O Estádio Beira-Rio e seu entorno após a reforma

O Estádio Beira-Rio, atualmente com 45% de sua reforma concluída, nos desperta certa inquietude em relação ao projeto inicial divulgado extensivamente antes do início da reforma, principalmente do seu entorno.

Com a preciosa colaboração do leitor e jornalista Jonathas Costa, colocamos esta imagem abaixo para analisarmos as diferenças entre o que era pra ser e o que será de fato.

A nova imagem foi divulgada nos últimos dias pela Hype Studio.

Uma pena que em Porto Alegre os projetos são maravilhosos mas raramente saem do papel como foram idealizados. Seja por motivos financeiros, seja por motivos de ranço ideológico dos governantes e sua população.

Será que um dia mudaremos e passaremos investir de verdade na maravilhosa mas entregue Porto Alegre ?

Aqui o exemplo do Beira-Rio. Ficamos entusiasmadíssimos quando foi divulgada a maquete eletrônica do Estádio e de seu entorno, o que tornaria a área um paraíso turístico, fazendo com que a cidade avançasse décadas a frente.

Belíssimo projeto que apreciaremos somente em sites de internet…

Mas, a realidade está aqui:

 

 



Categorias:COPA 2014, Reforma do Estádio Beira-Rio

Tags:, , ,

31 respostas

  1. Bom , se voces não notaram a 2 ° Imagem é pra estar localizada naquela area verde , entre os numeros 6 e 1 da 1° imagem.
    Não sei se ficara assim , mas o Inter pretende fazer algo no entorno , e usara a copa para atrair investidores

    Curtir

  2. Engraçado que só os renders gaúchos ficam feio depois de pronto o projeto. Será?

    Curtir

  3. Essa comparação de renders só mostra o que sempre digo aqui: render aceita qualquer coisa. Depois que constroem fica pior. Eu acho que vai ficar pior que o render ruim acima.

    Curtir

  4. Ola Amigos,
    Como fã de longa data do Pi e parte do grupo GPS no Facebook, que o Gilberto inclusive ja linkou aqui, gostaria de trazer algumas informações que nós colorados discutimos lá que podem ajudar a elucidar o entendimento sobre o projeto como um todo e seu andamento

    1) Sobre o estagio da obra atual:
    As fundações devem ficar prontas até o fim da proxima semana, com o inicio da montagem dos pré-moldados(arquibancadas inferiores) logo em seguida. A montagem dessa estrutura deve ir até o final do ano. Com o trabalho de acabamento por dentro em seguida.
    Foi finalizado na semana passada a montagem da usina de cimento dentro do complexo, sendo usada no estacionamento e estadio.
    A materia-prima para a estrutura metalica da cobertura esta chegando a fabrica no interior do RS, e a produção deve começar ainda em novembro, com o envio para o Beira Rio sendo feito logo em seguida. Espera-se que os primeiros modulos começem a ser colocados no fim de novembro, proximo a virada de ano.
    Ainda em andamento: Demolição de todas as paredes, e reconstrução. Recuperação da superior ja chegou a metade. Obras de acabamento interior do quadrante que ja esta pronto da inferior.

    2) Sobre o projeto, que sera feito e o que não sera:
    Se dividirmos o projeto original em 5 partes fica mais facil entender:
    1) Beira-Rio: Sera feito conforme os renders originais da Hype, algumas mudanças foram feitas, mas nada que mude a caracteristica da reforma. Sendo o mais drastico a mudança de local do estacionamento.
    2) Gigantinho: Não faz parte da fase 1(até a copa), mas ja tem tratativas com a propria AG e interesse de outras na reforma.
    3) Orla: É o mais complicado de sair, há interesse privado mas o Inter tem restrições de uso e a questão do proprio parque gigante. Se sair, somente pós copa
    4) Area adjacente(Hoteis e Centro de Eventos): Aquela parte onde ficava alguns postos, quadras vai virar uma rua e um largo. A parte mais longe do estadio sera feita uma nova quadra e praças. A parte proxima ao estadio, que teria dois predios e centro de eventos tem interessados, mas somente sera feita pós copa, que a fifa usara aquele espaço.
    5) Acessibildiade: Além da duplicação da Av Beira Rio , serão contruidas tres novas ruas que facilitarão chegada ao estadio e acesso aos estacionamentos.

    Ainda, sobre o grafico do site da ZH:
    É apenas um infografico, sem valor real dos detalhes. É comum infograficos tirarem algumas coisas para ficarem mais claros os pontos que querem ser destacados.
    Principalmente a parte do paisagismo que sera melhor que este da arte de ZH.

    Fico disposição se quiserem um texto mais amplo ou se tiverem duvidas honestas sobre o projeto. Dispenso gremistas recalcados ou comparações sem objetivo do foco no projeto em si ou melhorias para a cidade, que é o tema do blog.

    Curtir

    • Muito interessante, eu moro na frente do estádio e uma das coisas que gostaria de saber, é quando irão sair aquelas escolas de samba dali (praiana, itinerante…), loja de piscina, posto shell. Ta tudo normal ali, eles vão sair???? Quando???

