Rejeitadas propostas para construção do metrô de Porto Alegre

Uma empresa foi desclassificada e outra fez orçamento bem acima do previsto pela prefeitura

A prefeitura de Porto Alegre recusou as propostas apresentadas por duas empresas para a construção do metrô da Capital. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt.

Durante o final de semana, os técnicos da prefeitura compararam os custos de implantação e operação, durabilidade, confiabilidade e impactos ambiental e urbanístico dos projetos apresentados pelo consórcio brasileiro Odebrecht Transportes Participações Ltda. e a empresa espanhola Bustren P. M, que foi desclassificada.

A oferta da empresa Odebrecht, porém, previa um investimento de cerca de R$ 9,5 bilhões para aexecução da obra, custo muito acima do que é esperado pela prefeitura de Porto Alegre, de R$ 2,4 bilhões. Um novo processo de Projeto de Manifestação de Interesse (PMI) será aberto para que construtoras apresentem seus estudos, ainda sem data definida. A medida, no entanto, significará atrasos na obra.

Na última sexta-feira, em visita a Porto Alegre, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 2,46 bilhões em obras viárias no Estado e afirmou ter interesse na construção do metrô da Capital. Há pouco mais de um ano, Dilma e Fortunati anunciaram a verba para a construção do metrô na Capital. Porém, com atrasos no estudo de viabilização técnica, ainda não há prazo exato para o início das obras da linha que ligará o Centro à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na zona Norte.

Metrô em Porto Alegre

Serão 15 quilômetros de trilhos, com 13 estações. De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, o metrô deverá atender diariamente a um público estimado em 300 mil passageiros, ampliando a oferta de transporte público e estimulando a redução do transporte individual. Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por 6 carros, que transportam em torno de 270 pessoas cada carro.

Correio do Povo

Do Políbio Braga:

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49 respostas

  1. Vocês todos estão argumentando entre si, mas vamos ver se os fatos falam mais alto:

    1) linha nova em londres: R$ 2 bi / km
    2) linha nova do metrô de NY: R$ 3.4 bi / km
    3) linha nova de Amsterdã: R$ 800 mi / km
    4) linha Jubilee em londres: R$ 900 mi / km
    5) linha Toei em Tokio: R$ 700 mi / km

    Alguns dos metros mais “baratos” feitos pelo mundo construidos recentemente:

    1) Singapura: R$ 440 mi / km
    2) L9 barcelona: R$ 340 mi / km
    3) Milão: R$ 220 mi / km

    Valor estimado pelo governo: R$ 160 mi / km, um dos valores mais baixos do mundo, mesmo quando colocado lado a lado com obras já encerradas há anos.

    Valor estimado pela construtora: R$ 630 mi / km, um valor alto, mas dentro da média, ainda mais quando se considera que o valor dado hoje será dispensado pelos proximos 10 anos, isto é, amortizado pela inflação.

    Fonte: http://blogs.crikey.com.au/theurbanist/2012/02/15/why-do-subways-cost-so-much-to-build-here-than-elsewhere/

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    • Muito bom! Parabéns pela análise!

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    • Contra fatos não há argumentos!

      Ou seja, o valor “definido” pela prefeitura e governo é surreal, nem no fantástico mundo de bob isso seria factível.

      Já começou errado! e tem tudo pra continuar errado e o projeto ser descartado na troca de governo….

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    • Por essa análise eu chego a conclusão que o erro foi no orçamento de 2,4 Bilhões.

      Duvido que esse metrô saia do papel por esse preço que foi estipulado por alguém muito “inteligente”.

      Essa é a nossa cidade, estado e país, infelizmente.

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    • Cabe lembrar que a prefeitura atrasou dois anos esse projeto por pura burocracia, entre tantas uma regra de que a PPP só poderia ser paga no final. Imagina qual empresa assumirá um projeto desse tamanho sem nenhum adiantamento?

      Talvez se a prefeitura não fosse tão ineficiente as empresas poderiam baixar o preço, assumir o risco do projeto trancar por burocracia sai caro.

      Leia mais aqui:

      http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/04/construcao-do-metro-de-porto-alegre-emperra-na-burocracia-4107401.html

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      • Tanta grana pra fazer uma linha de metrô paralela e próxima à linha do trensurb. Já que é pra gastar tanto, que pelo menos façam estudem melhor o traçado da linha! Tenho curiosidade em saber quem foi o gênio que disse determinou que a linha fosse essa. Outra história seria se as linhas se unissem na estação farrapos e, a partir daí o trensurb fosse removido.

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        • Acho que a linha tem de ser essa mesmo e o Trensurb é que tem acabar na Farrapos ou usar os mesmos trilhos (ou tunel) do metrô até o centro.

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        • Exato Julião, mas não é isso que está previsto! Parece que só o que importa para a prefeitura é que o metrô saia (mesmo que de qualquer jeito) apenas pra fins políticos. Pouco importa se há coerência e integração com os modais que já existem.

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        • A ideia do Trensurb usar os mesmos trilhos e seguir pelo túnel é ótima! Imagina a orla que ganharíamos?

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      • A Prefeitura só funciona na base do protesto e gritaria (ou seja, metendo pressão), é impressionante.

        É muito amadorismo numa prefeitura só.

        E pensar que temos mais três anos pela frente….

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  2. Tá difícil de achar números redondinhos sobre o metrô de SP, mas o pouco que se acha até parece que o valor de 9bi não é tão mais alto do que o visto lá

    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/4/3/linha-do-metro-de-sao-paulo-fica-r-1-bilhao-mais-cara

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/03/sp-testara-novo-modo-de-pagamento-de-obra-na-linha-laranja-do-metro.html

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    • E o porte da obra é parecido. Fala ali em 13,5 km e 12 estações, bem próximo do projeto daqui. Agora se o valor deveria ser esse, são outros 500.

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    • Tem uma coisa… se for esse valor e sem aditivos posteriores tudo bem. Muito pior é dar um preço para que a prefeitura (nós) aceitarmos e depois ficar colocando aditivos.

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    • Como é que pode custar tanto, porque tudo tem de ser bem mais caro no Brasil que em qualquer outro lugar no resto do mundo?

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  3. Realmente é impressionante nada da certo para projetos importantes para a capital . A Solução: cortar a cidade com vários trechos do nosso Aeromóvel. Aeromóvel para a Zona Azul, Zona Norte, na av. ipiranga até a Puc. Esqueção definitivamente do Metrô seus gestores incompetentes. Nota ZERO.

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    • Ou outra opçao, cortar Porto Alegra do mapa do RS, nos mudamos todos pra Torres!

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    • Enquanto existir ATP e EPTC, esqueçam um novo meio de transporte, para mim, isso não é teoria da conspiração, é fato. Ninguém me convence que não foi manobra das empresas de ônibus a não criação do trajeto do aeromovel do centro até a PUC. Vão empurrar o inicio das obras do metro cada vez mais, e o mesmo deve ocorrer com a rodoviaria, é esperar para ver, pessimismo? Não, realismo!

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  4. Essa baixaria toda tem início no financiamento PRIVADO de campanha política, onde as construtoras são sempre as principais financistas, em todos o espectro político, da esquerda à direita.

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  5. Já que é tão caro, poderia rever-se esse percurso de forma a aplicar melhor esse recurso tão valioso. Duas linhas paralelas em uma cidade com uma linha só é ridículo.

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  6. Esse metrô de Porto Alegre nem chegou no papel e já uma piada. Pq as coisas sempre são assim, meu deus do céu!!!

    Seria uma bos os gestores públicos de Poa pegarem know-how dos metrôs de São Paulo. Eles tem bastante experiência quanto a isso. No entanto, tenho certeza que nossos gestores não se submeteriam a um vexame desses, pois somos melhores em tudo.

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  7. Ollha se a nova ponte sobre o guaiba estava estimada em 1 bilhão, é dificil fazer um metro por 2 bilhoes , algo esta errado ou a ponte tá cara ou o metro vai ser escavado com os tatu locais ? Metro bbem gerido é um otimo meio de transporte,agora se fizessem um bom sistema de Brts na Assis Brasil indo do centro a Fiergs seria uma boa opção e mais barata.

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