Aeroporto Salgado Filho recebe Copa em obras

Ampliação da pista sequer começou e construção do Terminal 1 de passageiros está apenas na fase de fundação

Ampliação da pista sequer começou e construção do Terminal 1 de passageiros está apenas na fase de fundação  Crédito: Samuel Maciel

Ampliação da pista sequer começou e construção do Terminal 1 de passageiros está apenas na fase de fundação
Crédito: Samuel Maciel

Faltam 21 dias para a realização do primeiro jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre, e os torcedores que vierem para ver França e Honduras, no dia 15 de junho, encontrarão o Aeroporto Internacional Salgado Filho em obras. Pouco do previsto em reformulações estará pronto até a competição esportiva. A construção do Terminal 1 de passageiros ainda nem saiu do chão e segue na fase de fundação. Já o aumento da pista sequer começou, e as propostas seguem sendo avaliadas em Brasília.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que a reforma e a ampliação do terminal de passageiros será entregue em duas etapas. Neste mês, as melhorias do piso térreo de desembarque, com duas novas esteiras de restituição de bagagens, devem ficar prontas. Já a extensão da estrutura, como os pavimentos 2 e 3, elevadores, escadas rolantes e duas pontes de embarque incluindo conexão com o terminal existente, têm prazo para conclusão no primeiro mês de 2016.

O aumento do sistema de pátios e pistas de táxi começou, conforme a Infraero, em setembro do ano passado, e a previsão de término total é em novembro próximo, passando de 157.930 metros quadrados para 207.930 metros quadrados.

Greves no canteiro de obras também têm atrapalhado o cumprimento dos prazos. Segundo o engenheiro José Bonatto, responsável pela obra realizada pela empresa terceirizada Espaço Aberto, o cronograma acaba sendo afetado. “Está interferindo no interesse público”, ressalta.

Em relação ao projeto do novo terminal de cargas do aeroporto, o contrato com o consórcio Conserva / EP / Engesolos referente à infraestrutura está assinado e foi publicado em abril. A expectativa é que encerre a remodelação em até 12 meses. As edificações estão em processo de licitação, com conclusão prevista para agosto de 2015.

Apesar de boa parte das obras não estarem prontas, o superintendente do Salgado Filho, Wilson Brandt Filho, entende que o aeroporto tem como atender o público na Copa do Mundo. Atualmente, a capacidade é de 13,1 milhões de passageiros por ano, e a demanda para os próximos meses é de 10,7 milhões de embarques e desembarques. “O Salgado Filho já tem capacidade para atender à demanda para este ano, inclusive da Copa”, informou a empresa. Todavia, com a conclusão do “escopo da Copa”, o terminal ampliará sua capacidade para 16,3 milhões de passageiros/ano.

Em fevereiro, a Infraero finalizou a revitalização de 36 banheiros nos terminais 1 e 2, além de melhorias no berçário e em dois fraldários. Investiu R$ 937 mil.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, COPA 2014

Tags:, ,

9 respostas

  1. Todo mundo sabia que aquele puxadinho (tal de MOPs) iria ser permanente, ou pelo menos iriam ser usado até muito depois da Copa.

    Curtir

  2. Ao menos vai estar em obras, pior é Sampa e Rio que era pra ter um trem bala pra copa e nem obras tem.
    hahaha

    Que desgraça que é ser brasileiro.

    Curtir

  3. Receberemos os turistas estrangeiros com um grande canteiros de obras inacabadas e todas a marca de Padrão Fifa. O terminal não esta pronto a ampliação da pista tão prometida nem saiu do papel. Quanta incompetência dos nossos gestores públicos, será um grande fiasco e grande vergonha receber os vários turistas dos demais países que estarão aqui no Brasil. A vai a Solução: Demitir toda a gestão da Infraero são todos muitos despreparados e incompetentes, amadores. É triste para uma cidade que será uma das sedes do evento da copa do mundo.

    Curtir

  4. #BananaRepublic

    Curtir

  5. De fato não somos um pais sério! A pista esta indefinida, afinal porque investir tanto se pode sair um Aeroporto novo em Nova Santa Rita ou arredores. Desculpa para os atrasos? Ao mesmo tempo sabemos que o novo Aeroporto, como tudo no Brasil, vai demorar 20 ou 30 anos. Se for para a iniciativa privada vai demorar uns 3 ou 4 anos. Como fica o novo terminal de cargas que ja iniciou. Joga no lixo? Somos um pais de terceiro mundo quando se trata de planejamento governamental.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: