Novo vídeo sobre AEROMÓVEL – inédito

Em primeira mão, o novo vídeo do aeromóvel:


O vídeo tem cerca de 8 min.

Share



Categorias:Aeromóvel, aeroportos brasileiros

Tags:, , , ,

12 respostas

  1. Muito bom o comentário do Rogério Maestri!
    Realmente é necessário uma reflexão a respeito do mecanismo econômico do transporte público.

    Curtir

  2. O preço de nosso transporte público é um absurdo, só para fazer um cálculo, com três pessoas ir da auxiliadora até o centro de taxi é mais barato do que ir de lotação, para ir a auxiliadora até o campus da UFRGS é necessário duas passagens, indo em quatro pessoas num taxi é mais barato e muito mais rápido.
    Os custos que definem o preço da passagem dos ônibus é uma caixa preta para a população, juntam-se alguns técnicos escolhidos a dedo pela prefeitura e a ATP (alguns que são da Carris), mais o secretário e o prefeito e definem o preço da passagem.
    No Brasil é o único lugar do mundo em que se paga adiantado alguma coisa e não se tem desconto, tu abastece o TRI (Tri-caro) e não tem desconto nenhum.
    Chamo a atenção que com a evolução tecnológica os motores dos ônibus se tornaram 20% a 40% mais econômicos e quem ficou com este ganho, certamente o usuário que não.
    O transporte coletivo de Porto Alegre como no resto do Brasil é um absurdo e o motivo disto é o chamado vale-transporte, como? Simples, as pessoas não pagam diretamente a passagem, logo quem paga é a empresa. Isto age de forma a que nas negociações dos preços das passagens os principais usuários não fiquem muito interessados. A longo prazo o que acontece, as pessoas que moram mais longe dos locais que tem possibilidade de trabalhar não conseguem emprego, pois o patrão leva em conta este custo. Outra coisa que também acontece, cidades como Porto Alegre, onde não há mais residências de baixo custo por perto não se consegue mão de obra com baixa qualificação (além de não haver terrenos para a construção de indústrias), com isto as indústrias são transferidas para municípios vizinhos junto com os empregos de gerência e o ICMs.
    Poderíamos dizer que há um emaranhado de fatores que os nossos últimos prefeitos (estou falando dos últimos dez a vinte anos) não conseguem compreender, aí quando a cidade começa a perder dinheiro e importância, ninguém sabe o porque.

    Curtir

  3. Uma opção interessante para demandas menores é utilizar o sistema em via simples, mas com tráfego em ambos os sentidos, com cruzamento dos carros nas estações, que têm via dupla (que são dotadas de dois AMVs – aparelhos de mudança de via -, na chegada e na saída).

    Um bom exemplo é a terceira perimetral, hoje dotada de um corredor de ônibus (solução inteligente, registre-se.) subutilizado. Usando via simples poderia se instalar um canteiro central pequeno (90 cm de largura) e liberar duas faixas para tráfego no nível do solo.

    Curtir

  4. O Aeromovel passando por umas areas do centro seria interessante, mas acho que iria ajudar a degradar muito, vocês sabem como é porto alegre de baixo de pilares né?

    É casa de mendigo.

    Acho que o Aeromovel faria sucesso pela orla, tipo aquele projeto do Inter.

    Tambem ficaria legal no lugar de corredores de onibus, criava terminais em determinados pontos.
    Exemplo, o Aeromovel sai do mercado publico, ali onde tem o trêm (ja dava uma ligação com onibus do mercado que iriam para outras areas da ciadde, o metrô, e o proprio aeromovel)… de la, tirava varios onibus dos corredores da Farrapos, tirava da Benjamin e Assis Brasil, iria assim até o terminal triangulo, e de la cada pessoa iria para um onibus que levasse para outro lugar.
    Isso tiraria onibus das ruas, as distancias mais curtas economizariam combustivel, menos poluição, diesel queimado… criaria uma faixa a mais na Assis Brasil, poderiam até criar uma faixa que muda dependendo do horario, por ex. 8 da manhã, movimento maior ta em direção ao centro, toca as duas faixas que eram de onibus pro centro… fim do dia coloca ao contrario.

    Criava algumas paradas do aeromovel em plena Farrapos e Assis Brasil, dava até pra interligar com algumas linhas de onibus…

    Curtir

  5. Seria bonito mesmo Rafael.

    Curtir

  6. Seria o máximo se tivesse um trajeto do aeromóvel que fosse do mercado público até o barra shopping.
    E vocês notaram como é bonito transitar pelo alto? Vendo as árvores de cima? Parece que tudo fica mais bonito.
    Acho que seria economicamente sustentável uma linha Mercado-Gasometro-Praia de Belas-Barra pela orla. Não seria somente turista, visto que muita gente se desloca até os dois shoppings. Ahhh e terá o terceiro shopping neste trajeto: o do novo Cais!

    Curtir

  7. Concordo rogério, ainda comentei num post antes que só teremos uma orla feia e shoppings para mostrar pros turistas. Mas o Iberê realmente é um diferencial, infelizmente pouco valorizado pela população da cidade.

    Em relação a transporte público, eu acho absurdo o que se cobra aqui. Essa conta Anderson é corretíssima, para ser mais barato ir de ônibus do que de carro, tem que ser um trajeto muito longo. Ao meu ver transporte público deveria ser praticamente isento de impostos.

    Outra coisa, por que não temos descontos ao comprar pacotes de passes? Na Austrália isso é comum.

    Curtir

  8. Porto Alegre é uma cidade sem atrações turísticas, pode até ser agradável para seus moradores, mas não temos nada (agora temos o museu Iberê Camargo) que nos identifique como um ponto de atração, se tivermos ao menos uma linha do aeromóvel funcionando teremos algo para mostrar, turismo é assim quando não se tem nada inventa-se.

    Curtir

  9. O aeromóvel sempre foi um projeto controverso mas faltou a prefeitura de Porto Alegre ou o Governo do Estado, bancar o projeto, mesmo se ele não funcionasse ou funcionar direito vai ser uma atração turística. O que falta no nosso Estado são governantes de visão, o aeromóvel passando pelo centro de Porto Alegre será uma referência, no máximo bizarra, mas uma referência e uma atração.

    Curtir

  10. Daniel, tem certeza? O que eu vi é um aeromóvel todo pintadinho de novo, com as cores originais, branco e verde.
    Aliás, nesse vídeo (não terminei de assistir ainda) aos 42 segundos mostram um trajeto bem interessante da volta pelo centro. Eu sempre achei que o Aeromóvel ia ser ótimo pra trajetos curtos, contemplando todo um bairro, como o centro. Já que muitas vezes no mesmo centro precisa-se fazer algo num extremo e completar no outro. Não existe ônibus pra quem precisa fazer isso.
    Morei em Miami e usava muito o trenzinho de lá semelhante ao aeromóvel. Era muito útil por isso, eram trajetos relativamentos curtos, mas que seriam empecilhos de fazer a pé e não havia outro tipo de transporte senão o taxi para esses trajetos curtos.
    Certa vez um taxista jamaicano ficou fulo da vida comigo, quando eu tirei ele da “fila” de taxis do hotel para ir de onde eu estava até downtown. Era meu trajeto até meu emprego no centro da cidade. Não poderia fazer a pé todo arrumado e de sapato. Quando eu estava atrasado procurava os taxis e alguns ficavam fulos da vida por terem que fazer trajetos pouco lucrativos pra eles.
    Agora, a pergunta que não quer calar…
    Quanto vai custar pro usuário?
    Porque em Miami era coisa de cents, se não me engano 25 cents. Micharia, troco, esmola, menos do que se daria de gorjeta.
    Há um mês mais ou menos estou sem carro e usando nosso transporte público. Achei caro.
    Sábado estava com uma amiga, resolvemos ir num shopping e pegamos lotação pra não gastar com taxi. Só que a lotação custa 3,65! Paguei pra nós dois quase 8 reais. De taxi o trajeto não custaria 10 reais e eu no meu carro não gastaria 1 litro de gasolina (pouco mais de 2 reais) no mesmo trajeto pra ir e vir.
    Não tenho nada contra aos trajetos curtos que são proposta pro aeromóvel. Desde que tenham valores pífios. Coisa de centavos ou no máximo 1 real. Mais que isso, seria roubo.

    Curtir

  11. porto alegre será a cidade do aeromóvel.. smart city concept. .
    eu queria acreditar

    Curtir

  12. Passei hoje por lá, e pintaram todo o aeromóvel de cinza para tapar as pinchações.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: