Começam as obras do viaduto da avenida Bento Gonçalves

Viaduto terá extensão total de 540 metros, com seis faixas de tráfego Foto: Divulgação/PMPA

Iniciam-se nesta quarta-feira, 22, às 10h, as obras do viaduto da avenida Bento Gonçalves que faz parte de um conjunto de cinco obras da Terceira Perimetral, proposto para melhorar as condições de fluidez do trânsito da região. Trata-se de um viaduto ligando as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges, sobre a avenida Bento Gonçalves, e que faz parte das obras para a Copa do Mundo de 2014. O consórcio Nova Bento (Construtora Cidade Ltda e Sultepa Comércio e Construções Ltda) executará a construção. O valor do contrato é de R$ 69.673.748,39, e o prazo de conclusão até maio de 2014.

O viaduto terá extensão total de 540 metros, com seis faixas de tráfego, rampa com 8% para veículos e 6% para o corredor de ônibus. O viaduto incorpora estação de ônibus do corredor da Terceira Perimetral. A altura mínima entre a superestrutura do vão do viaduto e a avenida Bento Gonçalves é de 5,5 metros. Nos retornos sob os acessos ao vão central, a altura livre é de 3,8 metros.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Viadutos e pontes estaiadas

Tags:, ,

67 respostas

  1. Mais uma obra mal projetada não sou perito no assunto mas, tenho ideias diferentes,vejam se estou certo ou erado,este viaduto só vai beneficiar a av.Bento gonsaves e a perimetral,porque não um viaduto que iniciaria antes da Av.Ipiranga quem dece a perimetral passaria por cima da Av.Ipiranga e percoreria até a Aparicio Borges com alças de asseço ao centro e bairros claro que seria uma obra de custo elevado mas que traria beneficios,sem contar com congestionamentos principalmente Av.Ipiranga E a Bento,erros como no projeto da Perimetral vão se repetidos e no futuro vão se dar conta que erra viavel ter feito uma obra com mais custo e que trariam beneficios futuros,no meu ponto de vista esta obra esta mal projetada?

    Curtir

  2. Neste caso,uma passagem de nível (trincheira no caso,eu acho) apenas para as vias de rolamento para carros da 3ª Perimetral creio que já solucionaria o problema,ou então uma passagem de nível para todo o tráfego da 3ª Perimetral mesmo,e pra conversão da Aparício para a Bento,vindo do Norte,utilizar mesmo a Manoel Vitorino (rua onde entra a linha de ônibus T2A),depois Alcindo Guanabara e,por fim,Doze de Outubro,chegando enfim a Bento.Não há alguma outra alternativa até o momento,a não ser claro abrindo uma rua ali naquele miolo.Abs!!!

    Curtir

  3. Mais de 30 linhas de ônibus ficam paradas mais de 20 min. em horário de rush nesse cruzamento. Depois do Obirici deve ser o 2° ponto crítico pro transporte coletivo em POA. Pros carros até flui, mas pros ônibus é um caos. Mas concordo que a passagem subterrânea seria mais adequada.

    Curtir

  4. Metade dos problemas nesse cruzamento são devido aos três tempos da sinaleira de perimetral, para permitir a conversao à esquerda de quem vem do sentido norte-sul. Isto poderia ser resolvido despropriando 2 lotes após o cruzamento, permitindo o contorno em “P” usando a Rua 12 de Outubro. E viaduto em geral é um monstro na paisagem urbana, mas um viaduto de DOIS andares é um verdadeiro Godzilla.

    Curtir

  5. Meu tio avô, que foi um dos construtores dessa igreja deve estar bem chateado, seja lá onde ele esteja agora!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: