Estimativa é de que obra inicie em junho e esteja concluída em três anos
Presidente falou da importância da obra que deve ser entregue em três anos
Presidente falou da importância da obra que deve ser entregue em três anos O prefeito José Fortunati participou na manhã desta segunda-feira, 31, no Palácio do Planalto, da solenidade de assinatura do contrato para a construção da nova ponte do Guaíba, com o governador Tarso Genro e presidente Dilma Roussef. “Trata-se de um momento histórico, que vai influenciar positivamente na economia e na qualidade de vida das pessoas, não apenas da região metropolitana, mas de toda a zona Sul do Estado”, comemorou o prefeito.
A principal preocupação de Fortunati, no entanto, é o destino das mais de 850 famílias que serão impactadas pela construção da ponte. “É muito importante que essas pessoas sejam tratadas com dignidade e respeito.” Por esta razão, ao final de cerimônia, o prefeito entregou à presidente Dilma um documento com reivindicações dos moradores da região das ilhas do Orçamento Participativo. “Ainda esta semana, teremos um encontro com representantes do Dnit para afinarmos toda essa questão”, acrescentou Fortunati, que viajou a Brasília acompanhado do diretor-geral do Demhab, Everton Braz.

Assinatura do contrato para a construção da nova ponte do Guaíba. Foto: Paulo Negreiros/Divulgação PMPA
A prefeitura montou um grupo de trabalho, liderado pela Secretaria de Gestão, com a participação de todas as secretarias envolvidas no projeto. O grupo já apresentou aos técnicos do Dnit, em diversas reuniões prévias, o impacto que a segunda Ponte do Guaíba poderá ocasionar nas questões habitacionais, saneamento e viária. “Estamos acompanhando a apresentação do Dnit pelo atendimento dessas diretrizes fundamentais para execução da obra”, acrescenta o secretário de Gestão, Urbano Schmitt. O contrato para o início das obras foi assinado pelo presidente do Dnit, Jorge Frache, e pelo empresário Marcos Galvão, da construtora Queirós Galvão, que integra o consórcio Ponte do Guaíba, vencedor da licitação. O ministro dos Transportes, César Borges, disse que a obra conseguiu uma redução de 26% no seu custo de produção, ficando em torno dos R$ 649 milhões. Ele considerou legítimas as preocupações da população atingida e disse que os projetos de realocação serão feitos nos mesmos moldes do que ocorreu na BR 448 (Rodovia do Parque), com uma forte preocupação em geração de emprego e renda.
A presidente Dilma Rouseff anunciou na última quinta-feira que as obras para construção de uma nova ponte serão iniciadas imediatamente e deverão estar concluídas em três anos. Em seu pronunciamento, durante a solenidade desta segunda-feira, a presidente disse que sabia da importância da obra, não apenas por ser estratégica para o país, mas também por ser moradora de Porto Alegre e, como tal, acompanhar as constantes interrupções que o içamento da antiga ponte, construída em 1958, provocava. “Havia momentos em que as duas metades do Estado ficavam literalmente divididas por uma ponte que deveria uní-las”, afirmou. Dilma aproveitou a data (31 de março) para lembrar os 50 anos do Golpe de 1964, destacando a importância da consolidação da Democracia no país. Emocionada, Dilma disse que é importante destacar as diferenças que cercam os dois momentos como um resgate da Verdade, “no sentido grego da palavra, que significa o oposto de esquecer”, finalizou.
A obra
De acordo com o Diário Oficial da União, o custo da obra – apresentado pela empresa Queiroz Galvão e pela EGT engenharia – é de R$ 649,62 milhões para a construção dos 7,9 quilômetros de extensão. O valor é 26,28% abaixo do que foi orçado pelo governo federal. Em setembro do ano passado, o projeto para a construção da nova ponte foi apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. De acordo com o projeto, a nova ponte e os acessos terão uma extensão de 7, 3 quilômetros. A travessia deverá ter 28 metros de largura, com duas faixas de rolamento, com acostamentos e refúgio central para cada sentido. Cerca de 850 famílias serão retiradas de uma parte do trecho onde ficará a estrutura. De acordo com a presidente Dilma, o governo federal deverá instalar uma vila temporária para a acomodação dos moradores enquanto as casas definitivas não estiverem prontas.
Categorias:Nova ponte Guaíba
Será que tem alguma chance de melhorar o design dessa ponte? Estamos perdendo uma oportunidade única de criar um ícone para a cidade de Porto Alegre. Uma estrutura que poderia ser reconhecida em qualquer lugar. Que todo mundo reconhecesse Porto Alegre ao ver uma imagem dela. As vezes (ou muitas vezes) falta visão nos administradores de nossas cidades.
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Não entendi. Eles fazem uma ponte que no final da travessia encontra com a ponte antiga?! Jogaram o congestionamento para o outro lado do rio. Vai continuar tudo parado.
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Re Xavier, a ponte nova, na realidade, é para evitar que o trânsito pare nas ocasiões em que o vão móvel da Ponte do Guaíba ( ou Ponte Getúlio Vargas), precisa ser içado para a passagem de algum navio. Ou seja, a ponte nova será “um desvio” que irá se conectar com o restante do complexo de pontes que compõe a Travessia Régis Bittencourt.
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Não é pra diminuir o congestionamento a ponte nova, é pra evitar o bloqueio do trânsito quando é erguido o vão móvel da ponte atual.
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Queria saber da onde inventaram que essa ponte vai ter 7 quilometros. No google earth ela tem 2,5 quilometros
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A travessia terá mesmo por volta de 3 quilômetros, mas não se esqueça que nos 7,9 Km incluem-se também as alças de acesso à ponte, as rampas, vias de conexão…
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Acho que eles consideraram com o que já existe além dessa travessia, depois de juntar de volta no mesmo trajeto da ponte atual, no sentido POA – Interior
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Não. “A ponte” propriamente dita terá por volta de 3 Km, e o restante são rampas e alças de acesso. Não se contabiliza o que já existe, só o novo que será construído.
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E a ciclovia, esta obra não se encaixaria no perímetro urbano de Porto Alegre?
Logo, deveria respeitar o Plano Cicloviário pois incorre na construção de uma nova via!
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A ponte é horrível, uma m* digna de um estagiário da Unipampa, mas, num país tão inútil e atrasado como o Brasil, o que importa mesmo é que melhore o acesso viário à capital. A forma fica para depois.
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Mas é óbvio que a forma fica pra depois! Você prefere uma ponte bonita ou uma ponte bem-feita e que funcione como deve?
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eu prefiro uma ponte bonita e bem feita! qual a dificuldade? tu não prefere tb?
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As duas ! Por que não podemos ter uma ponte bonita, por que moramos numa cidade chamada Porto Alegre?
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Caro RicardoUK, melhor avaliar o que escreves, e não sair metralhando o país e uma de suas instituições universitárias. Tu conhece a Unipampa? Além disso, se o país é tão inútil e atrasado poderias contribuir de forma construtiva. Mas pelo que vejo tens muito pouco a oferecer…
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Quando quiser pedir tua opinião eu aviso.
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Ricardo, não esqueça que, para começar, ninguém aqui pediu a sua opinião também. Opinião essa que não acrescentou em nada à discussão e abusou da falta de educação com colocações preconceituosas.
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Teu nome é Felipe?
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Desde quando é preciso PEDIR uma opinião para que ela seja dada?
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Impressionante a tua educação….
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Impressionante é falta de educação do Sr. RicardoUK… Não pode ser levado a sério!
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Num Blog não é necessário se pedir autorização pra emitir opinião a quem quer que seja. Qualquer pessoa pode responder a qualquer pessoa!
Simples, não?
Entendeu ou quer que desenhe ?
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Sim, a opinião foi sobre meu post, portanto precisa de autorização, a qual não foi concedida. Entendeu?
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Impressionante como as pontes já estão bem povoadas.
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Poderiam coloca um mapa com o traçado da nova ponte, ficaria mais fácil de entender, mais ilustrativo.
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Felipe, está atualizada a matéria com mais informações e o trajeto dela.
As informações agora são do site da prefeitura.
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O importante é solucionar o problema de ligação com a BR 290 o mais rápido e resolver os pontos do ibama e demais liberações necessárias para a liberação da obra,
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Sim, é importante, mas perdemos mais uma vez uma oportunidade (uma em 50 anos) de unirmos o útil ao agradável e ter um novo ícone de destaque na cidade.
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Ponte feia. Com esse mesmo investimento os zoin puxando fariam uma ponte bem mais bonita e em tempo recorde. Antes de 2020 não fica pronta.
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Por favor, o quanto antes, estamos precisando.
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Tenho por curiosidade como é que se deu a escolha desse traçado. Se foi consultada a prefeitura, a metroplan ou quem quer que seja. Ou saiu de alguem que estava lá em Brasília com um mapa da mão e pensou… acho que vou fazer uma linha reta AQUI.
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Lembro desse estudo considerando diferentes trajetos feito pelo DNIT…
https://portoimagem.wordpress.com/2013/11/10/apresentacao-da-segunda-ponte-sobre-o-guaiba-41-slides/
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