Porto Alegre terá mais 20 pontos com aluguel de bikes

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Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta

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41 respostas

  1. Pessoal, uma matéria interessante… na verdade queria mandar como sugestão para o Gilberto publicar, mas não encontro o e-mail do Blog 😦

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/04/sao-paulo-cria-zona-de-transito-restrita-durante-o-horario-de-pico.html

  2. Pessoalmente, acho que os melhores lugares para se implantar estações de aluguel de bicicleta, são nas univeersidades de Porto Alegre. Aposto que muitos universitários apostariam na idéia, o que geraria demanda, e logo obrigaria a prefeitura a implantar ais ciclovias. Nas estações da trensurb também seriam interessantes.

  3. O que eh boa noticia temos que reconhecer.
    Eh incrivel como essa iniciativa pode ser revolucionaria. Eu mesmo fui favorecido com essas estacoes de BICICLETAS (acho desnecessario e ridiculo chamar de bike), que ja hegaram na Wenceslau Escobar! O sucesso dessa estacao foi total !
    Eu e muita gente poderemos, por exemplo, pegar uma bici ali, ir ate o Barra Shopping, deixar a bici noutra estacao que tem la, fazer o que tem que fazer no shopping o tempo que quiser, e podendo largar, assim, o onibus ou o carro. Isso eh revolucionario!
    Se houver mais e mais estcoes de bicicleta pela cidade, muita gente vai aderir, conforme mostra o sucesso que elas ja vem tendo.

  4. Algumas coisas estão evoluindo. As estações estão se proliferando e as ciclovias estão sendo construídas (mal e porcamente, mas estão). Está faltando campanha de conscientização. Não vi absolutamente nada até agora.

  5. Acho ridículo a prefeitura implantar um serviço desses antes de construir uma infra-estrutura mínima de ciclovias pela cidade.A coisa mais comum é ver a galera que usa essas bicicletas andarem na calçada por não se sentirem seguras na rua.Mais uma jogada de marketing do Fortunati para dizer que POA é uma cidade que caminha para a “sustentabilidade”.

    • Também acho um pouco. Mas tem o lado bom: força a mudança no trânsito pois cria usuários que precisam de uma estrutura melhor.

      Tenho um amigo que usava pra ir pro trabalho e acabou comprando uma bicicleta porque gostou de pedalar.

    • Não vai haver estrutura sem gente precisando usar. O período de transição é ruim, mas com mais gente pedalando automaticamente haverá mais demanda para infra e espero que a prefeitura responda criando ela.

    • Esperar a prefeitua fazer infraestrutura para só depois ter gente pedalando não vai funcionar. Não é assim que os famosos políticos pensam (e recebem $ de quem financia). Mesmo tenho leis que obriga a implantar as ciclovias, como disse Busatto: “existem leis e leis”.

      Está sendo uma revolução essas bicicletas de aluguel. Baixa a velocidade da via. Aumento de numero de ciclista, aumenta a segurança.

      Fora que não precisa pagar $3,05 pra cada viagem de bus. As empresas de onibus que não devem estar gostando. Tenho vários colegas que trocaram o onibus pela bicicleta de aluguel.

  6. ESSAS BICICLETAS EXPOSTAS AO RELENTO DO TEMPO, SERENO, CHUVA. E. NO SOL, NAO VAO DURAR MUITO TEMPO!!!!!! TODAS VAO ENFERRUJAR !!!!!!!ESTRAGAR ME desculpe mas e muito Burrice!!!!!

  7. Pelo menos esse serviço passou por licitação hehehe

    Será que vão ativar as da PUC tb? daí só falta a ciclovia pra ficar show!

  8. Finalmente terá uma estação mais perto de casa. Aos poucos o sistema começa a ficar mais viável… Porque enquanto a localizacao das estavies se encontra mais concentrada em uma região, se torna mais difícil para se transportar de um lugar a outro.

  9. seria bom se tivesse um lá pelo lado do paseo zona sul ou na wenceslau escobar com a Otto Niemeyer.

  10. òtima notícia!

  11. Esperando uma no parcão e que não usem as mesmas, quando em nudez plena, para protestos.

  12. óóóóó….

    pra reclamar todo mundo reclama, vamos ver se alguem vai dar os parabens agora.

    Sobre a ciclovia, tinha lido que nesse mês eles voltam com as obras.

  13. Alguém sabe a quantas anda a construção do restante da ciclovia da Ipiranga?

      • Ainda bem.

        • Alex: se é pra fazer mal feito, que não façam.

          Vai um link de quando começaram a fazer a primeira parte ainda: http://www.poabikers.com.br/?p=661
          (e nesse link nem sabiam que a tinta escorrega quando chove)

          E outra, a ipiranga é relativamente tranquila de se pedalar do lado direito, só tem uns trechos piores, como o trevo da perimetral. Sei disso porque passava três vezes por semana ali faz um tempo.

          Seria infinatemente melhor uma ciclofaixa em cada lado, ou até uns sharrows já dariam conta.

        • Ahh sim, agora entendi.

          Mas sinceramente ainda prefiro ela do jeito que está do que sem nenhuma.

          Pelo menos os menos experientes podem utilizá-la até perder o medo de andar proximo dos carros.

          Só fico indignado com os acessos a esquerda na Ipiranga: além de contribuir com os engarrafamentos, prejudica quem está pedalando pela ciclovia (mais tempo esperando um semáforo desnecessário abrir)

        • Cara, sério que sem noção o que tu diz. Primeiro, a grande maioria das pessoas nem anda de bicicleta quando chove. E a tinta não deve ser tão ruim que é pior que andar na Ipiranga sempre lotada (quando chove é assim). A obra tem problemas sim, mas é só ter um pouco de sensibilidade pra ver quanto ajudou as pessoas que moram na região a usar a bicicleta, principalmente pra lazer, mas daí leva as pessoas a pensarem nela como meio de transporte.
          Eu mesmo moro perto e estou super feliz com a ciclovia. Posso ir pro Parque Marinha e pro Praia de Belas super facil agora, sem pagar 3,05 (!) pra ir de onibus.
          E dizer que é facil pedalar numa avenida de 60 km/h é OK é muito comodismo né. Isso é submeter o ser humano a um estado degradante e humilhante.

        • História de um cara que quebrou o braço por causa da pintura:

          http://vadebici.wordpress.com/2013/03/18/bailei-na-curva-da-ciclovia/

          Já tem outros vários casos sobre isso. Eu já escorreguei passando a pé ali, mas não caí.

          Ok, a ciclovia é feita pra pessoas que querem usar como lazer no fim de semana. Eu acho ruim isso. São vão fazer gastando todo esse dinheiro, que façam direito.

          O porquê de ser fácil de pedalar na ipiranga é o espaço. Concordo que um carro passando a 60km/h do teu lado é bem desagradável, mas não é bem isso que acontece. A faixa da direita é a mais lenta e a mais larga. Como tem vários carros estacionados, tem muito espaço pro ciclista. Não é perfeito, mas eu acho melhor que ficar se esquivando de postes, poças, disputando as faixas únicas com outros ciclistas na ciclovia e esperando vários minutos nas sinaleiras específicas.

        • Bom, fui pesquisar mais sobre o assunto, e parece que eu me precipitei mesmo a respeito da tinta. Li que é a mesma utilizada para fazer sinalização viária (faixas, etc). Tinta essa que é famosa por ser super derrapante. Quando se faz carteira de motorista para motocicletas, inclusive, os instrutores enfatizam muito para nao dirigir em cima delas porque é muito fácil cair. Na verdade é de conhecimento de todos isso. Agora, terem pintado uma via inteira com aquela tinta (que sinceramente eu nem entendo a necessidade de ter sido pintada, decerto que um carro nao vai ir andar ali) é realmente dizer que não estão nem aí e um atestado de burrice de quem trabalha nisso.

        • Primeiro não podemos assumir que a ciclovia é só para lazer, pois quem vai para o trabalho de bicicleta pode ser obrigado a usá-la e proibido de usar a pista de rolamento onde há ciclovia. Ao menos é o que me disseram sobre o código de trânsito.

          Em relação a pintar a faixa, concordo que é importante ser vermelha, mas não precisa usar tinta. Há soluções de colocar pigmentação no próprio asfalto, com a grande vantagem de não requerer repinturas. Quero só ver a prefeitura dar manutenção na tinta, visto que não dá manutenção a nada.

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