Bairros da zona sul da Capital na expectativa pelo transporte hidroviário

Vereadores e imprensa apostando no transporte hidroviário. Foto: Jonathan Heckler

Ao anunciar a implantação o Plano Hidroviário da Capital, durante o programa Pampa na Tarde, o prefeito José Fortunati renova a esperança da população dos bairros da zona sul da Capital e cumpre com o que prometeu no ano passado, em viagem experimental de barco pelo Guaíba.

Quem afirma é o vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), que em 2011, como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, promoveu uma reunião da Comissão no barco Catamarã, navegando pelas águas do Guaíba, “oportunidade em que o prefeito solicitou um estudo de viabilidade técnica e em seis meses anunciou a abertura de edital de interesse das empresas em explorar o transporte”, lembra o vereador.

Agilidade

A reunião da Cosmam no barco, acompanhada por autoridades, técnicos, pesquisadores e imprensa, também foi para calcular o tempo de transporte, ligando o Centro ao Extremo Sul da Capital, “uma redução significativa, se comparado ao transporte por terra, e que oferece, além da agilidade, segurança e baixo custo para implantação do sistema”, observa o vereador.

Zona Sul

Nesta primeira fase em caráter experimental, o roteiro ligaria o Centro de Porto Alegre às imediações do BarraShoppingSul, “mas estamos na expectativa de que logo seja estendido aos bairros da região sul da capital, já que o estudo de viabilidade feito pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), constatou que há demanda de passageiros, que usariam o transporte hidroviário para se deslocar até o centro e Porto Alegre”, concluiu o vereador Dr. Thiago Duarte.

Câmara Municipal – 17/06/2012



Categorias:hidrovias

Tags:, , ,

10 respostas

  1. Agora vai ter voos Salgado Flho/Belém Novo. Catamarã vai uma boa desafogar o trânsito

    Curtir

  2. Aleluia, demorou… haha

    Curtir

  3. P…. , tudo que não fizeram em oito anos vão fazer nos últimos seis meses ?

    Curtir

  4. So vou comemorar quando estiver implementado!

    Curtir

  5. Além de tudo já falado.. Dá tempo de fazer isso para a tal Copa ainda, conectando os estádios.

    Curtir

  6. Uma ótima notícia. Depois de décadas ouvindo sobre como Porto Alegre (e o RS) desperdiça o seu potencial hidroviário começam a surgir idéias para aproveitá-lo.

    Curtir

  7. Muito bom! finalmente haverá UMA concorrência de transporte coletivo para os ônibus.

    Curtir

  8. Como moradora da Zsul não podería ter melhor notícia. O carro fica na garagem, pq ir ao centro de carro é suicidio….
    Como Guia de Turismo Mtur que faz City Tour em Poa, será mais um atrativo ( reativado, na realidade!) e meu sonho de consumo seria:
    City Tour: Saindo do Cais do Porto em um Catamarã, explicando a orla até o a ZSul, de preferência no Barra, ali teria um ônibus receptivo que continuaria o trajeto até Ipanema, voltando pela Perimetral, até o Calçadão da Fama e culminando novamente no Cais do Porto. Podería ser de dia inteiro com pit stop para refeição..É utopia minha ou não tem sentido!!) Outro menor com o final de tarde incluido, tb sería um excelente opção. Já fazemos êsse trajeto mas de bus e funciona, com a parceria do Catamarã, Poa só tería a ganhar. Bela´notícia, muito esperada!!
    Gladis Rohde

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: