Comentário lúcido sobre o Cais Mauá e as PPPs

Acho que se pode fazer uma leitura política também da decisao do Governo de atual assinar o contrato apesar dos pedidos do tarso para reconsider, etc.

Se o tarso se opor a assinatura do contrato ou mesmo se em algum outro nivel federal se conseguir uma maneira de adiar as obras a ponto de inviabilizar o término do novo cais em 2014, toda a responsabilidade política recairá sobre o tarso e o PT. E isso com certeza ja seria utilizado nas eleicoes municipais de 2012. Com certeza a populacao de porto alegre votaria contra um candidato do PT, cujo partido seria acusado de perder um momento histórico, etc.

Se nao tivesse a copa em 2014, nao haveria problema politico em o PT recomeçar tudo de novo e propor outro conceito de revitalizacao. Mas nesse momento nao aprovar ou nao facilitar para que os cais seja revitalizado a partir de 2011 vai ter um custo politico enorme, tentao em 2012 como até em 2014, no caso de uma reeleiçao.

O cais é uma maçã podre e envenenada para o tarso. Se ele comer, quer dizer, nao mostrar interesse em dar continuidade ao projeto, alegar problemas legais, etc, acho que vai pagar um alto preço em votos, pelo menos na região metropolitana de porto alegre.

Se o tarso tivesse a sabedoria do lula (lembrem as PPPs sao do lula!), faria pequenas modificacoes que nao prejudicassem o inicio das obras, se esforçaria para que os problemas legais a nivel federal se dissipassem, e terminaria o projeto em 2014 antes da copa, colocando a sua marca pessoal nele, mostrando como foi ele que salvou o projeto e, mais do que simplesmente tratar de questoes burocraticas, foi o homem que fez acontecer.

Se ele fizesse isso, o pt levaria a prefeitura de poa, seria reeleito ao governo do estado e ainda colocariam uma estatua dele no porto! Acho que no fundo no fundo a psdb está até torcendo para ele aceitar essa maçã envenenada e se opor ao projeto e inviabilizar o término antes de 2014. Vai ter farto material contra o pt até depois de 2014 eles  poderao dizer “nós fizemos tudo que podiamos fazer, a culpa é do PT se nao nao se fez”. Se ao contrário ele fizer, poderá dizer, “apesar de o psdb cometer uma série de ilegalidades, que impediriam a revitalizacao, e ter uma proposta mal planejada, que colocava em risco a realizacao da obra, nós conseguimos corrigir todos os problemas a tempo, fazer as modificacoes necessarias, para o bem da comunidade, e vamos inaugurar o nova cais da Mauá, graças aos nossos esforços nos últimos 4 anos”. O que o psdb poderia dizer? “mas nós fizemos a licitacao…” muito pouco na verdade se comparado com a obra realizada e sendo disfrutada
pelos gaúchos.
Em vez de fazer menos que o psdb, obstaculizando a obra, deveria fazer mais, realizando a obra e melhorando-a. Deixaria o psdb la  para tras, ganharia a estima de todos e ainda realizaria algo que ficaria no seu curriculo para toda a vida….

Por Jorge Ignacio Pujol

 

Share



Categorias:Opinião, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , ,

16 respostas

  1. Complementando a questão do apoio de partidos como PDT e PP ao futuro governo. Acho que essa atitude independente tem relacao tb com a viabilidade da licitacao da revitalizacao seguir seu caminho. Quanto menos apoio o PT tiver agora menos chances do projeto político para 2012 e 2014 pegar.

    E a falta de uma atitude política clara de apoio a realizacao das obras do cais já, mina mais esse apoio político no futuro:

    Zero Hora, 18 nov 2010:

    “Com a meta de crescer nas grandes cidades, o PP não quer chegar à eleição de 2012 com o rótulo de fisiológico, o que seria inevitável se aceitasse cargos no governo do PT.
    O diretório metropolitano do PDT é majoritariamente contra a participação no governo de Tarso Genro. A maioria dos vereadores também rejeita a ocupação de cargos no governo.

    Resistência
    Deputada mais votada do PDT na última eleição, a vereadora Juliana Brizola está inconformada com a possibilidade de o partido aderir ao governo de Tarso Genro.
    Ontem, Juliana foi à tribuna da Câmara pregar independência.Afirmou que a população impôs uma derrota à aliança PMDB-PDT. E lembrou que, daqui a dois anos, haverá eleições para a prefeitura: José Fortunati disputará a reeleição e poderá estar em palanque diferente daquele ocupado pelo PT.”

    O que vejo surgir no horizonte é uma oposicao bem forte ao PT já em 2012. Espero que o futuro governo não se agarre a questão de barrar a licitação como quem se agarra a um bloco de concreto no meio Guaiba….

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: