Empresa será criada para gerir licitação da metrô do Porto Alegre

Prazo para credenciamento na seleção é de 30 dias

Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre vão criar uma empresa para coordenar o processo de licitação da empresa que será responsável pelo Metrô. O anúncio foi feito nesta terça durante o lançamento da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) do projeto, no escritório Metropoa, na Capital, na presença de autoridades estaduais e municipais.

Segundo o prefeito José Fortunati, a empresa trará mais segurança ao processo porque a licitação é considerada a fase mais delicada. Para o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadão, João Motta, essa estrutura é importante também pelo elevado custo da obra, de quase R$ 5 bilhões, conforme anunciado pela presidente Dilma Rousseff, no sábado passado. “Não podemos fazer desta obra uma aventura. É a obra pública de maior valor no Estado”, disse o secretário, lembrando que a operação do metrô se dará por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com concessão de 30 anos, sendo cinco de obras e 25 de operação.

Com o lançamento da PMI, foi aberto prazo de 30 dias para que as empresas ou consórcios interessados se credenciem na seleção. Após esse período, elas terão 90 dias para apresentar as suas propostas, que deverão levar em consideração as características básicas do projeto, como a integração com os vários meios de transporte e o BRT, trajeto ( do Triângulo da Assis Brasil até o Centro), modelo de sustentação financeira e facilidade aos usuários.

De acordo com a Empresa Públlica de Transporte e Circulação (EPTC), todas as 432 linhas de ônibus da Capital serão atingidos de alguma maneira com o funcionamento do metrô, sendo que as 200 que atendem à Zona Norte terão alterações mais significativas. Por exemplo, após a conclusão do metrô, os corredores de ônibus da avenida Assis Brasil serão desativados.

Apesar de no início do ano um consórcio ter apresentado projeto para a construção do metrô, o prefeito ressaltou que serão exigidas novas propostas em função de alterações em algumas características, como o perfil das estações. Fortunati tem expectativa de que novas empresas e consórcios se interessem pelo projeto, diferente do que ocorreu no início do ano, quando só três tiveram interesse.

Correio do Povo



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28 respostas

  1. Comunista pessoal da esquerda tem um orgasmo a criar estatal.

  2. No programa Conversas Cruzadas de segunda-feira, o superintendente da METROPLAN ao ser indagado por um telespectador sobre, porque não integravam o metrô de POA, com a Trensurb, na estação São Pedro, e eliminar uma linha paralela entre os dois sistemas até o centro da cidade, ele respondeu o seguinte.No futuro iremos destruir o Trecho da Trensurb entre Aeroporto e a estação Mercado, ou seja, 8 km e 2 bilhões de reais serão destruídos e o dinheiro público jogado fora.

  3. Só que pra haver uma integração entre os meios de transporte, como falado em alguns comentários acima, tem de haver um bom planejamento, será que vão colocar bicicletários nas estações?
    Acho incrível que em São Leopoldo na saída do trensurb tem um monte de bicicletas presas em lugares inadequados, e um bicicletário fechado sem uso.

  4. Tomara.
    As avenidas com corredores são as piores em Porto Alegre.

    Poderiam usar o espaço dos corredores para criar areas verdes, ciclovias, estacionamentos (pagos para dar manutenção nas areass), e de preferencia, perto das estações do metrô, junto com paradas de onibus, assim juntaria tudo que é modelo de transporte com o mais importante, que seria o metrô.

    • Depende da avenida, o corredor é absolutamente necessário, casos da Protásio, da Farrapos e Assis Brasil (pré-metrô). Quando já tiver o metrô não vejo porque o corredor, nestas 2 avenidas, podendo se transformar em ciclovias + aumento dos passeios (calçadas). O da Sertório acho o mais inútil, talvez o único.

    • Caro Fred.
      .
      Os corredores da Sertório, Farrapos e quem sabe numa “futura” ampliação pela Bento serão desativas! Mobilidade é isso uma modalidade de transporte complementa a outra e não concorrem uma com a outra.
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      Caro Guilherme
      .
      Pelo projeto que foi apresentado no ministério da cidades os corredores de ônibus desativados (Sertório e Farrapos) receberam ciclovia e paisagismo, agora se executaram o projeto não posso afirmar.

    • Realmente seria interessante se usassem o espaço hoje destinado ao corredor para fazer uma ciclovia e um passeio mais largo, mas provavelmente vão destinar o espaço do corredor para mais uma faixa para os carros.

      • Na Sertório acho que daria para ter mais uma faixa para carros, é característica daquela via não haver trânsito de pedestres, e não creio que vá mudar. Mas na Farrapos e Assis Brasil urge o alargamento dos passeios.

  5. Vão desativar o corredor da Farrapos também?

    • Sim. As linhas de ônibus vão abastecer o metrô e não concorrer com o mesmo.
      .
      Gente que acha que linhas de ônibus tem que concorrer com metrô só pode ser leigo.

      • Valeu Pro! Eu perguntei pois no projeto apresentado, as estações Cairu e Triangulo são chamadas de Estação de Integração Intermodal, onde imagino eu, na minha cabecinha leiga, as linhas de ônibus “abasteceriam” o metrô, evitando que os ônibus sigam até o centro pelos corredores a partir destas estações. Os corredores fariam sentidos apenas para os ônibus abastecerem também as demais estações do metrô, ainda assim apenas nas estações de ônibus junto a elas .ex. manteria-se ou remodelaria-se a estação de ônibus Obirici, como “fim da linha” dos ônibus dos bairros próximos, também fazendo integração com o metrô, mas em menor escala que no Triangulo e na Cairú.

  6. Juliana!!

    é teu dinheiro mesmo?? se for meu, teu de todos, nao acha melhor vende-las e distribuir entre todo mundo.

    se vendessemos a Petro hj pelo valor de mercado dela, cada um de nós(200 milhoes de brasileiros) receberiamos R$ 14.000,00….ISSO MESMO R$ 14.000,00

    Aí eu poderia sair na rua dizendo que o Petróleo é nosso!!

    por ora, alem de eu nao ver 1 centavo do que eu teria direito caso o petróleo fosse realmente nosso , eu ainda tenho que destinar uma parte do que pago de imposto para acomodar corruptos na Petrobras e nas demais estatais.

    essa é a minha revolta com essa mer4a de País!!

    chega de criar estatais…será que ng percebeu que isso faz parte do esquema de corrupção dos políticos!!!

    • Acho que essa resposta é pra mim. ( É Julian, apenas)

      Eu sou totalmente contra a criação de mais estatais, sou adepto do livre mercado e estado mínimo. Só disse que não quebraria, até pq iria perder valor de mercado na hora da venda.

  7. Mais uma estatal??? ou deixo ou Brasil, ou viro politico para mamar na teta!!

    Esse país não tem solução!!

    falar em privatização é um tema tao delicado, quanto homosexualismo, religião e aborto

    quem trabalha, produz riqueza e paga altos impostos tem que engolir a força a criação dessas estatais.

    estou pensando em criar um grupo Black bloc para quebrar as sedes das estatais, as casas dos políticos corruptos e demais pertences dessa corja.

    sabe quantas pessoas iriam aderir a causa??

    nenhuma!!

  8. Toda grande obra é assim, cria-se uma empresa para gerir.

  9. Quem fiscaliza os fiscais?

  10. Agora lendo um pouco mais, vi que irão desativar os corredores da Assis Brasil, lindo, sensacional, e com isso, como ficara o metro quando entregarem la por 2050 (ou alguem acredita que será no prazo entregue)???? Sobrecarregado será pouco, por que diabos não mantém onibus e metro????? O metro vai virar um trensurb em horario de pico, será um Deus nos acuda!!

  11. Pera aí!!!! Mas não criaram a tal METRÔPOA ali no predio de frente pro parque marinha????? Vão criar outra empresa????? É isso????? Se for, realmente, inacreditavel!!

  12. Mais cargos. Mais CCS. Mais custos buroráticos. Mais custo Brasil, mais custo Rio Grande do Sul. Mais do mesmo.

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