espaço físico dessa avenida que é limitado pelos terminais de muitas outras linhas, e depois no terminal do Pinheiro (parada 21) onde tem de se fazer um retorno comruas mais estreitas.

    Curtir

    • Este ônibus é da Carris não vai fazer a linha a linha Pinheiro, nem tampouco circular na Salgado Filho.

      Curtir

  2. Ajuvan Kressin Lima Lima É finalmente alguma coisa, o problema é que o pessoal só sabem critica uma coisa que nem sabem como vai ser afinal, porque não espera um pouco pra testar e depois critiquem!!!!
    há 2 minutos · Curtir

    Curtir

  3. O biarticulado esta chegando onde o sistema de mobilidade urbana necessita de uma alternativa e solução a curto prazo, apresentando uma logistica de metro, porem com estrutura de transporte rodoviario,
    O grande lance é, maior numeros de passageirros transportados com menor indice de kilometros rodados, assim causando menor impacto e agressão ao meio ambiente e circulando em corredores com faixas exclusivas independente nas principais avenidas da capital, com tempo medio de dois em dois minutos entre um carro e outro.

    Curtir

  4. Rogério Lacerda

    É um absurdo!!! O Povo não é gado para serem tratados dessa forma! Imagine uma viagem pegando esse trem no final da linha do T 11 até o Aeroporto, e ainda na hora de pico !!! Alem da passagem cara como é ! A prefeitura de Porto Alegre, deveria exigir das empresas mais conforto aos seus usuarios oferecendo coletivos com mais bancos !
    Não aprovo, desse jeito não tem como deixar o carro em casa para ir de ônibus!!!

    Curtir

  5. Esse parece demais com os modelos usados no sistema TranSantiago, assim como aqueles Neobus Mega de 12 metros com chassi Agrale que a Carris já usa.

    Vale lembrar que Santiago teve uma boa qualificação do transporte urbano de 2003 para cá…

    Curtir

  6. Cuidado Celso! Não fala em metrô, e nem em bonde!

    Este último então parece palavrão pros governantes brasileiros, principalmente pros paus mandados de Porto Alegre que os mataram em 1970, alegaram que trancavam o trânsito!

    O desing é legal, lembram os papa-filas! Já imaginaram a mão de obra pro motorista?

    Acessem este link abaixo, uma imagem vale mais que mil palavras.

    Isto é que é transporte de primeiro mundo, não este dinossaruro poluidor!

    Transporte na Holanda

    Curtir

  7. Vi um ônibus desse ser usado na linha D43 hoje (com pessoas dentro).

    Curtir

  8. Falando nisso, esses dias peguei um bus na 3 perimetral, eu achava o corredor tão inutil, e ainda é, é claro, mas poderia voltar a ser utiil

    O por que desse pensamento?

    Quase não passa onibus la… porem, as paradas lotam, os onibus lotam, da pra por tranquilamente varios outros onibus por la… Mas né, eles preferem amontuar gente na lata de sardinha e lucrar mais.. fiosdapuuu…

    Ta na hora de meter uma concorrencia no transporte publico de Poa.

    Curtir

  9. Já não faz sentido ônibus tão grande com tanta capacidade, principalmente com o forma de pagamento de passagem, onde a roleta é um funil. A não ser na forma de BRT, que se paga antes de entrar.

    Outro problema é ficar acelerando e fernando uma massa de 150 pessoas usando combustíveis fósseis gerando poluição, o que não aconteceria se fosse um bonde ou metrô com essa capacidade.

    Curtir

  10. É do mesmo modelo dos bi-articulados curitibanos (que, porém, comportam ainda MENOS pessoas sentadas, e mais em pé, com a capacidade passando de 200 pessoas).

    E ônibus desse porte não tem ar condicionado.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: