Ministro Padilha anuncia construção de aeroporto em Portão

Obra do terminal “20 de Setembro” era cobiçada por seis cidades gaúchas

Padilha confirma construção de aeroporto em Portão | Foto: Facebook / Divulgação / CP

Padilha confirma construção de aeroporto em Portão | Foto: Facebook / Divulgação / CP

O Rio Grande do Sul ganhará um novo aeroporto. Em entrevista à Rádio ABC 900 de Novo Hamburgo, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou que o terminal “20 de Setembro” será construído em Portão, no Vale do Caí. “É lá. Não temos outro local. Conversei com a prefeita de Portão e vamos declarar a área como de utilidade pública”, anunciou. “Está liquidado! É lá”, acrescentou Padilha.

Segundo Padilha, Portão é o sítio aeroportuário escolhido após uma avaliação feita pela Aeronáutica. “A Aeronáutica definiu que o local ideal é lá. Eu agora preciso apenas da descrição geodésia da área para proceder com o decreto correto com fins de desapropriação”, explicou.

Em fevereiro, Padilha afirmou que seis municípios estavam postulando a construção do aeroporto 20 de Setembro: Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Gravataí, Nova Santa Rita, Portão e Vacaria. Padilha disse que o local deve ficar pronto até 2029. Isso porque, segundo ele, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estará obsoleto até lá.

Ampliação do Salgado Filho garantida

Anteriormente, Padilha afirmou que a ampliação do Salgado Filho, em Porto Alegre,está garantida apesar da impossibilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em homologar a obra que precisa da remoção total de todas as famílias que vivem nas vilas Dique e Nazaré.

O ministro comentou que “todos os entes públicos envolvidos no processo de ampliação da pista têm responsabilidades e atribuições”, e que “o projeto terá êxito caso cada um cumpra com a sua parte”. Com a ampliação, a pista do Salgado Filho deve ganhar 920 metros, passando a 3,2 mil metros de extensão, e tornando-se apta a receber voos de cargas e passageiros de maior porte, mantendo a capacidade do aeroporto pelo menos até o ano de 2029.

Correio do Povo

Anúncios


Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:, , , ,

24 respostas

  1. EUREKA,é mesmo aDilma e o PTralhas acharam um negocio da China,pedir dinheiro do BNDES de lá para fechar rombo aqui,só não especificaram o custo disto.

    Curtir

  2. Tá na cara que essa área em Portão onde vai sair o aeroporto pertence a alguem muito “importante”, que irá ganhar alguns milhoes coma compra dos seus terrenos, e posteriormente irá ser generoso e fazer uma poupuda doação de campanha.

    Curtir

  3. ainda acho que o melhor era usar a base aerea de canoas como aeroporto, atende todos (porto alegrenses, construtoras, RMPA.. e aeronautica que va pro interior longe da cidade fazer testes de voos)… em canoas, bastaria fazer um aeromovel ligando com a trensurb… talvez ate desse para fazer outra pista junto a base.. fazer em portão é fazer toda infra nova ate la (estradas, desmatamento..) e o aeroporto de poa poderia virar rodoviária usando terminal, estacionamento e aeromovel ja construido.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: