POLITICAGEM BARATA PARA SABOTAR OS PORTOALEGRENSES E GAÚCHOS. NÃO ACEITAMOS ISSO! O SALGADO FILHO AINDA PODE SER AMPLIADO E APROVEITADO POR MAIS DE 30 ANOS

Aeroporto Internacional Salgado Filho ainda pode ser aproveitado como principal aeroporto gaúcho por mais de 30 anos. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Todos sabem que o desenvolvimento de uma cidade e, em se tratando de uma capital, de todo um estado também, passa pelo seu respectivo aeroporto. São milhões e até mesmo bilhões de reais que circulam em transações que dele necessitam para se concretizarem. Sendo assim espera-se que um tema de tamanha importância seja tratado com a maior seriedade e tecnicidade possível, sem politicagens ou interesses com viés eleitoreiro. Esse não é mais uma dessas pastas ministeriais ou de secretariado a serem costumeiramente distribuídas conforme as cotas partidárias, sob a égide de critérios nada técnicos e, sim, puramente políticos.

É aí que vem a denúncia: o nosso Aeroporto Internacional Salgado Filho aguarda há décadas pela famosa ampliação de sua pista, prometida por inúmeros governos e assegurada como obra essencial para a Copa 2014. Desapropriações milionárias já foram feitas e os recursos para a obra já foram assegurados. Todavia, agora tem se dito por aí que o Salgado Filho teria uma vida útil muito curta de apenas 6 ou 7 anos após a ampliação da pista e que para ampliá-la seria necessário um adensamento (reforço no solo) para que só então haja a referida ampliação e que isso não estava previsto e triplicaria os custos da obra. Dessa forma supostamente mais onerosa e para uma vida supostamente curta seria uma temeridade fazê-la. Portanto, a saída, segundo alguns dos nossos políticos locais, é a construção de um novo aeroporto  necessariamente em Portão/Santa Rita.

Ocorre que, em primeiro lugar, a necessidade de adensamento da pista é de conhecimento de todos desde a construção do aeroporto e, portanto, sempre esteve prevista e orçada nos cálculos da obra, conforme o próprio engenheiro da Infraero responsável pelo Aeroporto Salgado Filho falou recentemente à ZH, o que confronta e desmente totalmente a nova versão dada pelos nossos políticos locais favoráveis ao cancelamento da ampliação da pista. Além disso, já se gastou milhões de reais na obra do novo Terminal de Cargas (TECA) do Salgado Filho e a obra, que já está bem adiantada, perde totalmente o sentido e o investimento vai direto pelo ralo sem a ampliação da pista, pois os aviões cargueiros continuariam não podendo operar com carga máxima para destinos mais distantes. Seria uma tremenda irresponsabilidade, incompetência, falta de profissionalismo e até uma de falta de seriedade, uma má gestão e uma má-fé se gastar tanto numa obra como o TECA para nada, com tanta gente morrendo nas filas do SUS enquanto o governo gasta em obras sem sentido, como um moderno  TECA sem pista.

Outra coisa a se salientar, o Salgado Filho é um aeroporto em que estão previstas e orçadas duas expansões do Terminal 1.  Somando-se a isso, seria plenamente possível acoplar uma nova área de embarque ao antigo Terminal 2, como em Congonhas e no Santos Dumont e, assim, transformar a atual área de embarque dele em novas áreas de check-in e de desembarque, ampliando-o consideravelmente. Até mesmo um novo Terminal 3 caberia ali no sítio aeroportuário do Salgado Filho. Ou seja, não é uma vida útil de apenas 6 anos como alguns querem nos enganar e, sim, de no mínimo mais de TRINTA ANOS se as expansões assim fossem feitas. Esse acoplamento ampliativo do Terminal 2, por exemplo, seria rápido e fácil de se fazer, lembrando que em Congonhas fez-se o mesmo e utilizou-se material de concreto pré-fabricado, bem como no Santos Dumont, só que com estruturas metálicas que assim também o foram, o que agiliza e barateia a obra. Vejam as fotos deles:

Nova área de embarque acoplada ao Aeroporto de Congonhas, que o ampliou consideravelmente:

Aeroporto de Congonhas, São Paulo

Nova área de embarque do Aeroporto Santos Dumont:

Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro

Ou seja, o Salgado Filho é perfeitamente ampliável.

Também é importante questionar a escolha de Portão para a construção de um novo aeroporto para a região metropolitana. Falam que há estudos mostrando que trata-se de uma área viável. Ok, mas pergunta-se, é uma área viável, mas é a MAIS viável ? Há estudos comprovados de análise de outras áreas para o aeroporto também que sejam mais próximas da capital, como em Eldorado do Sul, por exemplo? E se é para fazer um novo aeroporto, que ele tenha pelo menos uma pista com 4 km ou pelo menos 3,5 km. Esse de Portão teria a sua maior pista com 3.200m (o mesmo que o Salgado Filho após ampliado e menos do que o necessário para muitas aeronaves operadas pelas principais companhias aéreas mundiais operarem, como os Boeings 777, os mais usados para viagens longas, dos quais apenas a sua primeira, mais antiquada, limitada e menos utilizada versão, a “-200″, poderia operar em sua plena capacidade nele, ou seja, dizem que estudaram tanto e planejam um novo aeroporto que já nasce limitado e obsoleto.

Sabe-se que existem aeroportos que ficam distantes das grandes capitais, mas é importante salientar que isso ocorre quando não há áreas livres mais próximas disponíveis, como é o caso de Belo Horizonte e o seu terreno extremamente acidentado devido ao terreno irregular da região. E o que ocorreu? As pessoas ficaram anos se recusando a utilizá-lo (Confins) e só passaram a usá-lo quando a utilização do central Aeroporto de Pampulha foi severamente restrita aos vôos regionais, não restando outra alternativa aos belo-horizontinos. E os políticos mineiros? Esses continuaram a usar os seus jatinhos no comodamente próximo e central Aeroporto da Pampulha. Já a população passou a ter que andar mais de uma hora de ônibus executivo ou de táxi até lá, destacando-se que uma corrida de táxi do centro de BH até Confins custa mais de R$ 100,00 (cem reais), o mesmo valor a se gastar em corridas de Guarulhos ou do Galeão até o centro de SP e ao final do centro ou ao início da zona sul do Rio. Muitas vezes sai mais caro a corrida de táxi do que a passagem de avião e perde-se o mesmo tempo da viagem de avião no caminho do centro ao aeroporto. Um aeroporto longe só é cômodo quando ele fica em uma cidade de um país de primeiro mundo, com trem de alta velocidade interligando o aeroporto ao centro da cidade em poucos minutos e com uma passagem barata.

Um aeroporto novo tem que ser fruto de uma necessidade natural e, não, mera imposição. Ainda restam muitas coisas possíveis a serem feitas no nosso estimado e comodamente central Salgado Filho, que até interligado ao metrô e, portanto, à diversas cidades da região metropolitana o é.

Por fim, lembremos que já se prevê novos aeroportos para Caxias (Vila Oliva) e Canela (Hortênsias), que são novas alternativas para quem mora na região de Portão. Não tem sentido deslocar a população de Porto Alegre até lá, que é bem maior do que a população de Portão e cidades do seu entorno. A população da serra utilizará os referidos novos aeroportos citados e as pessoas das demais regiões continuariam desembarcando na rodoviária central de PortoAlegre e teriam que se deslocar até Portão depois, tendo o Salgado Filho bem pertinho da rodoviária e sendo possível ir até ele de metrô.

O GOVERNO PRECISA INVESTIR NO SALGADO FILHO

O Governo do estado tem sim é que investir no Salgado Filho e, com isso, também melhorar e ampliar a estrutura de diversos aeroportos do interior do estado, descentralizando aviação estadual, pois diversos estados têm cidades do interior com vôos diretos para o centro do país e o RS incrivelmente não. O PR fez um excelente aeroporto estadual para Maringá, bem como ganhou do governo federal (via Infraero) um bom aeroporto para Londrina. SC entregou o aeroporto de Criciúma para a Infraero e possui modernos terminais em Navegantes e Joinville administrados pela Infraero. Aí pergunta-se, porque os aeroportos da Infraero no interior do RS não recebem o mesmo tratamento isonômico dado aos do PR e de SC? E porque o RS não faz nos aeródromos estaduais o mesmo que o PR o fez em Maringá, bem como porque não entrega para a Infraero os que ele não tiver condições de administrar, como SC o fez com Criciúma? Outros estados possuem diversos aeroportos funcionando espalhados dentro deles e com uma quantidade expressiva de voos comerciais, como o PR (Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina e, comum pouco menos de voos, Cascavél), MG (Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora e Montes Claros), SC (Joinville, Navegantes, Chapecó e, com um pouco menos de voos, Crisciúma), SP (diversas cidades, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, São José dos Campos, Bauru, dentre várias outras) e até mesmo o MT (Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta). Nestas cidades há diversos vôos de diversas empresas, já no RS podemos considerar apenas Caxias (e que não tem voos da TAM, ao contrário de algumas das cidades citadas de outros estados) e Passo Fundo (que não tem nem TAM nem GOL). O problema do interior tem que ser resolvido com incentivo da aviação nele, pois é um absurdo que Pelotas, Santa Maria e mais algumas cidades grandes do interior dependam exclusivamente da pequena e cara NHT e que uma cidade como Caxias tenha tão poucos voos, ao contrário de outras cidades do mesmo porte, por causa das condições limitada do seu aeroporto.

Aeroporto de Maringá (construído e administrado pelo Governo do PR):

Aeroporto de Maringá, PR

Aeroporto de Maringá a noite

Aeroporto de Maringá, PR

Aeroporto de Maringá

Aeroporto de Londrina (INFRAERO):

Saguão do Aeroporto de Londrina, PR

Aeroporto de Londrina, PR

Precisamos procurar políticos que efetivamente nos ajudem e também divulgar isso na grande imprensa para revertermos isso, pois em poucos dias cortarão os investimentos da pista do Salgado Filho!!!

Colaboração: leitor Paulo Roberto



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação, Meios de Transporte / Trânsito

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100 respostas

  1. Pessoal, vamos mandar e-mails para encher as caixas e mostrar indignação com esse absurdo! Os principais jornalistas tem os seus respectivos e-mails constando nas suas colunas, bem como os vereadores da capital tem os seus e-mails constanto numa página aqui do Blog. Já os deputados possuem os seus e-mails listados nos sites da Assembléia Legislativa Estadual e na Câmara Federal dos Deputados, bem como os senadores tem os seus e-mails relacionados no site do senado. Mandemos também e-mails para os secretários e ministros, governador, prefeito, Presidente Dilma, Infraero, e etc. Paulo Sant’anna, Lasier, André, do O Sul, ao Correio do Povo, De ZH ao Jornal do Comércio, Affonso Ritter, Políbio Braga, jornal metro. Uma andorinha só não faz verão e o tempo é curto, já que estão para anunciar o cancelamento da expansão em poucos dias.

  2. BLOG DE FANÁTICOS…. BAH… DESISTO!

    Fiquem aí no mundinho doente de vocês… se possível, sumam da cidade, já que vocês são tão superiores pra ela.

  3. Os espertos aqui querem gastar 700 milhões pra ampliar uma pista praticamente dentro da cidade… depois acontece uma tragédia, a culpa vai ser de quem? do PT?
    qUE Se gaste 1 bilhão e construam um aeroporto grande e decente.

    • Espertão é tu que ainda não percebeu que essa obra não custará tudo isso e que eles inflaram isso para desistir da pista do salgado filho ou para pegar um recurso extra para mandar para algum lugar incerto e muito sabido.

      • Faz campanha na próxima eleição e tenta mudar isso.
        Agora, vai ser feito o que o governo ELEITO PELA MAIORIA quer…
        são representantes da sociedade.

        • São ladrões que fazem propaganda, nada mais que isso.

        • Olha, a Dilma vinha fazendo a linha de pensamento de se investir no Salgado Filho, tanto via canetaços, quanto via promessas vazias e algumas proucas concretudes, e uma das concretudes foi o TECA e a outra foram as desapropriações na cabeceira da pista. O Aeroporto é Federal e a própria Infraero contesta esses números divulgados pelo Beto Albuquerque da suposta triplicação de custos. Sendo assim, quem decide é a Dilma e, não, o Beto Albuquerque, réles secretariozinho. Ele deveria cuidas os nossos depenados aeroportos estaduais, isso sim, já que estamos bem longe de sermos um PR, SC, SP e MG nessa matéria. Ele não pode querer que se deixe de investir num aeroporto federal para se criar um que era o estado quem o queria. O governo pode até ajudar o Beto Albuquerque no seu devaneio, mas não pode deixar de investir no Salgado Filho para tanto. Quem inventa agüenta, se ele inventou Portão, que o crie às suas expensas (RS).

        • Mas esse não é o governo da participação popular ????????? Estamos participando ! Que incoerente tu estás sendo Andréé.

        • Não, para uma participação ser aceita tem de vir de um sindicato ou uma organização social comandada pelo partido.

        • Pessoal
          Vocês não notam que o André esta puxando para um discurso político partidário para desqualificar a discussão. Se vocês forem um pouquinho espertinhos não caiam nesta. O assunto é técnico, a desculpa técnica é vazia como o discurso do André, porque ele não mostra dados concretos para provar o seu ponto de vista, pelo que eu vejo ele é assessor de alguém e está fazendo a sua campanha. Porém é alguém que não entende nada do que está falando (como o secretário não entende), NÃO CAIAM NA BESTEIRA DE CONTRA-ARGUMENTAR UM DISCURSO PSEUDO-POLÍTICO, eu votei na coligação que elegeu TARSO (para mim não seria o melhor, era o “menos” ruim), logo que ele não venha com besteiras do tipo.
          Como o governo Tarso foi eleito pela maioria ele tem autorização de colocar qualquer um numa secretaria para dizer quantas besteiras quiser e nós (quem os elegeu ou não) tem que aguentar calado. Isto não é princípio democrático em NENHUM PAÍS DO MUNDO.

        • Verdade, Rogério! Ele (Andrée) está tentando desvirtuar a discussão que se refere à um problema gravíssimo e estritamente técnico com picuinhas políticas só para virar bagunça e não dar em nada a nossa indignação.

  4. Queria entender pq ele é PSEUDO secretário? E esse blog é um PSEUDO site?

    • Olha, não só ele é pseudo como toda a equipe dele e os técnicos que o assessoram o são. Antes fizeram um canetaço que dava fôlego infinito ao Salgado Filho e agora dizem que nem com a ampliação da pista ele não passa de 6, no máximo 10 anos. Tem muito de “pseudo” e pouco de “secretário” aí.

  5. O pessoal aqui é fanático pelo PT… esse blog é filial do blog do Políbio?

  6. Galera, ponham aí no texto que o principal motivo que o Beto Albuquerque cita (retirada das famílias da cabeceira) está praticamente solucionado. Dá vontade de ir a pé na Dique, tirar fotos e esfregar na cara dele.

  7. Já até imagino como seria esse novo aeroporto de Portão que agora dizem que seria mega só para nos convencer a aceitá-lo sem pensar, mas que já começa com uma pista de dimensão aquém do atualmente necessário, quando toda nova obra tenta ir até mesmo além do atualmente necessário. Vai ter um galpãozinho de terminal (mas nas promessas agora falam como se fossem construir um ultra hiper mega aeroporto). Depois, chegando a hora dele ficar pronto, nem o prolongamento da Rodovia do Parque se duvidar eles farão, acabando ela em Esteio mesmo como originalmente previsto e com isso todo mundo se apertando no afunilamento no futuro dela (BR-448) com a BR-116. E O Salgado Filho lá, com todo o seu vigor desperdiçado e com o novo TECA utilizado para comícios do Beto Albquerque, do Paulo Paim, do PT e da CUT.

    • O pseudo-secretário Beto Albuquerque falou que o novo aeroporto não precisa ser uma obra de arte e sim funcional…. Imagina o que vai ser então! Vai ser um blocão na horizontal….

      • Terá quatro vigas para erguê-lo, um teto de telhado de zinco e paredes quase de ispopor, no melhor estilo contemporâneo possível adotado pela Infraero nos seus MOP’s (Módulos Operacionais Provisórios). Tenha a certeza disso, essa fala dele foi um deslize em que ele entregou o jogo sem querer. Está na cara que esse aeroporto não terá nada de mega. Será um terminalzinho lá no c* do mundo em que apenas o terreno será amplo, mas nem a pista o será o suficientemente ampla.

      • O que o Beto Albuquerque entende de logística, de funcionalidade??? O cara é advogado! Nem da área dos transportes ele é! Essa patetice tem que acabar!

        • O Beto é secretário de um governo ELEITO PELA MAIORIA… aceitem!

        • kkkkkk Andrée, tu tens quantos oito anos,hein????????? Só quem aceita tudo calado é o papel. Pelaamor, não votamos nele para Secretário e cabe salientar que ele preenche a vaga partidária que a coligação dele tinha direito, não o faz por tecnicidade na matéria. E as atitudes e palavras dele para com o assunto aeroporto são inaceitáveis.

        • André

          Não é porque ele represente um governo eleito pala a maioria que ele tem direito d dizer o que não sabe.
          Inclusive, assim como no estado do RGS, como nos demais estados brasileiros os secretários são escolhidos de forma incorreta. Será que dentro da maioria não há um Engenheiro ou qualquer profissional da área. O governador tem que escolher alguém que não sabe (ou faz que não sabe) o que está falando?
          Esta desculpa de nomear qualquer um para uma secretaria, e qualquer um que simplesmente não escuta os técnicos da área (o pior), não é desculpa para nada.
          Gostaria de saber qual é a formação do secretário da Justiça, será que ele é engenheiro?

  8. Esse post tem de ser enviado pro Beto Albuquerque que quer ficar na midia e nao sabe como a não ficar fazendo de tudo pra fazer um novo aeroporto la no fim do mundo e não reformar o daqui depois das desapropriações feitas na vila dique

  9. O grande argumento DELES é que a obra de ampliação da pista vai custar mais do que o previsto. Cerca de 700 milhões de reais. MAS COMO ASSIM ? Pra roubar tem a vontade, pra uma obra importantíssima não tem dinheiro ? QUE VERGONHA ISSO MEU DEUS !!!

    • 700 milhões pra ampliar um aeroporto dentro da cidade, em vistas de saturação. Pelo mesmo valor teremos um novo, maior e mais moderno… PELOS PRÓXIMOS 40 ANOS.

      • Ele não está em vias de saturação Andree. Leia o texto do post por favor. Este teu comentário prova que tu não leu.

        • TÉCNICOS e ESPECIALISTAS dizem e confirmam que o aeroporto está saturado. Além disso, como já afirmei em outro post, ele está DENTRO da cidade, limitando o nosso crescimento. Pra mim investir no Salgado Filho é desperdício.

        • André o aeroporto não é culpado por limitar o nosso crescimento! A falta do investimento necessário é que está limitando!

        • André

          Então dá o nome e a profissão desses técnicos e especialistas.

        • Exatamente, Rogério! Esses técnicos são qualquer coisa, menos técnicos efetivamente formados na área! Os mesmíssimos que antes diziam que após o canetaço de Dilma que aumentou a capacidade do terminal de passageiros do salgado filho da noite para o dia sem obra alguma teria dado vida infinita ao salgado filho agora dizem que mesmo com a pista ampliada e com os terminais idem, seria o salgado Filho um aeroporto moribundo em estado terminal, com pouquíssimo tempo de vida, só porque resolveram brincar de lego e construir um novo aeroporto para utilizarem isso politiqueiramente. Veja que uma ampliação de pista não gera placa nem fita de inauguração para cortar, por isso querem um novo aeroporto a qualquer custo, mesmo que o seja capando o salgadp filho e fo.den.do a população.

      • Meio estranho uma mera ampliação por 700 milhões, e um aeroporto novo por 1 bilhão, não acha?
        Qual a diferença dos lugares/ Por que aqui em Poa é tão mais caro?
        O projeto era de ouro? haha

        • Esses 700 milhões é para ampliação da pista Guilherme. Devido ao adensamento do terreno será aproximadamente este valor (embora eu duvide)

        • Gilberto, o valor, já incluído o adensamento, é aquele mesmíssimo original, pois já se previu o adensamento desde sempre. Esse valor agora é um factóide “se colar, colou”. Se a população aceitar o inchaço, essa grana a mais vai para lgum lugar, se não aceitar, conseguem assim fazer esse novo aeroporto de interesses escusos.

    • Gilberto, este Andréé ou é cidadão de Portão ou é filiado ao PT, pois sequer leu o post e veio criticar sem argumentos. Querem fazer um aeroporto capenga eleitoreiro às nossas custas, que já começa com a pista, cuja maior delas não tem nada de mega nas suas dimensões linitadas, daí vem o cara aqui dizer que eles são técnicos. Que técnicos são esses? Os mesmos que construíram um TECA gigante pra depois não ter pista para utilizá-lo e que alegam que foram surpreendidos com a previsibilíssima necessidade de adensamento do restante da pista a ser ampliado? Muito gabaritados e de credibilidade eles, hein.

      • Se eu fosse filiado ao PT era da tua conta? Se essa ideia de novo aeroporto fosse da Yedinha, as viuvinhas aqui estariam aplaudindo.
        Pessoal que não respeita opinião alheia.

        Graças a Deus a audiência desse blog não faz nem cócegas e o aeroporto se tornará realidade…. EM BREVE….

        • Andréé tu és um imbecilóide, nem vale a pena perder mais tempo contigo.

        • Tu é que pensas que a audiência do blog não faz nem cócegas. O potreiro do guard-rail da ciclovia da av. ipiranga foi revertido graças à ele e seus leitores. E a Yeda não faria coisa tão tosca, ela estava preocupada com o Cais, com as segunda e terceira ponte do Guaíba, com a área da Fase, com a RS-010, com os aeroportos de Vila Oliva e das Hortênsias, ela não estava tentando sabotar o salgado Filho e diversas outras obras necessárias para a capital e para o estado.

        • André

          Eu detestava e detesto a tal YODA, mas nem por isto vou fazer coro as besteiras que estão dizendo.

  10. Salgado Filho rumo à 15 milhões/pax/ano e à 3.200 metros/pista. SOU 100 % SALGADO FILHO. O resto é papo furado. Caxias do Sul ou amplia ou faz novo.

  11. Uma pergunta para quem entende um pouco mais do assunto: o tal adensamento é necessário apenas na parte ampliada ou em toda a pista? Pergunto pq acho provável que a pista que já é utilizada não suportaria o pouso de aviões maiores em plena carga.

    • Não tenho conhecimento necessário para responder, mas pelo que já vi em diversos jornais e matérias diversas é somente na ampliação. A pista atual poderia receber qualquer peso de carga, em qualquer avião. Até já foi alargada de 42 para 45 metros podendo receber qualquer tipo de avião existente. Apenas o que limita é o seu comprimento.

      • Exatamente, Gilberto. O adensamento é para a parte nova apenas, uma prova inclusive de que sabem desde o princípio da necessidade dela, pois o retso da pista já foi construido devidamente adensado.

        • Ou seja Paulo, foi incompetência total de quem NÃO PREVIU no orçamento da ampliação este adensamento. Ou será que foi proposital para dar todo este tumulto e facilitar pra enganar a população?

        • Gilberto, na verdade o engenheiro da Infraero em POA falou que se previu sim e que o preço inicialmente divulgado da obra já prevê isso. Ele inclusive contesta essa triplicação de valores justamente porque o adensamento já se encontra considerado nos cálculos originais de custo da obra. O restante ou é para forjar uma desculpa para desistir agora dela, já que sabe-se que é um factóide tal triplicação, ou é para fazer caixa de campanha para as eleições.

    • Camile e Gilberto

      Qualquer engenheiro sabe das condições do material em que está assente TODO O AEROPORTO, não é novidade nenhuma, este adensamento pode ser feito por exemplo por drenos de areia verticais (ou outra técnicas conhecidas a mais de CINQUENTA ANOS).
      Estas técnicas NÃO TRIPLICAM DE FORMA NENHUMA o custo do aeroporto e não demandam consultorias internacionais para dimensioná-las, no mínimo deve haver duas centenas de engenheiros gaúchos que sabem dimensionar e fazer isto.
      Estão APLICANDO para a população contando com o conluio da IMPRENSA GAUCHA, pois se perguntarem para QUALQUER engenheiro de ESTRADAS ou GEOTÉCNICO eles darão a solução. Posso até dizer que um BOM ENGENHEIRO NO RAMO em quinze dias dimensiona corretamente, orça e estabelece a metodologia de execução.
      Eu sou engenheiro, porém como não trabalho exatamente na área demoraria no máximo dois meses para fazer o cálculo, mas tem pessoas ALTAMENTE QUALIFICADAS (que não sou eu, exatamente) para fazer isto.

      TUDO É PAPO FURADO.

      Se quiserem assino embaixo e coloco o meu número do CREA na afirmação.

      • Exatamente, Rogério! Das duas uma! Ou a imprensa é muito inocentezinha que cai fácil na conversa que lhes diz o Beto Albuquerque sem questionar, não passando de uma mera reprodutora de notas oficiais do estado, o que faz com que ela perca o principal do bom jornalismo que é a corret informação, doa a quem doer, ou ela está conivente com isso tudo, já que sabe-se que o governo estadual e o governo federal são os maiores anunciantes dessas publicações. Cadê os políticos da oposição, cadê os grandes colunistas influentes, cadê o freqüentador aqui do Blog Adeli Sell e, prncipalmente, cadê o Fortunati nessas horas? Com o novo Teca sem funcionar por falta de extensão de pista a Prefeitura de POA diretmente perde os impostos que viriam dessas operações vindouras e engordariam o caixa/cofre municipal, além dos diversos efeitos e impactos negativos que o cancelamento da ampliação da pista implicaria. É inadmissível que um Prefeito fique innerte, indiferente, com cara de pisagem diante de tudo isso. Para mim ele não está querendo brigar com o Beto, só pode, e a população que se exploda.

  12. Acho justa e viável a campanha e com certeza vou aderir para que não se cometam novamente estas atrocidades em nosso estado. Apenas saliento que o Rio Grande do Sul não compreende apenas a cidade de Porto Alegre e muito menos as suas indústrias que iriam utilizar o novo aeroporto. Aqui duas considerações:

    – Um novo aeroporto é necessário e só trará benefícios para o Rio Grande do Sul desde que seja feito para comportar as maiores aeronaves possíveis. Como o texto citou e já em outra oportunidade foi dito que a pista seria menor do que deveria. Ora, uma vez que decidem fazer um novo aeroporto no meio do nada, o que pensam estes pseudo-políticos com a idéia de fazer algo pela metade com possibilidade de ampliação em um futuro próximo? É a mesma coisa que está ocorrendo com a copa, e todos nós, ou a grande maioria de pessoas instruídas já tinha o conhecimento do que iria acontecer: Foram se arrastando, arrastando para então finalmente fazer tudo na base da pressa e com isso, com a justificativa do atraso, não utilizar de licitações e também pagar mais caro por isso, visto que é uma obra que não se poderia perder.

    – As autoridades devem por dever ampliar o Salgado Filho, pois isso já decorre de anos e anos de atrasos, de projetos, disso, daquilo. Agora no apagar das luzes este pseudo-secretário resolve simplesmente dizer que não poderá ser feito? E todo o dinheiro que já foi gasto com a desocupação das vilas no entorno do aeroporto? E a ampliação do terminal de cargas? E… e…? É muito amadorismo ou fragilidade. Como pode um estado se desenvolver de uma maneira tal onde falta instabilidade, tanto política como econômica? Será que nenhuma empresa fez investimentos visando o crescimento dos negócios que possivelmente viriam a acontecer com a ampliação do salgado filho? Até quando será que no Rio Grande do Sul vamos conviver com esta mentalidade de apagar o que os outros fizeram para poder dar a sua “voz” ao estado?? Isto é muito antigo, os faraós egípcios faziam isso, mas acho que faz tanto tempo isso, que o povo poderia ter visto que não funciona. Ao invés de aprender coisas boas de outras culturas, outras nações, por que será que sempre estes políticos decidem por eles e não pela grande maioria que os colocou lá?

  13. Alguém duvida que aí tem maracutaia???

  14. Acho que deve haver motivos não divulgados para mover o aeroporto. Além das sacanagens de indenização de terras de políticos ou desvio de dinheiro, fico pensando se não é para diminuir a pressão para o segundo aeroporto de Caxias (se é que dá para chamar de aeroporto).

  15. Cada um tem a sua opinião… mas eu acho um absurdo termos um aeroporto DENTRO da cidade. Peguemos o exemplo da nova ponte do Guaíba: jamais poderíamos ter uma ponte estaiada pq o aeroporto é próximo. Toda a zona norte da cidade tem seu crescimento podado pela presença do aeroporto.

    Como disse, eu apoio a construção do novo aeroporto na área escolhida. TÉCNICOS decidiram que lá é um bom lugar… e essa escolha não é passível de OPINIÃO.

    • Meu amigo, a gente bem sabe quem são os técnicos escolhidos pelo governo quando nomeia as secretarias e ministérios. O requisito não é o diploma profissional da área e, sim, a carteirinha de filiação partidária na coligação da base de apoio. É tudo na base do “Q.I.” – “Quem Indica”. E com certeza essa escolha é pssível de opinião, pois somos seres pensantes e não podemos concordar com politicagem barata. Essa área de Portão pode ser tecnicamente viável, mas não é a tecnicamente MAIS viável, há diversas outras áreas mais viáveis, bem como as opiniões dos políticos quanto ao Salgado Filho são exclusivamente politiqueiras e, não, técnicas, pois em um dia fazem um canetaço e dizem que o Salgado Filho vai longe, já no outro dia dizem que ele é um moribundo em estado terminal ao qual não vale à pena se investir. Até um leigo vê que é possível fazer muita coisa ainda no Salgado Filho, bem como que essa escolha de Portão é mais política do que técnica. Querem nos empurrar Portão à força, sem analisar outras áreas também e sabotando o Salgado Filho. Só faltou tu anexares ao teu comentário o título de eleitor de Portão e a carteira de filiação partidária de eleitor do Paulo Paim e agora do Beto Albuquerque também, que abraçou com gosto a referida causa politiqueira. Um novo aeroporto dá bem mais votos do que uma ampliação de pista já existente. E, sendo em Portão, poderão assumir a condição de heróis da região e garantir um reduto eleitoral para a vida toda.

      • Caro Paulo Roberto

        Só teria uma retificação a tudo que disseste, tinhas que colocar no plural o que está ocorrendo, por exemplo
        “a gente bem sabe quem são os técnicos escolhidos pelo(s) governo(s) quando nomeia(m) as secretarias e ministérios.”
        Estás chamando atenção de um dos MAIORES MOTIVOS da má administração pública neste país. Faz-se os concursos e quando chega a hora de atingir os cargos mais evidentes e mais bem remunerados. SOMENTE OS APANIGUADOS RECEBEM ESTES CARGOS, isto sim que é a vergonha na administração, pois quem entra por concurso público só tem chance de ficar atrás de uma mesa de escritório, como funcionário de terceira classe.
        O que leva a isto, aqueles que tem maior iniciativa, que é desejável também na administração pública, pulam fora do serviço público deixando somente aqueles mais comodistas e acomodados.
        Com isto tudo vem um tal de Beto Albuquerque, que para garantir a sua próxima reeleição pretende infernizar a vida dos Porto-alegrenses transferindo parte importante do nosso aeroporto para Portão.
        É completamente ridícula a proposta, para se locar um aeroporto tem-se que fazer estudos técnicos, verificando o tráfego e a acessibilidade de diversas áreas, o que este senhor que ACHA entender de Infra-estrutura e logística é um ….. (não coloco o que desejo dizer para não ser censurado) e dá opiniões (achismos) baseado em NADA.
        Tínhamos que fazer um abaixo assinado ao Governador do Estado solicitando a remoção deste do cargo, mesmo que isto não ocorra vai causar um mal estar que pelo menos cortará um pouco as asas deste senhor.

        • Exatamente, Rogério! Me preocupa que a nossa indignação fique externada limitadamente apenas a este post e que o Beto Albuquerque consiga capar o nosso Salgado Filho e às custas disso ter enfim um aeroporto para ele poder chamar de dele, ainda que a população sofra com isso. Esses achismos dele, que é advogado, portanto não entende nada de engenharia e nem de aviação, é a maior prova mesmo que os grandes crgos na administração pública somente são lotados por critérios políticos e nada técnicos e é bem por isso que a população sempre paga o pato depois. Precisamos que esse não seja apenas mais um post de reclamação sobre problemas da cidade, pois terá um impacto significativo nas nossas vidas essa má escolha referente ao aeroporto.

    • Se não podem fazer uma ponte estaiada, então façam um túnel sob o Guaíba, que é muito melhor inclusive.

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