Infraero estuda viabilidade de instalação de transporte ligando os dois terminais do Salgado Filho
A construção do aeromóvel exigirá mudanças no Aeroporto Salgado Filho. A Infraero já começou os estudos de viabilidade para a instalação de uma linha ligando os terminais de passageiros 1 e 2.
O projeto de construção do aeromóvel não levou em consideração a utilização do terminal 2, que foi reativado em dezembro passado. Assim, os passageiros que utilizarem esse local precisarão pegar uma condução interna e seguir até o terminal 1, para então embarcar no aeromóvel e fazer a integração com a Estação Aeroporto da Trensurb.
A construção da nova ligação, também por essa tecnologia, será um empreendimento privado da Infraero e independente do projeto que começará a ser executado. A proposta está em análise, sem data a ser anunciada.
O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, disse que a Infraero deverá promover uma maneira de ampliar a ligação entre os terminais para permitir e facilitar esse deslocamento dos passageiros.
De acordo com a Infraero, desde que o terminal 2, onde ficava o antigo Aeroporto, foi reaberto, os passageiros contam com um serviço de condução. O transporte liga os dois terminais. A previsão é de que esse serviço continue sendo realizado sem alterações, mesmo com o aeromóvel.
O projeto entre a Estação da Trensurb e o Aeroporto prevê a instalação de uma linha de 900 metros sobre um elevado. O trajeto será feito por dois veículos, com 150 e 300 lugares, e que serão controlados automaticamente. A previsão é de que as obras comecem no final de janeiro. Segundo Kasper, o valor do empreendimento está destinado no orçamento federal. Porém, a proposta passa por análise e poderá sofrer alterações.
Um dos diferenciais dessa tecnologia é o baixo custo operacional e a rapidez. Em funcionamento, o aeromóvel poderá fazer o circuito a cada cinco minutos, devido à agilidade. O trajeto terá duas estações de embarque e será percorrido em 90 segundos. A previsão é de que sejam beneficiados mais de 7 mil passageiros com a integração.
O projeto é uma das exigências para a Copa de 2014, da qual Porto Alegre será uma das sedes. Segundo Kasper, o projeto aumenta a integração do sistema de transporte da cidade.
Outro benefício apontado por ele é a possibilidade de ampliar a utilização do transporte público. “Com o sistema integrado, um passageiro poderá ter uma economia considerável se utilizar o transporte, ao invés de ir no seu carro”, disse.
Categorias:Aeromóvel, aeroportos brasileiros, COPA 2014
Faz um tempão que eu mandei um e-mail para o site do aeromóvel perguntando porque não haviam previsto uma ligação com o terminal 2. Nunca me respondenram (claro não sou ninguém), agora estão pensando em fazer a ligação. Será que leram meu e-mail? Bem de qualquer maneira acho que deveria ser uma linha só, mas com paradas no terminal um, no dois e no três (se tiver no futuro). Mas isso tinha que ser previsto antes. Estive no aeroporto de Düsseldorf e lá o aeromovel deles pára em mais de um terminal (uma linha só).
Tomara mesmo que o aeromóvel se prolifere, principalmente em locais como a orla do Guaiba, o Centro Histórico, a Arena do Grêmio e a Av. Ipiranga. Quanto mais linhas forem instaladas, menor será o custo para erguer e manter cada uma.
Concordo Renan.
Eu vejo dessa forma também. O sucesso do aeromóvel vai ser tanto que vai ter um em cada esquina logo logo.
Quer dizer que a reabertura do antigo aeroporto é mesmo definitiva.
Os políticos e empresários vão gostar tanto do aeromóvel que vai ter até lobby pra implantar linhas pela cidade, vencendo o ranço de décadas de ignorância e egoísmo. Assim profetizo!
Muito sabia sua avaliação, endosso 100%….
Que façam todas as alterações agora já prevendo, inclusive, a ligação com o novo terminal de passageiros que algum dia será construído.
Boooom…..
muito bom…
Mas, e a ampliação do terminal?
Fazer duas linhas não fica muuuito mais caro do que alterar o projeto? A obra não começou mesmo!
Mas bem, ao menos estão pensando nisso.