      Curtir

  5. Infelizmente ja era sabido que nem um terço do projeto Gigante para Sempre seria concluído até a Copa, se é que será concluído depois disso.
    Assim como, nem um quarto da revitalização do Cais do Porto estará pronto até a Copa. Assim como, todo o entorno da Arena só ficará pronto em meados de 2016 e olhe lá.
    Assim como, nosso aeroporto continuará da mesma forma como está hoje.
    E assim como eu também não acredito que o restante da orla será revitalizada até a “tão esperada Copa do Mundo de 2014”.
    Infelizmente vivemos em uma cidade de projetos fantásticos, e realizações pífias.

    Curtir

  6. A ironia disso e’ que o escritorio que fez esse projeto todo do entorno chama-se Hype Studio.

    Curtir

  7. Quando eu via na TV sobre as obras do Beira Rio,reparei que falavam muito do estadio mas falavam muito pouco do restante da maquete eletronica com seus prédios,piers e etc.Foi aí que eu comessei desconfiar e perder minhas esperanças de que sairia mesmo como no projeto inicial.E agora eu confirmei minha intuição com esse projetinho sem sal que eu vi hoje.Estou realmente muito frustrado.

    Curtir

  8. Poderiam trocar o nome do blog para Grêmio Imagem né? Não vejo nada de ruim do estádio da OAS ser postado, e não venham falar que não tem nada ruim, porque tem!!

    Curtir

  9. A questão é que, no que o Inter manda, está saindo conforme o projeto original. O projeto do estádio é exatamente o mesmo. No estacionamento, foram necessárias algumas mudanças pois a prefeitura não permitiu que o inter construísse onde hoje é o estacionamento da EPTC. Foi retirado os campos de treinamento que ficariam no teto do segundo edifício garagem para se ter um terceiro piso, pra compensar a perda de vagas.

    Algumas outras coisas também aparecem simplificadas (sem paisagismo por exemplo), pois a intenção da foto não é contemplar isso.

    Quanto a área onde se tem os hotéis, essa zona vai ser de uso da FIFA até o final da copa, e não pode ter nada ali. É por ali que receberão os convidados VIP e cia. Depois da copa, o Inter vai explorar essa área, e ao que parece já tem proposta de empresas interessadas em construir aí.

    Todo o resto não é do Inter. Não sei nem porque no projeto original tinha sido contemplado, talvez pra dar o efeito “uau”. A prefeitura sim poderia aproveitar o projeto, e implementar coisa parecida, ao invés do projeto extremamente simplório (ou seria portoalegrense) da empresa do Lerner.

    Já no que diz respeito a prefeitura, a única “obra de revitalização” em andamento até agora é a triplicação da RODOVIA Beira-Rio. Quem faz uma obra dessas não tem intenção nenhuma em revitalizar a orla, convenhamos. Pra completar, um viaduto “obra de arte” na intersecção com a Padre Cacique.

    Curtir

  10. Eu sabia que não iria sair a maioria dessas coisas, mas não imaginei que iria ficar esse lixo.

    Eu defendia as obras do Beira Rio por Porto Alegre (sou gremista), minha decepção foi enorme com essa noticia, apesar de ja saber que não seria tudo isso.

    Cade o pessoal contra tudo pra protestar contra a FALTA DE MELHORIA DA ORLA nesse caso?
    Aaaa sim, contra torcida de futebol perdem muitos votos, não vale… haha

    A prefeitura poderia cobrar, tanto do Inter como do Grêmio alguma obra na orla pra compensar qualquer coisa, algum calçamento, sei la…

    Curtir

  11. Qualquer um, gremista ou colorado, com um pouco de conhecimento do chão que pisa, sempre soube que essas construções arrojadas não seriam realidade até a Copa do Mundo.

    Mas daqui uns sete anos, quem sabe. Acho bem possível.

    Curtir

  12. Tenho pena dos colorados que estufaram o peito com orgulho quando viram o projeto de Disneylandia e acreditaram nele, ta aí, a decepção, que óbvio, nunca vão admitir.

    Curtir

    • Eu não tenho pena dos colorados, Alexandre. Tenho pena de todos nós. Esse projeto não era só pros colorados. Era pra cidade! Mas a cidade e sua população ainda pensa muito pequeno pra essas coisas acontecerem. Infelizmente.

      Curtir

      • Verdade, Gilberto, tenho que concordar contigo mesmo.

        Curtir

      • Eu sou colorado e conhecendo o país, e principalmente a cidade onde moro, nunca me iludi com esse entorno faraônico. Sabia que não ia ser nada daquilo. De maquetes e artes eu já tô cansado. Queria ver qualquer coisa dessas vindo pra realidade.

        Curtir

  13. E o pior é que a gente se contenta com esse projetinho pobre da primeira imagem porque pelo menos alguma coisa é.

    Curtir

    • Eu não me contento. Se tivesse alguma coisa MÍNIMA na orla, um calçadão, bares, QUALQUER COISA, eu até me contentaria, mas esse da primeira foto é uma piada.

      Curtir

      • A gente se contenta porque ninguém tá indo brigar com quem tá executando essa obra porque estão ocupados fazendo passeata pela trincheira da Anita, que vai ser construída de qualquer maneira. Fortunati mandou abraços.

        Curtir

        • “A gente se contenta porque ninguém tá indo brigar com quem tá executando essa obra”.

          É impressão minha ou o senhor quer que a gente “se meta” em uma obra privada?

          Fica muito fácil fazer obras suntuosas com o dinheiro dos outros…

          Curtir

        • O Pontal era privado e se meteram até demais.

          Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: