Novos ônibus qualificam o serviço da Carris

Novos ônibus já começam a circular a partir desta sexta-feira   Foto: Cristine Rochol/PMPA

Novos ônibus já começam a circular a partir desta sexta-feira Foto: Cristine Rochol/PMPA

Treze novos ônibus articulados começam a operar a partir desta sexta-feira, 11, nas linhas T11 e D43 da Carris. O prefeito José Fortunati, acompanhado do presidente da companhia, Sérgio Zimermann, deu a partida simbólica em um dos veículos do sistema BRT, que já entra em circulação – após a finalização das obras de adpatação ao sistema que acontecem na cidade, esses veículos farão seus trajetos excluivamente nos corredores.(fotos)

Dos novos carros, seis substituem veículos atualmente em circulação e outros sete serão acrescidos à frota. “Isso representa uma qualificação e a ampliação no serviço que a Carris oferece à população”, afirmou Fortunati lembrando que todos os ônibus novos entram na frota com acesso para deficientes físicos.

Os ônibus medem 20,8 metros, têm 75 assentos, espaço para 61 pessoas em pé e ar-condicionado. Atualmente a Companhia tem 364 ônibus, dos quais 189 têm ar-condicionado, 213 acessibilidade universal, 92 tem motor dianteiro e 272 câmbio automático. Para o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, “a Carris está mais uma vez inovando o transporte da Capital, adquirindo ônibus para atender com excelência os porto-alegrenses”.

Também participaram do ato o vice-prefeito Sebastião Mello e o diretor-presidente da Empresa Pública de Circulação e Transporte (EPTC), Vanderlei Capellari.

Com o acréscimo destes carros, a Companhia passa a operar por meio de 29 linhas, com 371 ônibus. Desses, 43 são articulados, 201 possuem ar-condicionado e 224 oferecem acessibilidade universal. A média de passageiros transportados em dias úteis é de 300 mil.

Especificações técnicas dos carros adquiridos

  • Gran Viale BRT articulado (2 unidades)
  • Altura 3,5 m;
  • Largura 2,6 m;
  • Comprimento 21 m;
  • Passageiros sentados 71;
  • Passageiros em pé 53;
  • Acabamento tipo linha rodoviária;
  • Possibilidade de Internet 3G;
  • Possibilidade de TV digital;
  • Vidros panorâmicos e colados;
  • Iluminação em LED;
  • Maior espaço no corredor;
  • Design inovador;
  • Ar-condicionado;
  • Elevador.
  • Gran Viale articulado (11 unidades)
  • Altura 3,3 m;
  • Largura 2,5 m;
  • Comprimento 21 m;
  • Passageiros sentados 75;
  • Passageiros em pé 52;
  • Ar-condicionado;
  • Elevador.
  • Especificações mecânicas
  • Chassi Volvo B340M;
  • Potência 340 cv;
  • Carroceria marca Marcopolo modelo Gran Viale;
  • Sistema de freios Volvo EBS5, que contempla ABS e ASR (controle de tração);
  • Suspensão pneumática com controle eletrônico que permite saber o peso com que o carro está operando;
  • Sistema SCR – sistema catalítico de redução de emissões de partículas e gases nocivos;
  • Caixa de câmbio ZF ecolife – possibilita economia de combustível de até 6%.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:BRT

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47 respostas

  1. Aliás, já que estamos falando de horários de ônibus, só eu acho um verdadeiro absurdo que um serviço vital como esse, afinal estamos falando de transporte público, adote “horário especial de verão”, leia-se, menos linhas e maior espaço entre carros durante Janeiro e Fevereiro??

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  2. Pessoal reclama demais e sem razão. No dia 31/12 fiquei mais de 1 hora esperando um ônibus da Sogal em Canoas depois do trabalho, algo comum nessa cidade. Fui pra Poa mais tarde, tomei todas de noite e resolvi ir ao Centro da cidade pegando o Assunção das 23:38. Imaginei que nem viria, pois acostumado com o descaso do transporte público canoense em que os horários os motoristas que fazem, mas não é que no horário certo o Assunção apareceu na parada!

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    • Parabens, você presenciou um milagre!

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    • Sogal = Vicasa

      Tudo farinha do mesmo saco hehehe

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    • Dia 31 eu cheguei na parada as 18 horas e só consegui pegar meu bus as 18:55.

      Sexta passada teve um protesto dos sei la o que rodoviarios, trancaram as ruas, e dalhe bandeirinhas do PT pra se aproveitar da brincadeira, consegui entrar no bus as 18:35, a fila tava liiiiinda…. por sorte, vieram varios onibus ao mesmo tempo, nesse caso, não reclamo da conorte, alias, o que mais reclamo é da lotação dos onibus e a falta de ar, por que a demora, bom, a culpa é do transito mesmo.

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  3. Ainda bem que estão colocando alguma coisa bonita para circular nas ruas desta cidade. Quanto aos terminais deveriam eliminar aquele Parobé (até o nome é feio), melhor seria ser demolido e feita alguma coisa decente em seu lugar, ou ao menos, dar-lhe uma manutenção adequada e nova cor que agregue valor a paisagem do entorno especialmente com o Mercado Público. Chega de vermelhidão!

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    • O terminal parobé não é muito bonito, mas quem lembra como eram as paradas ali no lado do mercado antes deve reconhecer que foi uma melhoria.

      Em relação ao nome, bem, o engenheiro Parobé foi muito reconhecido no estado e projetou rotas de trens entre outras coisas. Por isso esse terminal ganhou seu nome, assim como a escola técnica, a cidade e um departamento da engenharia da UFRGS.

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    • Meu sonho é demolir aquele terminal e fazer algo em baixo do largo, com bastante espaço para os onibus circularem, e para as pessoas, de preferencia pagando a passagem antes de entrar, pra evitar os furtos, lixo, mendigos mijando e cagando, o prato do dia deles sendo feito em latas ali no meio do povo, e claro, a moradia né, semper tem um em coma alcoolico apagado no meio do terminal.

      O que ja vi de neguin pegando um celular e correndo no meio dos onibus não é brincadeira.

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  4. Gostei dos novos ônibus da Carris, eu que estou morando em Canoas percebo a diferença gritante entre uma cidade e outra no quesito transporte. A VICASA opera com ônibus de 20 anos ou mais na ligação Canoas/Poa, frequentemente ficam no meio do caminho, já reclamei aos meios de comunicação da capital mas não comentam da precariedade da empresa.

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    • A Vicasa é uma empresa que só falindo e fundando de novo pra melhorar.

      Era a mesma coisa lá em Cachoeirinha, daí a parte da Vicasa virou Transcal e o negócio melhorou….

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      • Uma vez saiu uma materia, não lembro onde, que mostrava uma foto de um onibus da Vicasa com a placa do preço da passagem em cruzeiros (não sei se era cruzeiros, mas era uma moeda mais antiga que o real).
        hahahaa

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  5. A conorte ta usando um desses no terminal, é muito bom, ele pega o pessoal da linha r62, que ta sempre lotado, mas os motoristas são foda, por que pra manobrar na quela gambiarra de terminal, não é pra qualquer um.

    hahahaha

    Não sei se tem ou não o grande ar, mas esse onibus sempre passa com as janelas abertas.

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  6. Agora que eu tava reparando na foto. Legal hein. Não basta os momentos em que o largo vira estacionamento de carros, agora a pedestre ali, e os clientes nos decks atrás, tem que ficar convivendo com ônibus passando. Não é à toa que a prefeitura trocou o piso por um que aguenta melhor os veículos.

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  7. Sem porta pela esquerda e parada em plataforma não é BRT decente, é remendo.

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  8. Desculpem se passei batido por alguma noticia nos ultimos dias, mas observei que duas novas linhas estão circulando na Assis Brasil: TR 60 Troncal Triângulo que parte do terminal e vai pela Assis Brasil, Farrapos, Centro e volta, e TR 62 Troncal Baltazar que parte da divisa de Alvorada, viaBaltazar, Triângulo, Assis Brasil, Farrapos, Centro e volta. Pois bem, agora que a integração já está implantada com os cartões, não era hora das linhas de bairro da Zona norte pararem de ir até o centro, e virarem alimentadores desse troncais, para diminuir a quantidade de onibus nos corrredores e por consequência as tranqueiras?

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    • Mateus,

      Esforçam-se para ganharo Prêmio IgNÓBIL …
      Bovinópolis prefere empilhar linhas no já saturado corredor da Assis Brasil . Agora deve uns 150 bus de umas 17 linhas diferentes indo até o Centro – NENHUM DELES COM AR .

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    • É bem esse o ponto! Tem é que começar a remover linhas e não colocar mais. É paradoxal, mas estamos no momento que remover linhas significa melhorar o transporte, pois os corredores ficarão mais livres aumentando a velocidade média. Além disso, com menos linhas nos corredores pode-se implementar sinaleira inteligente que comuta dando sempre preferência para os ônibus e isso não atrapalharia o sagrado fluxo de carros, pois aconteceria poucas vezes.

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      • O problema é que a EPTC vai ter que começar a ter engenheiros de trânsito de verdade para isso. Honestamente eu duvido que tenha, me dá a impressão que tudo é feito no chute.

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    • Não sei se é viável fazer isso ainda, pois o volume de gente que ia parar no terminal triângulo para pegar outro onibus até o centro seria muito grande e poderia causar problemas. Teria que ser feito um estudo do volume de passageiros e usar programas de computador para simular situações como essas (sim, já é possível fazer isso). Acho que a EPTC tem ideia de fazer isso tudo só quando vier o metro (tomara que eu esteja errado)

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  9. Faz pouco tempo que estourou os escândalos da Carris com prejuízo, greve e excesso de CCs. Esses ônibus foram comprados corretamente através de licitação? Só se lançaram a licitação a mais de 6 meses.

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  10. “possibilita economia de combustível de até 6%.”
    Quero ver a desculpa do combustível agora.

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    • O gasto de combustível ocorre quando se acelera a massa de 120 pessoas para logo depois frear desperdiçando toda a energia cinetica em calor nos freios.

      Bondes modernos transformam de volta a energia cinetica em energia elétrica e injetam na rede elétrica.

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      • Eles podiam treinar os motoristas pra pararem de fazer isso né. Tem muito motorista de ônibus que pisa no fundo até poucos metros antes da parada e daí freia com tudo. Desperdício de combustível e desconforto!

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  11. Viu gente, tem ar condicionado. Disseram que não ia ter….

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  12. Muito bonitos. Mas tem que qualificar toda frota para estimular o uso dos mais ricos.

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  13. Corredor da Assis Brasil servido pelo CONORTE com zero ônibus com ar para o Centro ! Dá-lhe Carrolari !

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  14. Empresa monopolista dar prejuízo ? Só em Bovinópolis.

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  15. Ar condicionado! Finally!

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    • Ultimamente grande parte dos ônibus da Carris têm sido comprados com ar-condicionado. O que quero saber é se continuarão com eles ou trocarão os vidros sem janelas por vidros com janela como vem acontecendo…

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      • Sério? Em que linhas isso? Na zona sul só pego com ar condicionado uns ônibus mais antigos, antes da administração Fogaça.

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        • Felipe, usas STS, o Murilo, Carris.
          Por exemplo, todos os T1s novos vêm com ar, porém com janela. Penso q ha’ uma dupla função : permitir que o bus funcione quando o ar estragar e economizar nos meses de inverno .

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        • Tem o T3 e o T4 aqui no Cristal.

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        • O problema é justamente na linha T1, notadamente naqueles ônibus com piso rebaixado. Penso que no inverno seria útil, porque ocorreria uma ventilação maior (já que nunca vi um ônibus com a ventilação ligada no inverno). Porém as janelas são colocadas também no verão, fazendo com que o ar-condicionado não funcione direito (pois tem gente que teima em abrir a janela) – quando está funcionando, claro!

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