Recuperação da Praça Otávio Rocha começa dia 31

Praça Otávio Rocha - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Integrando as ações de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre, iniciam, no dia 31 de outubro, as obras de restauração da Praça Otávio Rocha. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 20, pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário municipal do Meio Ambiente em exercício (Smam), André Carús. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal. (vídeo)

Segundo Fortunati, a restauração traz de volta a beleza do local, devolvendo a área verde para a população. “O Centro Histórico está recuperando seu charme e os cidadãos poderão desfrutar e ajudar a manter este espaço tão bonito que é a Praça Otávio Rocha”, afirmou o prefeito, que é morador da região, ao citar a campanha Eu Curto. Eu Cuido.

Com investimento de R$ 800 mil, oriundos de um Termo de Compensação Vegetal firmado com as empresas Alphaville Urbanismo e S2 Construtora, a área de 2,2 mil metros quadrados receberá intervenção em toda sua extensão, recuperando as características originais da década de 1930. Estão previstas para a praça obras no piso em pedra portuguesa e ladrilho hidráulico, recuperação dos 12 bancos, balaustrada e escadas, luminárias e equipamentos de recreação infantil, além do restauro do monumento à Otávio Rocha e do manejo da vegetação.

A Praça Otávio Rocha é resultado de intervenções urbanísticas iniciadas nas administrações de Otávio Rocha (1924-1928) e concluídas por Alberto Bins (1928-1937). A lei de denominação é de 1932. A área tem topografia irregular, conta com um mirante e o projeto é formando por diversos recantos, amenizando os desníveis do terreno e favorecendo a circulação. A praça possui passeios externos e internos pavimentados.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Restaurações | Reformas, Revitalização do centro

Tags:,

1 resposta

  1. Não adianta só enfeitar a praça se não tiver vigilância para garantir ao cidadão o direito de desfrutar do local sem ser importunado por drogados, ladrões e prostitutas.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: