Município retoma posse de área na Padre Cacique

No local, será construída via entre Padre Cacique e Beira- Rio Foto: Samuel Maciel/PMPA

A prefeitura iniciou nesta segunda-feira, 20, a desocupação de área do município localizada na avenida Padre Cacique, 1271, nas imediações do estádio Beira-Rio. A medida foi autorizada por uma liminar concedida pela juíza Vera Regina Moraes, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. No terreno de 2 mil metros quadrados funcionava uma marmoraria. A área é fundamental para a implantação de infraestrutura de apoio e mobilidade para a Copa de 2014. No local, será construída uma rua que ligará as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio) e Padre Cacique.

Veja o vídeo da matéria, clicando aqui (wmv).

O contrato de permissão de uso da área pela empresa foi revogado no ano passado. Em junho, o proprietário do estabelecimento comercial foi notificado pelo município de que deveria deixar o local em 60 dias. Diante do não cumprimento da determinação, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) ingressou na justiça com uma ação de reintegração de posse.

A procuradora-geral adjunta para Meio Ambiente e Urbanismo, Simone Somensi, e os procuradores Mauro Canabarro e José Luiz Alimena, responsável pela ação de reintegração de posse, coordenaram a ação da prefeitura no local. O secretário adjunto da Secopa, José Mocellin, também acompanhou. Participaram ainda dos trabalhos a Guarda Municipal, Secopa, SMF, Smov, Smam, Fasc e EPTC. O trabalho envolveu 30 operários da Smov e Smam, técnicos da CEEE, 13 pessoas da Guarda Municipal e policiais militares.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

23 respostas

  1. QUANTA INTOLERÂNCIA COM A CULTURA DO SAMBA, TRADICIONAL DAQUELA REGIÃO! NÃO COMPREENDO! VEJO A ESCOLA E A SALDANHA COMO UM PONTO FORTE, ALIÁS A MAIOR ÊNFASE, OPÇÃO, DIFERENCIAL TURÍSTICO, DE LAZER, DE CULTURA E ENTRETENIMENTO. INCLUSIVE UMA OPÇÃO À SEGURANÇA NA REGIÃO DESPOVOADA! NÃO COMPREENDO MESMO. EU NÃO FREQUENTO MAS ALGUÉM POR FAVOR ME EXPLIQUE QUAL O PROBLEMA DA ESCOLA E DA SALDANHA?

    Curtir

    • More proximo ao beira rio, e veja as consequencias, ensaio e festas, dia sim outro tbem, aumento da violencia na area, Asilo em frente a elas, hospital proximo, ao lado ainda tem um ponto de trafico, enfim, alguns pontos…

      Curtir

  2. Já estavam derrubando aquele galpão hoje, foi tudo abaixo.

    Curtir

    • Espero que seja só o inicio, falta a lojas das piscinas, aquelas lojinhas uma ao lado da outra, o posto, aquela semi-favela, e com certeza algo mais, tipo banda da saldanha, banda itinerante, alias, banda da saldanha, porque não colocam na propria rua Saldanha Marinho? Os moradores vão amar!!!!

      Curtir

  3. Pena que as escolas de samba ficarão…por enquanto.

    Curtir

  4. Perguntinha básica… Escolas de Samba funcionando e não só no Carnaval que eu já ví, jogo rolando, Centro de Eventos no Morro, Rua nova abrindo, pista para ciclistas, sem para pedestres, a coisa não vai ficar mais conturbada para o lugar??o

    Curtir

    • Pois é! Mas o Centro de Eventos ainda está em estudos e se for no morro, não será na região, o problema ao meu ver são as escolas de samba que estão ali, que só servem pra fazer barulho, cade aquele projeto da disneylandia do inter que as colocaria na avenida beira rio? Era bom demais pra ser verdade. Agora, essa de por uma rua ali, uma não, serão tres, vai ser algo divertido, e sem contar com o corredor de onibus em plena padre cacique, quero so ver….

      Curtir

      • Ainda bem que sou gremista, por que o que vai ter de colorado bebado sendo atropelado no tal corredor..

        Ops, vai ter corredor? Mas não era aqui que só investiam em transporte individual? :OOO

        Curtir

      • Tava demorando pra alguém querer higienizar o local e tirar a escola. Aquele lugar é um dos poucos que faz sentido uma escola de samba, quase ninguém mora ali.

        Curtir

        • Já sei: vamos mandar todos os pobres e essa gente que gosta dessas coisas populares lá pra Restinga. Lá é o lugar deles. E aí vamos REVITALIZAR o local com empreendimentos de alto padrão, lu$ho e ryqueza para a classe média e alta.

          Curtir

        • like no Walter hahahaa

          Curtir

    • A cidade cresce né…. só espero que façam isso bem pensado.

      Curtir

  5. Infelizmente as escolas de samba continuarão no local. Quero ver o resto daquele lixo ao lado do estádio, quando irão tirar, isso sim.

    Curtir

  6. Como se fosse mudar algo deixar de ter uma rua nova, só iria aumentar o caminho dos carros para trocar de avenida, isso só iria gerar mais gasto de combustivel e maior poluição.

    Pessoal continua se iludindo com um mundo sem carros.

    Curtir

    • Lamento mas estás mal informado, Guilherme. O que se faz aqui é criar infra estrutura para automóveis em muito maior quantidade do que para os outros meios, além deles já ganharem pela lei que impera no trânsito (a do forte). Como a infra é para eles, o resultado disso é que cada vez tem mais carros, pois os outros meios ficam cada vez mais impossíveis de usar.

      E a conclusão é que aumenta a tranqueira, a cidade fica mais lenta e barulhenta. E contrário ao que tu diz, mais poluída.

      Curtir

      • Sim, uma rua ali vai mudar todo o transito da cidade, vai salvar tudo.

        E claro, com os valores dos carros no Brasil, da pra ver claramente como inventivam o uso dele mesmo.

        Não adianta culpar o motorista enquanto o transporte publico for um lixo, até por que ruas e avenidas são usadas por onibus tambem.

        Alias, vejo mais onibus soltando fumaça preta com seus motores a diesel bem barulhentos do que carros, nem a manutenção deles eles fazem direito.

        Mas se tem gente que gosta de ser encochado dentro de um onibus lotado, vou fazer o que? Nada contra né, não sou de ter preconceito, mas eu não curto ser encochado, ou ter que aturar gente comendo salgadinho fedorento, gente que não gosta de banho…

        Curtir

      • Interessante que na tua defesa tu argumenta contra ti, Guilherme. Meu ponto é exatamente esse, o transporte público é um lixo por que a prefeitura só faz bem é duplicar avenidas e construir viadutos.

        Na hora de gastar dinheiro em algo barato como ciclovia há economia. Na hora de comprar ônibus, são insuficientes e sem ar-condicionado.

        E nem vou entrar no mérito que nossa gasolina é subsidiada e a passagem de ônibus cara.

        Curtir

  7. Oba, mais lugar pra carros! Enquanto isso a ciclovia da orla é bem feita mas estupidamente estreita e sem calçada para pedestres!

    Ao menos botaram sinaleiras para pedestres, mas aposto que foram colocadas só por que agora vai ter um cruzamento naqueles pontos.

    Curtir

    • Quatro pessoas querem que os pedestres f****-se.

      Curtir

    • É bem isso mesmo. É por essa razão que não sobra dinheiro para educação, saúde, segurança, cultura… todo o dinheiro arrecadado com impostos sobre carro e combustíveis são reaplicados em ruas, viadutos e fiscalização…

      Curtir

      • Claro, a qualidade do nosso asfalto mostra bem isso… haha

        Vamos destruir as ruas, deixar tudo estrada de chão e investir essa grana no resto.. haha

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: