Copa 2014: Porto Alegre na expectativa do sorteio dos grupos

Cinco dos oito campeões mundiais podem disputar jogos no Beira-Rio  Foto: S.C.Internacional/Divulgação PMPA

Cinco dos oito campeões mundiais podem disputar jogos no Beira-Rio Foto: S.C.Internacional/Divulgação PMPA

É difícil, mas não improvável: cinco dos oito campeões mundiais podem disputar jogos da Copa do próximo ano em Porto Alegre no Beira-Rio. Só falta a definição no sorteio dos grupos, nesta sexta-feira, dia 6, pela Fifa, na Costa do Sauípe, Salvador, a partir das 13h (horário de Salvador – 14h em Porto Alegre). O prefeito José Fortunati já está em Salvador para acompanhar o sorteio.

Veja aqui o perfil de todas as 32 seleções que participarão do Mundial.

Inglaterra, Itália e França, europeus que são campeões mas não cabeças-de-chave, estarão no pote 4, e Porto Alegre receberá quatro seleções do pote 4 em suas quatro partidas na primeira fase; assim, essas três equipes poderão naturalmente ter um jogo cada sorteado para o Beira-Rio, entre os dias 15, 18, 22 e 25 de junho. A quarta possibilidade é que um dos quatro entre os cinco campeões que são cabeças (Alemanha, Espanha, Argentina, Uruguai – descartada apenas a presença do Brasil) também caia em Porto Alegre no sorteio, na condição de time F1, isto é, o número 1 do grupo F. Até aí, já seriam quatro campeões da Copa na cidade.

A possibilidade de um quinto campeão jogando no Beira-Rio está na partida das oitavas-de-final, entre 1G e 2H, ou seja, o país que terminar a primeira fase em primeiro lugar no grupo G (e que poderá ser qualquer um dos sete mencionados – Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Espanha, Argentina, Uruguai – que já não tiver jogado em Porto Alegre) contra o segundo de H (também qualquer um dos sete).

Existe portanto a possibilidade inclusive de um ou dois confrontos diretos na cidade entre campeões mundiais, o que poderá acontecer no jogo do grupo F entre as equipes 1 e 4 (cabeça contra europeu) dia 25 de junho, ou na oitava-de-final, a 30, entre o primeiro de G e o segundo do grupo H – que também pode ser a mesma seleção de H que já terá jogado no Beira-Rio a 22 de junho.

Media Center – A Prefeitura de Porto Alegre, através do Gabinete de Comunicação Social e da Secopa, está desde domingo, 1º, no local onde será realizado o sorteio. Técnicos do Gabinete de Comunicação Social e da Secretaria Extraordinária da Copa trabalham junto a um estande montado no Media Center que serve para a distribuição de material promocional da Capital e do Estado, além de ser ponto de encontro de jornalistas internacionais que buscam informações sobre a cidade.

A partir de quarta-feira, 4, o trabalho se intensificou com a chegada dos secretários de Gestão, Urbano Schmitt, e extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, que participou, nesta quinta-feira, 5, de seminário com os treinadores das 32 seleções classificadas para o Mundial.

Prefeitura de POA



Categorias:COPA 2014

Tags:,

6 respostas

  1. 1º jogo: França x Honduras
    2º jogo: Australia x Holanda
    3º jogo: Argélia x Coréia do Sul
    4º jogo: Argentina x Nigéria

    Curtir

  2. Posso estar enganado, mas acho que as seleções X4 não são necessariamente europeias (pelo que entendi, X1 são os cabeças de chave, mas as posições 2 a 4 serão sorteadas entre as outras três vagas em cada grupo). Assim, existe a chance de virem mais seleções campeãs mundiais pra cá (ou menos).

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: