Prefeito de Porto Alegre afirma que empreendimento deve estar pronto até a Copa de 2014
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, autorizou nesta quarta-feira o início do estudo de viabilidade econômica para a construção de um estacionamento subterrâneo no Centro Histórico de Porto Alegre. O anúncio foi feito durante um almoço no Recsul, na companhia da primeira-dama Regina Becker, do vereador Waldir Canal (PRB) e do deputado estadual Carlos Gomes (PRB). No encontro, eles foram recepcionados pelo presidente do Grupo Record RS, Natal Furucho, e pelo vice-presidente, Fabiano Freitas. Na oportunidade, Fortunati revelou que existem empresários estrangeiros interessados em financiar a obra, que deve ser viabilizada via Parceria Público Privada (PPP).
“Ainda não foram definidos o número de vagas e o investimento necessário”, afirmou. O prefeito, porém, ressaltou que o empreendimento deve estar finalizado até a Copa do Mundo de 2014. “A iniciativa integra o pacote de ações para melhorar a mobilidade urbana na cidade”, enfatizou. Até agosto, devem iniciar as obras de duplicação da avenida Beira-Rio. O município espera a liberação de R$ 526 milhões em linhas de financiamento da Caixa Econômica Federal para obras que incluem qualificação do transporte coletivo, através dos Portais da Cidade, a duplicação da avenida Tronco e a construção de viadutos e passagens de nível na III Perimetral.
“As obras visam não apenas a Copa do Mundo, mas também a Copa das Confederações, em 2013”, ressaltou. O prefeito disse que já enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que concede isenção de ISSQN para a reforma do estádio Beira-Rio. A renúncia fiscal também inclui as obras de construção do estacionamento e de um espaço destinado para as conferências de imprensa dos jogos da Copa. De acordo com o prefeito, a renúncia será compensada pelo fato de a lei permitir que a cidade tenha um estádio nas condições técnicas exigidas para a realização da Copa em Porto Alegre.
“O evento esportivo possibilitará a atração de volumosos investimentos de infraestrutura urbana, mobilidade, saneamento básico, qualificação de pessoal e saúde pública”, justificou. Segundo ele, as isenções tributárias permitirão que as obras, especialmente dos estádios privados, ganhem um novo ritmo. Fortunati também elogiou a postura do governo federal autorizar a isenção de ICMS nas operações com mercadorias e bens destinados à construção, ampliação, reforma ou modernização dos estádios das 12 cidades-sedes brasileiras da Copa.
Fortunati também garantiu agilidade no início das obras, que incluem a modernização do transporte público, a qualificação dos corredores de ônibus e as ampliações do terminal de passageiros e da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Ele acredita que sejam necessários R$ 2 bilhões para deixar a Capital em condições de sediar a Copa. O prefeito frisou que todas as obras projetadas foram sugeridas pelo Caderno de Encargos da Fifa, a partir de estudos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base. Ele ainda destacou a importância do seminário “Porto Alegre e as Cidades da Copa de 2014 – A Experiência Alemã de Stuttgart”, que ocorrerá sexta e sábado, no Hotel Deville.
Correio do Povo
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Só vendo pra crer…
Será sob o Largo Glênio Peres o estacionamento ? O que vocês acham ? Teria uma área melhor ? Qual a capacidade mínima de vagas para ser rentável economicamente ?
Foto: Gilberto Simon
Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito
Uma coisa não invalida a outra! Ciclovia, alargamento das ruas, reestruturação, estacionamentos subterrâneos, tudo isto deveriam ser projetados, me admira que tem gente que luta contra algo para lutar a favor do que acredita. Bonde moderno sim, mas por isto não fazer algo? Vamos fazer os dois. Buscar incentivo externo. Acredito que é esse o caminho, com respeito ao pagamento de taxas, já pagamos uma fortuna de taxas e impostos, mas as pessoas acham melhor pagar juros para lojas do que pagar impostos para melhorar a vida de todos. Vamos pensar melhor! Eu como residente em Porto Alegre desde os meus 2 anos de idade, vejo que as pessoas botam fogo em coisas em benefício próprio. Estacionamento integrado a ônibus, acredito que fui um dos poucos que usou, no largo Glênio Perez. Nunca vi ninguém achar bom pegar ônibus integrado, as pessoas olham para isto como um problema para elas, as pessoas não pensam como em Amsterdã, nem como em Londres, pensam como Portoalegrenses. Vamos parar de olhar para nossos umbigos e levantar a cabeça, todas as coisas são importantes. O menos, importante, é não fazer nada!
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O centro já está tomado por estacionamentos particulares. Dezenas de prédios gigantes só para carros. Contriur estacionamento subterrâneo implica que mais pesssoas vão passar a ir de carro para o centro, ou seja, mais vias congestionadas que precisarão ser alargadas. E quando forem alargadas, ainda mais carros virão. O ciclo não tem fim. Os países desenvolvidos já aprenderam e nós insistimos em cometer os mesmos erros que eles cometeram no passado.
O centro precisa de menos carros. Investimento em transporte público e incentivo a ciclistas e pedestres. Mais ruas para pedestres, calçadas mais largas, menos vagas para carro nas ruas. Negar isso é ir na contra mão do progresso rumo ao caos.
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Ridículo! Fortunati cada vez mais anuncia obras que vão piorar o trânsito de Porto Alegre!
Imagina MAIS carros circulando no centro de Porto Alegre, que caos iria se tornar? O dinheiro investido nessas obras deveria estar sendo investido no transporte público, e não particular.
Já não basta termos que encarar: grades nas calçadas, que dificultam a vida do pedestre e beneficia só os motoristas; duplicação da Avenida Beira-Rio, que vai detonar ainda mais com a orla do Guaíba e incentivar o uso do carro particular, gerando mais engarrafamentos.
Não queremos adquirir um carro pra sermos sugados por impostos absurdos e vivermos horas de cada dia dentro de uma lata de metal ambulante.
Queremos investimentos em transporte público, CICLOVIAS, e que essa cidade seja um lugar cada vez melhor de se caminhar.
Prefeito Fortunati, você cada vez mais piora essa cidade.
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Anda-se de carro quando é perigoso ou desconfortável andar a pé. A revitalização do Centro passa pela atratividade, praticidade e segurança. Tenho a maior boa vontade, e faço questão de direcionar muitas atividades da minha vida para o Centro. Inclusive, estudo lá, à noite, por opção. Mas que dá um medo na hora de sair da aula, ah, dá…
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RECORTE E COBRE!
E o plano cicloviário?
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Conheci um dos vários estacionamentos subterraneos do centro do Rio de Janeiro. E entrada de vidro e, principalmente, lá embaixo, ele é muito bonito, parecendo o estacionamento do nosso museu Ibere Camargo.
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espero que não seja algo escuro e cheiio de infiltrações…
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Na minha humilde opinião, o estacionamento não deveria ser no coração do centro, pois isso implica CHEGAR DE CARRO até o coração do centro, e isso não é recomendável nesse centro que até hj foi muito bagunçado em urbanismo, com ruas estreitas e tortuosas.
A minha sugestão, e já a divulguei em outros lugares, seria a de praticamente bloquear o centro de POA para carros. Colocar pedágios como no centro de Londres.
Só entra de graça quem tiver alguma espécie de carteirinha provando que aluga uma garagem no centro (ou seu prédio já tem)
E os outros?? Aí é que fica interessante. Acho q o centro de POA tinha q ser todo interligado por BONDES, não os históricos, mas mais modernos, como os que vemos no centro histórico de Amsterdam.
E nos ARREDORES do centro, aí sim, construir GRANDES estacionamentos, BARATOS, em PPPs.
A população deixaria os carros nesses estacionamentos. Os estacionamentos seriam CONECTADOS AO CENTRO por meio dos bondes. Você deixa o carro, pega um bonde pro centro, volta, pega seu carro e vai embora.
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