Copa do Mundo não melhorou imagem do Brasil no exterior, aponta índice britânico

Entre 50 nações avaliadas pela força mundial, País aparece em 21º lugar em 2014

Agência Brasil

Copa do Mundo não melhorou imagem do Brasil no exterior, aponta índice britânico | Foto: Pedro Ugarte / AFP / CP

Copa do Mundo não melhorou imagem do Brasil no exterior, aponta índice britânico | Foto: Pedro Ugarte / AFP / CP

Mesmo depois da Copa do Mundo, o Brasil perdeu posição no índice britânico Anholt-GfK de Marcas das Nações (NBI, sigla em inglês), divulgado na última semana. Ficou em 21º lugar em 2014, entre 50 nações avaliadas pela força mundial, caindo uma posição em relação ao ano passado.

O NBI entrevistou mais de 20 mil pessoas em 20 países para conhecer suas percepções sobre as 50 nações presentes no ranking. As entrevistas foram conduzidas entre 10 e 28 de julho deste ano (a Copa do Mundo terminou no dia 13 de julho).

O diretor do Índice, Xiaoyan Zhao, disse que “ a pesquisa foi feita em países desenvolvidos e em desenvolvimento que desempenham importante e diverso papel nas relações internacionais, nos negócios, no turismo e nas atividades culturais. Eles foram selecionados na Europa, América do Norte, Ásia, América Latina, África e no Oriente Médio, de forma a garantir um balanço regional e de nível de renda”.

Copa deu ênfase aos problemas domésticos

No total 23 atributos, separados em seis categorias, são medidos pelo Índice. As categorias são: exportações, governança, cultura, apelo popular, turismo, imigração e investimentos. O Brasil perdeu posições em vários quesitos da pesquisa. No turismo, passou de 13º em 2013 para 17º em 2014. No apelo popular, de 17º para 20º.

Para Xiaoyan Zhao, a Copa do Mundo atraiu atenções globais para Brasil, dando ênfase aos problemas domésticos. A percepção de governança no Brasil, por exemplo, piorou. Caiu de 24º para 29º em 2014. Na dimensão cultural, entretanto, o país melhorou, passando de 10º para 9º lugar.

Brasil tem melhor desempenho na América Latina

Zhao observou que “a reputação das nações pode variar de uma região para a outra. No caso do Brasil, o melhor desempenho é encontrado na América Latina. Entre os argentinos, o Brasil fica em 15º das 50 nações listadas no ranking. Entre os mexicanos, em 17º. Mas também fora da América Latina, o Brasil tem fortes mercados: na Turquia, por exemplo, fica em 15º lugar”, ressaltou o diretor do Índice.

Pela primeira vez em seis anos, o primeiro lugar no NBI não foi ocupado pelos Estados Unidos, mas pela Alemanha. O resultado, para os pesquisadores, pode ter sido influenciado pela vitória do país na Copa do Mundo e também pela liderança exercida pelo país na Europa.

Confira a lista das 10 nações melhor colocadas no ranking:

1º Alemanha
2º Estados Unidos
3º Reino Unido
4º França
5º Canadá
6 º Japão
7º Itália
8º Suíça
9º Austrália
10º Suécia

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014

7 respostas

  1. ai mimimi
    todo mundo é melhor que nós, somos os piores do mundo
    nossa, quanto mimimi

  2. Fazer o que né. É o preço da tal democracia. A que ponto chegamos, metade da nação querendo mudanças e ficamos com o pé amarrado no pé da mesa. Temo que outras coisas desse tipo ocorram nos próximos 04 anos.

  3. Normal.
    Fazer o que, tem quem goste desse estilo de vida.
    hahaha

  4. E também não mudou nada com relação às obras ou ao humor do brasileiro. Ou seja, só dinheiro fora.

    • fora em dobro, muitas obras foram mal feitas pela pressa da copa como o viaduto do mazembe que foi inalgurado as pressas para ficar com transito desviado por fora dele para a copa

  5. nao esperava menos

  6. Nenhuma surpresa…

Faça seu comentário aqui: