Ministro Padilha anuncia construção de aeroporto em Portão

Obra do terminal “20 de Setembro” era cobiçada por seis cidades gaúchas

Padilha confirma construção de aeroporto em Portão | Foto: Facebook / Divulgação / CP

Padilha confirma construção de aeroporto em Portão | Foto: Facebook / Divulgação / CP

O Rio Grande do Sul ganhará um novo aeroporto. Em entrevista à Rádio ABC 900 de Novo Hamburgo, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou que o terminal “20 de Setembro” será construído em Portão, no Vale do Caí. “É lá. Não temos outro local. Conversei com a prefeita de Portão e vamos declarar a área como de utilidade pública”, anunciou. “Está liquidado! É lá”, acrescentou Padilha.

Segundo Padilha, Portão é o sítio aeroportuário escolhido após uma avaliação feita pela Aeronáutica. “A Aeronáutica definiu que o local ideal é lá. Eu agora preciso apenas da descrição geodésia da área para proceder com o decreto correto com fins de desapropriação”, explicou.

Em fevereiro, Padilha afirmou que seis municípios estavam postulando a construção do aeroporto 20 de Setembro: Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Gravataí, Nova Santa Rita, Portão e Vacaria. Padilha disse que o local deve ficar pronto até 2029. Isso porque, segundo ele, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estará obsoleto até lá.

Ampliação do Salgado Filho garantida

Anteriormente, Padilha afirmou que a ampliação do Salgado Filho, em Porto Alegre,está garantida apesar da impossibilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em homologar a obra que precisa da remoção total de todas as famílias que vivem nas vilas Dique e Nazaré.

O ministro comentou que “todos os entes públicos envolvidos no processo de ampliação da pista têm responsabilidades e atribuições”, e que “o projeto terá êxito caso cada um cumpra com a sua parte”. Com a ampliação, a pista do Salgado Filho deve ganhar 920 metros, passando a 3,2 mil metros de extensão, e tornando-se apta a receber voos de cargas e passageiros de maior porte, mantendo a capacidade do aeroporto pelo menos até o ano de 2029.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:, , , ,

24 respostas

  1. Mas não tem grana pra nada, mas do nada aparece pra fazer esse aeroporto la na uta que fariu?

    Ano tem bem, alguem vai lucrar muito com essa brincadeira, e vai sair 3 vezes mais caro que o preço inicial.

    Curtir

    • Corrigindo o corretor automatico

      “Não tem grana pra nada, do nada aparece dinheiro pra fazer esse aeroporto la na uta que faiu?

      Ano que vem alguém vai lucar muito com essa brincadeira, e vai sair 3 vezes mais caro que o preço inicial.
      Podem anotar.”

      Curtir

  2. Não sou nem um pouco contra esse aeroporto, só não se pode deixar que isso sirva de pretexto para sucatear o Salgado Filho

    Curtir

  3. Como assim roubalheira? Pelo menos não é em ministério do PT: com o PMDB estamos em BOAS MÃOS. O PMDB de Sartori, Simon, Renan, Cunha (herói da oposição à Dilma), Eliseu Quadrilha, etc…

    Curtir

  4. Temos um aeroporto com excelente localização e os espertos querem construir um mais distante, por que?

    Curtir

  5. Se prevêem 2029 melhor que começem mesmo, por que só fica pronto 20 anos depois.

    Mas ainda acho que devia ser feito para atender a serra… aquele da Vila Oliva por exemplo.

    Curtir

  6. Até as moscas de Ruanda sabem que não haverá ampliação da pista do SF. O ministro “garantiu” as obras do Salgado Filho só pra não gerar revolta nos defensores do projeto. Estava muito claro há dois anos que a ampliação da pista nunca esteve na pauta da União. Só fizeram com que a PMPA torrasse recursos públicos em uma remoção inútil. Isso é o que eu chamo de uma sacanagem e tanto com o contribuinte. Agora eu queria ver mesmo é os estudos da aeronáutica que atestam e corroborem a declaração do ministro. Se houve os estudos, eles podem ser publicados, ok?

    Curtir

    • Deve ser tipo os estudos da EPTC. São cientificamente perfeitos e comprovam verdades absolutas mas não estão disponíveis para escrutínio.

      Curtir

      • Esse lance da ampliação da pista foi de uma crueldade ímpar com os cofres municipais. A prefeitura vem se mobilizando há uns 3 anos no mínimo para liberar a área, trasladar moradores, licitar construtoras para as novas residências e mais uma série de ações entre várias secretarias. Houve toda uma mobilização das pastas e de verbas para viabilizar a ampliação. Enquanto isso, lá em Brasília, decidiram abandonar o projeto há dois anos. Desde então várias desculpas esfarrapadas vêm vazando na mídia. É pista em rampa, é cabeceira a ser desocupada, é vila a ser removida, é o novo aeroporto, etc. Enganaram e (re)enganaram todos, principalmente a prefeitura. Já estava tudo decidido que não iria sair pista…mas não abriram o jogo. Preferiram a empulhação e o desperdício de recursos públicos. O quê esperar de um comportamento desses? O quê esperar dessa gente?

        Curtir

  7. La vem mais roubalheira, quero ver quanto vai custar um taxi de porto alegre ate o …… do mundo pra pegar um avião. Sem duvida, o Brasil tem de ser devolvido aos indios com pedido de desculpas!

    Curtir

    • Ezeiza, Guarulhos, Fiumiccino… tudo longe, e ninguem reclama.

      Curtir

      • voce quer comparar aeroportos de altissima movimentação com um de provincia.Guarulhos dependendo do horario e da bagagem tem como ir a SP sem gastar muito e o fiumiccino é servido por trem o mico é Ezeiza,agora se voce topar uma viagem de 2 horas em um onibus de linha normal se chega ao centro relativamente sem gastar muito.

        Curtir

      • Eu ia dizer, POA está no mesmo patamar de tamanho e movimento que Buenos Aires, São Paulo e Roma? hehe.

        Curtir

  8. Os interesses imobiliários e privados sempre acima de tudo e os nossos representantes políticos, todo eu disse todos são verdadeiros CUPINS da nação pois não cumprem uma só palavra. Corja de mentirosos vcs terão o merecem na próxima eleição vamos tirar todos os cupins. Chega é demais. Democracia de Cupins. nota zero para todos os políticos.

    Curtir

  9. Os taxistas estão em festa agora, um aeroporto la longe sendo que em poa tem um que da pra ser mto bem ampliado, lamentavel isso, parabens aos interesseiros imobiliarios, conseguiram.

    Revoltante isso

    Curtir

  10. É muito estranho que o ” ministro” tenha tanta urgência neste projeto megalomaníaco … deve estar correndo ” uma grana preta ” no propinoduto …. a culpa é da Polícia Federal que está desbaratando uma parte da quadrilha e os amigos do poder estão ficando sem dinheirinho para colocar nos “cofres” secretos !

    Curtir

  11. ainda acho que o melhor era usar a base aerea de canoas como aeroporto, atende todos (porto alegrenses, construtoras, RMPA.. e aeronautica que va pro interior longe da cidade fazer testes de voos)… em canoas, bastaria fazer um aeromovel ligando com a trensurb… talvez ate desse para fazer outra pista junto a base.. fazer em portão é fazer toda infra nova ate la (estradas, desmatamento..) e o aeroporto de poa poderia virar rodoviária usando terminal, estacionamento e aeromovel ja construido.

    Curtir

  12. Tá na cara que essa área em Portão onde vai sair o aeroporto pertence a alguem muito “importante”, que irá ganhar alguns milhoes coma compra dos seus terrenos, e posteriormente irá ser generoso e fazer uma poupuda doação de campanha.

    Curtir

  13. EUREKA,é mesmo aDilma e o PTralhas acharam um negocio da China,pedir dinheiro do BNDES de lá para fechar rombo aqui,só não especificaram o custo disto.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: