Obras do metrô de Porto Alegre devem começar entre julho e setembro de 2013

O metrô está previsto para ser concluído em 2017   créditos: Divulgação

O metrô está previsto para ser concluído em 2017 créditos: Divulgação

O ano é de preparação para a Copa do Mundo, mas a obra que promete marcar 2013 é a construção do metrô de Porto Alegre, um dos três projetos eleitos pelos gaúchos como prioritários para o desenvolvimento do Estado. Orçada em R$ 2,4 bilhões, volume de investimento raras vezes visto por aqui, a linha subterrânea entre o Centro e a Zona Norte deve começar a ser escavada entre julho e setembro, se o cronograma for obedecido.

É verdade que o ano do metrô começou com um adiamento: na quinta-feira, a prefeitura transferiu de 10 de janeiro para 7 de fevereiro o prazo concedido para que as empresas interessadas apresentem seus projetos e estudos técnicos. Foi o segundo adiamento. O limite inicial era 12 de novembro.

O cronograma, no entanto, foi mantido. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 2017. Segundo o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o prazo extra dado às 12 empresas no páreo permitirá um maior detalhamento dos projetos, o que representaria economia de tempo na próxima fase do processo.

— Com esses 30 dias a mais, poderemos ter propostas melhor acabadas. Se elas vierem mais completas, o prazo para fechamento do edital vai diminuir. Por isso, não alteramos o cronograma — afirmou.

O adiamento foi concedido a pedido de parte das empresas participantes. Elas estavam com dificuldade para concluir suas propostas. Não se de tarefa fácil. O que está em jogo neste momento é a elaboração de como será o metrô de Porto Alegre nas mais diversas dimensões.

As empresas precisam apresentar projetos sobre tipo de trem, concepção das estações, forma de escavação dos túneis, esquema de integrações com outros meios de transporte, bilhetagem eletrônica e urbanização da área ao longo do trajeto de 14,88 quilômetros, incluindo paisagismo e ciclovias. Essas definições devem ser apresentadas já com preço, sem extrapolar o orçamento total.

A melhor proposta será selecionado por uma comissão, que poderá solicitar melhoramentos e adições. É essa fase que Schmitt espera tornar mais ágil, ao dar mais tempo para as empresas detalharem os projetos agora. A previsão é de que o edital de licitação para implantar o metrô, baseado na melhor proposta, seja lançado ainda no primeiro trimestre.

O sistema de trens subterrâneos foi eleito um dos três Projetos para o Rio Grande, ao lado da duplicação da BR-386 e da construção de uma ponte entre Brasil e Argentina. Em 2009, Zero Hora convidou a população a votar quais, dentre 15 grandes projetos, eram os mais importantes para o Estado. O jornal se comprometeu a acompanhar todos, até sua conclusão.

Se não houver imprevisto, 2013 pode ser o ano não apenas do início do metrô, mas também da inauguração da primeira obra eleita: a duplicação da BR-386. Confira nestas páginas o que mudou deste o último acompanhamento feito por ZH, em abril.

Autor: Da redação | Postado em: 09 de janeiro de 2013 | Fonte: Zero Hora

MOBILIZE.ORG



Categorias:Metro Linha 2, Trensurb

Tags:, ,

39 respostas

    • A China é milenar, tem a segunda maior economia do mundo,mas seu mais antigo Metrô é de 1961. Logo: Esse tipo de comparação é idiota e absurda.

      Curtir

  1. Reivindicações e mais reivindicações e eternamente reivindicações de múltiplos grupos e linhas de interesse, cada qual pensando apenas em si e destilando arrogância e ao que parece nunca na cidade como um todo. Poa está atrasadaça, portanto deixem o prefeito (finalmente um) dar continuidade aos trabalhos, visto que está é a grande chance desta capital começar a sair do lodo em que foi submergida. Que avance a primeira linha!

    Curtir

  2. Qual a possibilidade de intervir no projeto ainda?

    Tem aquela empresa METROPOA que foi instalada na Pd. Cacique, poderiamos apresentar uma pauta de reinvindicacoes.

    Curtir

  3. “Obras do metrô de Porto Alegre devem começar entre julho e setembro de 2013”

    daqui alguns anos;

    “Obras do metrô de Porto Alegre devem terminar entre julho e setembro de 2113”

    Tá galera;.. Foi só uma brincadeira.. Moro em caxias, mas adoro POA e região… Gostei muito do projeto.. Agora, é torcer para não virar mais uma obra que se arraste muito..

    PS: Um trem bala entre a Serra e a Capital hein?? Utópico.. MAs as vezes é bom sonhar;….

    Curtir

    • Aqui no Sul acredito que um trêm bala seria mais útil entre Porto Alegre e Curitiba, ou quem sabe um de Porto Alegre a Buenos Aires. Para uma distância “curta” como a existente entre a capital ou a serra, um trêm comum que atinja 150, ou 200 km/h seria mais viável. Utópicamente falando, sonhar não custa nada mesmo.

      Curtir

  4. Cada vez mais perto de concretizar um projeto fenomenalmente errado.

    Curtir

    • Pessoal que negativou teu comentário (bem como nosso prefeiro) só quer poder dizer que Porto Alegre tem metrô. Pra eles não interessa que uma quantia monstruosa de recursos seja empregada num projeto ruim.

      Curtir

  5. Sei não, não estou preparado para mais uma desiluzão, ja não basta a enrolação do cais, o Pontal modificado, o oceanario em esteio, tenho medo que partam meu coraçãozinho enrolando essa obra tambem.

    =/

    Curtir

  6. o metro de londres tem mais de 100 anossss…100 anosss….e aqui vão fazer 1/3 da linha q mesmo completo vai só pra uma parte da cidade…não pode ser chamado de metro…tem de ser chamado de centimetro….

    Curtir

    • Comparar Porto Alegre, com uma capital de uma potência mundial, Londres que já em 1900 tinha em torno de 6 milhões de habitantes é meio irracional né não?

      Curtir

      • Não precisamos comparar com Londres. Buenos Aires também já tem metro a mais de 100 anos e não tinha 6 milhões de pessoas naquela época. O metro em Porto Alegre deveria ter sido construido logo após o término do primeiro trecho do trensurb no início dos anos 80. Estar saindo do papel só agora é uma vergonha.

        Curtir

        • é mais ou menos isso que penso Diego…quantas desculpas já deram??q não podiam construir por causa do solo??…muito caro…quanto se rouba??cada vez que um projeto é jogado pra frente…mais alguns milhoes se gastam??dai tem dinheiro…

          Curtir

        • Diego, só pra tua informação o metrô de Buenos aires foi inaugurado em 1913, quando a população da cidade era de aproximadamente um milhão e meio de habitantes. Concordo que o metrô de Porto Alegre já deveria ter sido construído faz tempo… Mas esse tipo de comparação é esdruxula;

          Curtir

      • Citei Londres por citar…não precisa ser Londres…podia ser Cruz Alta que tivesse metro….o que não dá pra aceitar é essa enrolação….a 118 a quanto tempo tão enrolando com essa obra…que vai de Viamão pra Sapucaia…isso é ridiculo…o quanto fazem a gente de idiotas…

        Curtir

      • Podemos comparar com o metrô de Valparaíso e Viña del Mar? Não tem nem 500 mil habitantes somando as duas cidades, o metrô não tem nem 10 anos e já é maior q o nosso trensurb velho? Não fica em nenhuma cidade de importância global, nem capital, nem mesmo em um país de primeiro mundo. E aí? http://www.metro-valparaiso.cl/uploads/plano/e87bf38545dea756a2907bc87b3b19bfe3d987e3.pdf

        Curtir

        • Apesar de eu achar comparações desse tipo meio sem propósito, pois cada cenário é um cenário… Ótimo exemplo! Realmente esse metrô do chile é a cara de quem pensa no futuro, de quem planeja.

          Curtir

    • Mas se não começar agora, quando “alcançaremos” Londres?

      (Não que eu ache que precisemos alcançar, mas acho que o JAKITO pensa que isso é muito importante.)

      Curtir

      • pode ser qualquer cidade…e não que precisa alcançar…mas levar 5 anos pra fazer tão pouco…em outros lugares com essa distancia que estão fazendo, quanto tempo leva??quanto se gasta???

        Curtir

  7. Medo desses projetos

    Curtir

  8. Gilberto, você sabe se o metrô de Porto Alegre vai ser vinculado à Trensurb ou se será criada uma nova companhia para administrar essa e as possíveis futuras linhas?

    Se forem empresas diferentes, será que a integração para o usuário será transparente, mais ou menos no estilo CTPM e Metrô-SP?

    Curtir

  9. Um dos três projetos eleitos pelos gaúchos como prioritários para o desenvolvimento do Estado?

    Não vejo como uma obra deste tipo contribuirá para o desenvolvimento do estado. No máximo contribuirá para a região metropolitana. Se fosse uma ferrovia que cortasse todo o estado então poderia ser.

    Aliás, eleita pelos gaúchos é um grande exagero porque nem consulta popular houve sequer para a escolha do traçado.

    Blefe!

    Curtir

  10. espero q o financiamento seja bem estruturado… o de Fortaleza levou qse uma década pq depende de repasses federais

    Curtir

  11. Só eu que acho que cidade vai parar com tanta coisa sendo feita ao mesmo tempo?

    Curtir

    • Espero que pare mesmo mas que façam tudo que tem que ser feito. So tenho um pouco de receio de que durante a copa o centro esteja todo rsburacado, acho melhor se apressarem

      Curtir

      • Penso, na maior inocência e sem estar embasado tecnicamente, que eles poderiam começar a obra pela Fiergs, já que será lá o pátio de manutenção, numa grande área… talvez seja o espaço adequado para o maquinário todo e para o início da obra, das escavações, até para deixar a copa passar com o centro (nosso principal atrativo urbano) estando inteiro. Agora, se pudesse optar, acho que a obra deveria ser feita em diversos lotes diferentes de forma simultânea, para diminuir o tempo e o transtorno.

        Curtir

      • Bah, isso que é o chato, o pessoal ainda fica feliz que3 está saindo tudo ao mesmo tempo. Com um mínimo de planejamento podia ter sido feita uma obra de cada vez e tudo ficaria pronto pra copa!

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: