Partidos se unem por um novo aeroporto (para o Vale do Sinos)

aeroporto1

aeroporto2b

 

aeroporto-20-de-setembro

aeroporto3

aeroporto4

Jornal Metro – Porto Alegre, 22/04/2013

_________________________

Queria ter visto esta mesma vontade política e mesma mobilização para que as obras do Salgado Filho tivessem acontecido em tempo de não darmos vexame na Copa 2014. Sim, por que nós daremos vexame. As pessoas lembrarão de Porto Alegre como a cidade onde tudo ficou pela metade. A cidade do aeroporto pequeno, que não tem pista para voos longos, que não tem um terminal de passageiros adequado ao seu movimento. Enquanto isso, brotam por todos os lados iniciativas para viabilizar o novo aeroporto, longe de Porto Alegre. Uma pena.



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro

Tags:, ,

54 respostas

  1. Acho que devem dar uma atenção melhor para os aeroportos do interior por exemplo o de Pelotas que ja conta com vôos diarios da Azul e NHT

  2. A lógica é essa. Construir (mal) ao invés de arrumar o que se tem. Nós temos os piores políticos do mundo!

  3. Austin Texas – População 820.611 habitantes

    Pista 17R/35R – 3733m concreto 23 polegadas
    Pista 17L/35L – 2700m concreto 23 polegadas
    ILS Categoria IIIB na 17L

    Categoria III B – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 15 m (50 pés), ou nenhuma altura de decisão e contato visual com a pista menor que 200 m mas não menor que 50 m.

    Passageiros (2010) = 9.080.000
    Pousos e decolagens (2008) = 188.140

    Terminal 61000m2
    25 gates com fingers
    Estacionamento para 3000 carros

    Porto Alegre RS – População 1.413.094 habitantes

    Pista 11/29 – 2280m asfalto
    ILS Categoria I na 11(atualmente)
    ILS Categoria II na 11 (planejado)
    ILS Categoria I na 29(planejado)

    Categoria I – Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão não menor que 60 m (200 pés) e visibilidade não menor que 800m ou contato visual com a pista não menor que 550 m.

    Passageiros (2012) = 8.261.355
    Pousos e decolagens = 99.584

    Terminal 1 – 37.600m2 e Terminal 2 – 15.540m2
    10 gates com fingers
    Estacionamento para 3,5 a 4 mil carros.

    Não acho que precisamos de outro aeroporto, precisamos de uma pista a mais e um terminal maior no Salgado Filho.

  4. Santa Maria é que deveria ter um aeroporto decente para atender toda a região central e fonteira oeste. Isto aliviaria, e muito, o SF.
    Para quem vive nas cidades à oeste, tem que se deslocar 300, 600 km para pegar um voo em PoA. Isto é um absurdo! E ainda achamos que o Brasil vai ser uma potência com este estado de letargia…

  5. Que legal, como roubar mais? Simples criando um novo aerporto. E o transporte até porto alegre? Ah, criamos uma linha de trem/metro/aeromovel, e o dinheiro? Ah, roubamos mais um pouco. E a desapropriação que houve no Salgado Filho pra aumentar a pista, melhorar o aeroporto? Pra que foi feito então????? Tomara, que isso NUNCA vá adiante, só que me faltava, aeroporto novo e la no c* do mundo, aff…….

  6. Vitoria para o povo que trablha, que quer desenvovimento e propsperidade para sua regiao. POA fica de fora, parada no termpo ate’ comparando com o interior. Oque importa para porto alegrense e’ impedir que o desenvolvimento venha de qualquer forma, entao nao intendo prq muitos de vcs que sao contra predios altos, ruas (sim, parece mentira, deus’nos’livre arrumar uma rua…tacapes e tochas saem) higienacao, seguranca publica etc…etc…. estao tao infelizes, O bom nao era destruir animais inflaveis? subir em arvores para nao trazerem o “horror” que e’ alargamento de ruas e mandar embora tudo que nao seja politicamente correto? Nao estou intendendo o prq estao tao insatisfeitos assim, mandar estas coisas capitalistas horriveis de homen de olho azul para bem longe sempre foi o objetivo, nao era? Estao tristes que nem todo o RS sao como os portoalegrenses? confusos e bizarros? Tem gente que nao se intimida com a competicao e que quer uma vida melhor para todos, nao so’ para seu circulo proximo. Agora estao ai, serao humilhados perante o mundo por serem bizarros, por serem contra o desenvolvimento e esconderem este sentimento com as bobagens de sempre: “nao sou contra investimento, so’ quero que o investimento beneficie somente a mim, e mais ninguem….bla..bla..” assim perdendo tempo. Os gringos tem que tomar conta deste estado, os tipos da cipital ja entregaram a toalha.

  7. Quais são os meios de transporte até nova Santa Rita? Posso estar enganado, mas não chega sequer transurb até o local…

    E Nova Santa Rita porque?qual é o estudo de viabilidade desse troço? Não seria muito melhor fazer na região da Serra, em Caxias do Sul, por exemplo, segundo polo comercial do Rio Grande do Sul? 21 KM de distância de Porto Alegre, pobre de nós que teremos que pegar ônibus ou taxi.

    • Se não houve estudo sério nem para o traçado do “futuro longínquo” metrô, teria para este aeroporto? O RS tá fora da casinha…

      • Perfeito. Neste país nada é planejado, obviamente essa história de aeroporto novo é viagem. Vide reportagem no Fantástico ontem sobre a ferrovia que começou a ser construída há mais de 20 anos e ainda não tem como ser utilizada e precisaria ter pedaços refeitos pra ser utilizada. Bilhões de reais no lixo.

  8. ÓTIMA NOTÍCIA!!
    Infelizmente o que me preocupa é o prazo muito longo.

    Àquelas pessoas que colocam problemas em tudo, vão viajar e abrir a cabeça. Pode ser pelo google maps mesmo. Vejam Londres e seus 6 (seis) aeroportos, Vancouver (6), Nova Iorque (6), Los Angeles (5) e por ai vai. A maioria das cidades do porte de Porto Alegre conta com pelo menos um aeroporto grande como o 20 de Setembro e outros secundários.

    • Sim, Vancouver tem 6, contando pouso na água e heliponto. Impossível comparar com cidades de grande porte em países com malha aeroviária muito mais relevante do que a do Brasil. Canadá e EUA estão colados, assim como Londres é capital, e tem demanda pra tudo que é lugar da Europa.

      Existem cidades muito maiores e infinitamente mais evoluídas em tudo do que POA que tem apenas 2: Tóquio, Singapura, Shanghai, Seul, Roma, Berlim, Ottawa e por aí vai.

      E POA tem vôo pra onde?? Lisboa, Panamá, Buenos Aires, Rosário, Córdoba, Punta del Este e Montevidéu com avião à hélice. E vai ter um pra Miami. Fim. 8 destinos internacionais e metade não tem frequência diária. Tinha Santiago e não tem mais pq a Gol não tem estrutura e demanda pra manter.

      Nada justifica um novo aeroporto no RS. Deveriam ampliar a pista e o terminal do Salgado Filho que está de excelente tamanho. Há coisas muito mais importantes pra se investir bilhões de reais no RS. Ferrovias, metrôs, portos, pontes.

      Pela primeira vez fico alegre ao saber que nada sai do papel nesse estado então, eu fico tranquilo que esse aeroporto é um devaneio temporário que logo será esquecido.

      • Falou tudo!
        O aeroporto de Caxias não recebe mais jatos (737/ A319/320), porque não tem nem carro de Bombeiros decente!! Só pode receber aviões a hélice com no máximo 70 passageiros.
        E vem falar em novo e “moderníssimo” aeroporto. Isso pra mim não passa de marquetagem política.
        Anotem aí, por favor. Quando forem inaugurar esse 20 de setembro, daqui uns 50 anos, não sobrará dinheiro para o ILS e irão buscar o velho ILS I no Salgado Filho.
        Se não fosse o Moreira Franco (enrolador) e o Tarso…eu até acharia que esse aeroporto ia sair mesmo.
        E querem comparar Porto Alegre com Londres !! Por favor. POA é a 7ª-8ª capital do Brasil e olhe lá. Londres é uma das principais cidades do mundo. Talvez a mais importante cidade da Europa. Quantos vôos diáiros saem de Londres para Tóquio, Xangai, Pequim, Dubai, NY e outras dezenas de capitais mundiais ? Menos pessoal.
        Não conseguem nem ampliar em 1000m a pista do SFilho. E já querem gastar 10 bi para construir outro aerodrómo ?
        Será que se o Prefeito de POA fosse do PT, teria todo esse interé$$e ?
        Acho que isso é mais um contra-ataque ao Fortunatti. Que eu também não acho grande coisa. Pra mim políticos são todos iguais. Falam, prometem, mas na hora H, os interésses são outros.

      • Rolará muito dinheiro, está aí uma grande justificativa, não é a única, mas…
        Haverá transporte público decente neste 20 de Setembro? Esperamos que sim, já que no SF temos opções interessantes como ônibus direto a Gramado e Canela, sem contar com o aeromóvel.

  9. Achei que neste blog não encontraria pessoas “do contra”.

  10. Acho que uma manchete mais precisa que “partidos se unem por um novo aeroporto” seria “políticos do vale dos sinos se unem por um novo aeroporto no vale dos sinos”. Se não estou enganado, Redecker é de NH, Zule de São Leopoldo e Feltes é de Campo Bom. Ok, Beto Albuquerque é de Passo Fundo, mas acho que a distância não $erá problema pra ele…

  11. Que legal ai eu compro uma passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro por R$150,00 e gasto outros R$150,00 para ir até o aeroporto de taxi.
    Que beleza…..

  12. E novo Aeroporto de Caxias? Que pé que anda?

  13. Na real, eu não ligo para o que os outros pensam de POA. Afinal, POA não é eu. Não sou responsável pelo que as pessoas ou governantes fazem ou deixam de fazer. Sou sempre voto vencido mesmo…

    O que me deixa chateado é que não teremos um aeroporto bom tão cedo. Isto sim!

  14. Porque inventar esse aeroporto se não conseguem resolver o problema do Salgado Filho? Com o trânsito atual acho realmente desagradável um aeroporto novo nessa localidade, tendo em vista que a maior demanda de passageiros seria de Porto Alegre mesmo.

    • Concordo. Tinham que colocar outro aeroporto mais para o interior do estado. Se hoje a “demanda” esta toda no SF é pq este é o único aeroporto do estado para voos interestaduais/internacionais. Se colocassem outro mais para o meio do estado esta demanda seria dividida, assim como ocorre com Campinas.

Faça seu comentário aqui: